A Falência da Aula e a Inovação para a Educação de Agora


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [28]
vídeo sobre a construção de conhecimento não só voltado ao ensino básico






O que um professor deve fazer para inovar as suas aulas nos dias de hoje?


Levar os alunos a participar das aulas através de incentivo.
Deve ser dinâmico e bem criativo, levando os alunos a se interessarem pelo que está sendo ensinado.
Deve deixar os alunos a vontade para aprender o que querem.
Perguntar aos alunos o que eles querem estudar?


Qual a falha de um professor em sala de aula nos dias de hoje?


Inovar, agregar o mundo digital a suas aulas.
Não se atualizar no minimo acada ano.
Optar pelo método antigo.
Proibir o mundo digital.


Quais são os principais desafios que as escolas enfrentam para que sejam realmente inovadoras?


As escolas ainda sofrem de uma inércia resultante de uma arquitetura muito antiga.
Os educadores e gestores das escolas devem participar ativamente deste processo identificando e praticando comportamentos que fomentem a inovação.
A escola deveria perguntar aos alunos o que gostariam de aprender e não somente impor conteúdos.
A escola ainda mantem uma estrutura secular que foi concebida para padronizar certos comportamentos nos alunos, mas acabou introduzindo muitos elementos que deixou a instituição rígida demais.


Quais os motivos que estão levando a falência da educação?


Professores sem motivação.
Aulas tradicionais, onde o professor é detentor dos saberes.
Aulas sem incentivação.
Uso de tecnologias.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A falência da aula e a inovação para a educação de agora e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:25:59 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jocilene Menezes dos santos - nota (6.7) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
os meios tecnológicos avançaram muito ao longo do tempo; contudo a educação anda a passos lentos, precisamos rever nossa metodologia, em sala para suprir as necessidades dos alunos que não aceitam mais ,uma aula no quadro e explicativa ,a inovação deve estar presente no meio escolar,pois ela já está no cotidiano de todos nós, para isso é preciso investir em meios que facilitem o aprendizado e envolva o aluno na comunidade escolar.

Vania Pamponet de Oliveira - nota (6.8) Nota que Vania Pamponet de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Muitas vezes precisamos de um suspiro de inspiração.Muitas vezes buscamos inspiração para sermos a inspiração. Principalmente na carreira de professores temos que ser exemplo para muitos. O vídeo “Como grandes líderes inspiram ação” do Simon Sinek nos ajuda a pensar nisso.Sem dúvida que a mistura genética deu origem a um povo criativo. Acompanho algumas práticas embrionárias que provam a capacidade inventiva dos professores brasileiros. São iniciativas que partem de desejos e necessidades sentidas pelos alunos. Essas práticas talvez inovadoras requerem descentralização, questionamento do modelo de relação hierárquica, negociação e contrato, respeito pela diversidade. Tais projetos poderiam constituir-se em oportunidade de mudança, mas o poder criativo não encontra acolhimento junto àqueles a quem compete gerir o sistema. Urge inovar, mas como pode acontecer inovação, se quem decide não tem consciência dessa necessidade. Diante do que foi citado temos que nos inovar urgente ou a falência das aulas irá virar "A falência das escolas"

ricardo de frança ferreira - nota (7.3) Nota que ricardo de frança ferreira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os professores devem fazer uma aula mais participativa dos alunos e usar mais a tecnologia a favor da aprendizagem para que os alunos aprendam mais.

Valmira Araújo Lopes - nota (6.8) Nota que Valmira Araújo Lopes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Neste sentido,realizar o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termo da organização e coordenação em face dos objetivos propostos,Para que este tenha sentido,é necessário ser realizado com base na realidade dos estudantes ter clareza,objetividade,atualizá-lo periodicamente,conhecimentos sobre os recursos disponível na escola,articulação entre a teoria e a pratica utilização de metodologias diversificadas,inovadoras e que auxiliem no processo de ensino aprendizagem.

FRANCISCA SOLANGE HONORIO DE MORAIS SCABELLI - nota (7.5) Nota que FRANCISCA SOLANGE HONORIO DE MORAIS SCABELLI obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Professor Luciano Meira coloca seu posicionamento a favor das inovações tecnológicas a favor da prática pedagógica. Explica de clara seu conceito de falência da aula e a inovação para a educação de agora. A educação de forma generalizada possui uma arquitetura falida, precisando se atualizar, pois o mundo tecnológico avança a passos largos. O aluno de hoje é diferente do aluno do passado. Hoje todos estão envolvidos com a tecnologia informatizada, a grande maioria possui celular, ou tablet ou desktop. O ensinar e o aprender tem que ser uma coisa prazerosa e pode ser feita com o uso divertido da tecnologia. O professor mostra um paralelo entre as duas realidades, a do passado e a do presente. A tecnologia possibilita envolver o aluno nas descobertas através da criatividade, da brincadeira e da pesquisa por assuntos de interesse. Enquanto que no passado, utilizava-se de metáforas ultrapassadas, sendo o conhecimento por conhecimento, reprodutor de transmissão de conteúdos, absorção, retenção, seriação e controle. Hoje o aluno pode pesquisar e fazer atividades em plataformas digitais, facilitando a vida acadêmica para todos os envolvidos. Jogos digitas passam a ajudar nos entendimentos e não apenas nos procedimentos. Não aprendemos lista porque não é interessante, aprendemos por meio de histórias com conteúdos significativos. Divertimento e diálogo constrói conhecimento, os games ajudam nesta construção e ajudam a desenvolver raciocínios para as diferentes disciplinas, como álgebra, português, ciência etc.

Denis Silva Soares de Oliveira - nota (6.3) Nota que Denis Silva Soares de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
atualmente faz-se necessário que o professor seja criativo, dinâmicos e que dê a oportunidade aos seus alunos praticarem as atividades. Literalmente "colocando a mão na massa", afim de desenvolver a participação dos alunos.

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (6.8) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A escola precisa cada dia mais se atualizar de forma a introduzir os diversos meios tecnológicos, é claro que é necessário fazer uma adaptação dos profissionais de ensino, visto que nem todos estão atualizado para atuarem com essas inovações tecnológicas. Entretanto, sabe-se que o professor deve se atualizar sempre, mas nem sempre isso acontece dificultando ainda mais essa contemplação e contribuições das tecnologias para a educação.

Angelica Rodrigues Vieira - nota (5.3) Nota que Angelica Rodrigues Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Atraves dos estudos pode se observar a defasagem que se encontra o ensino aplicado na sala de aula pprofessore despreparados sem auto estima sem preparação

JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA - nota (8) Nota que JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
os professores deve deixar de lado os métodos tradicionais , e buscarem estar sempre inovando . buscando a melhor forma de ensinar , onde todos saião ganhando .

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (7.5) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As crianças e jovens veem a escola como um lugar chato e monótono e isso ocorre pois a escola mesmo com o passar dos anos não consegue aderir as novas tecnologias e abandonar os métodos arcaicos em que o professor é o detentor de todos os saberes, aquele que tudo sabe e os alunos são aqueles que nada tem a oferecer. As escolas poderiam utilizar as coisas que as crianças gostam como uma ferramenta de aprendizagem e aqui entra os games educativos que podem ser uma excelente ferramenta de ensino/aprendizagem e um grande auxílio para os professores, além de tornar os conteúdos e aulas mais atrativas.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (7.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
Inovar é um desafio para todos os educadores, principalmente para quem já está habituado aquele formato de escola onde o professor é detentor do saber, é necessário, mais criatividade, motivação, perceber a necessidade do aluno, e estudar sempre, quando mais se sabe mais se faz.



Maria Marcelina Machado - nota (10) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A MISSÃO DA ESCOLA NÃO É ENSINAR COISAS E SIM CRIAR AMBIENTES DE APRENDIZAGEM-RECIPROCIDADE .A ESCOLA DEVE CRIAR SALA DE AULA REVERSA, REDES DE APRENDIZAGENS IMERSIVAS ,REDES DE VIRTUALIZAÇÃO DA ESCOLA ATRAVÉS DE APLICATIVOS E REDES DE CONVERSAÇÃO.

joelson de oliveira - nota (4) Nota que joelson de oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sabemos que nos dias de hoje não é fácil prender a atenção do aluno em um determinado assunto, mas sabemos também que desde os nossos antepassados isso vem sendo debatido e estudado em qual será a melhor medida a ser tomada. Esperamos que o futuro da educação, cresça assim como nossos alunos fazendo do nosso país um grande exemplo nesta área.

Jocilene Menezes dos santos - nota (6.7) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Para que as aulas sejam mais atrativas aos alunos o professor deveria utilizar os meios de comunicação e incentivar seus alunos a pesquisarem sem perder o foto,pois muitas vezes começamos e não conseguimos terminar determinada pesquisar por falta de foco .

Vania Pamponet de Oliveira - nota (6.8) Nota que Vania Pamponet de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom esse vídeo. Poderia ser enviado para todas as escolas do Brasil para que todos os professores assistisse e pelo menos tentar seguir um pouquinho que fosse dele.

ricardo de frança ferreira - nota (7.3) Nota que ricardo de frança ferreira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um assunto importante não ajuda apenas os professores más também os professores.

Denis Silva Soares de Oliveira - nota (6.3) Nota que Denis Silva Soares de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a falência nas aulas é fruto de um trabalho tradicional. A nova era é a da tecnologia e deve ser considerada nas salas de aulas.

Eliene Rodrigues Gomes Araujo - nota (6.8) Nota que Eliene Rodrigues Gomes Araujo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Estou aprendendo bastante com as palestra.

ADRIANA APARECIDA BIZARI XISTO - nota (7.5) Nota que ADRIANA APARECIDA BIZARI XISTO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ótima palestra! É essencial que os educadores trabalhem a partir das experiencias e bagagem cultural dos alunos, considerando a realidade dos mesmos para a construção dos conhecimentos, além de considerar os erros como construção de hipóteses.

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (6.8) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O tema da palestra foi bastante relevante para compreender a necessidade das escolas se adaptarem ao uso das tecnologias digitais para melhorar a linguagem entre o professor e o aluno atual, visto que estes últimos estão cada dia mais integrados ao mundo digital e a escola precisa aproveitar essa forma de chegar ao aluno de forma inovadora e criativa.

Angelica Rodrigues Vieira - nota (5.3) Nota que Angelica Rodrigues Vieira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Importante salientar o tamanho do descaso em relação ao ensino e como é fundamental o professor esta atento a metodologias novas

Ana Paula Barbosa Watanabe - nota (6.3) Nota que Ana Paula Barbosa Watanabe obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo a falência da aula e a inovação para a educação serviu para repensarmos na nossa prática pedagógica.

Verissimo Pereira de Souza - nota (7.5) Nota que Verissimo Pereira de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
muito polemico e desafiador, mas se houve lugar que implantou sistemas informatizados como citados acredito que vale então a máxima que diz "Neste mundo nada se cria tudo se copia" vamos então ter coragem e copiar o que deu certo.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (7.5) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei muito desse curso, pois ele aborda o quanto as escolas ainda resistem a implementar o uso da tecnologia em seu interior e como esse uso da tecnologia pode ser benéfico para o processo de ensino/aprendizagem.

Tamiris Andrim Palermo - nota (6) Nota que Tamiris Andrim Palermo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os educadores devem agregar as mudanças em sala de aula.

Renata Ribeiro - nota (7.5) Nota que Renata Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Eu gostei muito da palestra do professor Luciano Meira,pois na qualidade de futura educadora,primo também pela inovação do processo educativo.O aluno do século XXI,está querendo ir muito além da sala de aula,pois ele sabe que fora dos muros da escola,há outras perspectivas que podem contribuir para o seu aprendizado.

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A falência no sistema educacional só vai deixar de existir quando todos estiverem com o mesmo pensamento.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (7.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação precisa cada vez mais de pessoas criativas e principalmente motivadas a buscar, e ouvir o que os alunos tem a dizer!

Processing your request, Please wait....