A História da Eletricidade


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [3]
O locutor e professor de física Jim Al-Khalili apresenta a história da eletricidades desde o âmbar descoberto pelos gregos até os supercondutores modernos.






No início da década de 1880, um inventor assumiu o desafio de levar a luz elétrica para dentro de todas as residências do mundo. Quem foi este inventor?


Thomas Edison, que criou a lâmpada incandescente.
Michael Faraday, que inventou o arco elétrico.
Benjamin Franklin, que provou que o relâmpago tem natureza elétrica.
Nicola Tesla, que descobriu a corrente alternada.


Como Benjamin Franklin tentou explicar os relâmpagos?


Ele decidiu usar o poder do raciocínio para explicar os relâmpagos que muita gente pensava ser um fenômeno mágico em termos racionais. Uma imagem do século 18 mostra o cientista empinando uma pipa em meio a uma tempestade para provar que o relâmpago é de natureza elétrica. Embora tenha proposto o experimento, é possível que ele nunca o tenha executado. Um experimento conhecido hoje como "A garrafa de Leyden", realizado em 1746 por seguidores franceses de Franklin, comprovou que o relâmpago era da mesma eletricidade que o homem também conseguia criar.
Ele decidiu explicar os relâmpagos de forma filosófica. Para tanto, desenvolveu uma lógica apurada que demostrava que os raios eram fenômenos naturais e não um castigo divino.
Ele decidiu explicar os relâmpagos de forma matemática. Para tanto, elaborou equações que eram capazes de medir a voltagem de cada raio de acordo com sua luminosidade.
Ele decidiu reforçar a explicação mitológica e religiosa com a finalidade de não assustar seus contemporâneos com ideias que eles não conseguiriam entender e, principalmente, não queriam conhecer, pois isso poderia derrubar os pilares da sociedade da época e causar uma incômoda revolução no modo de pensar das pessoas.


Quem realizou o experimento que é considerado o primeiro motor elétrico da história?


A empresa General Motors.
Thomas Edison.
Henry Ford.
Michael Faraday.


Qual a invenção de Marconi baseada em ondas hertzianas que revolucionou a comunicação a partir de 1896 ao diminuir os seus custos com infraestrutura?


O celular, que podia enviar dados de voz e de imagem à distâncias inéditas.
O telégrafo sem fio, que podia enviar informações sem fio à distâncias inéditas.
O rádio, que favorecia a comunicação para milhares de pessoas simultaneamente.
O telefone sem fio, que podia enviar dados de voz sem fio à distâncias inéditas.


De acordo com o documentário, qual foi a primeira experiência a dar impulso ao desenvolvimento das teorias e práticas voltadas à eletricidade?


Foi o experimento realizado por Tales de Mileto, filósofo da Grécia Antiga, que percebeu que o âmbar tipo de resina fóssil utilizada para fazer objetos ornamentais adquiria uma carga elétrica quando friccionado. Para este efeito, o filósofo sugeriu a palavra "eletricidade" do grego "elektron" como nome.
Foi o experimento imaginado por Benjamin Franklin, no qual uma pipa empinada em um dia de chuva é atingida por um raio conduzindo a carga deste até a pessoa que segurava a linha.
Foi o experimento realizado por Thomas Edison em Menlo Park, no qual seu grupo de criativos cientistas testou mais de mil tipos de materiais para servir como filamento para a primeira lâmpada elétrica, entre eles, até as suas próprias barbas. Finalmente, eles encontraram o material que precisavam na fibra de bambu, na fibra de celulose e finalmente no tungstênio.
Foi o experimento de Francis Hawksbee 1660–1713 na Sociedade Real de Londres. Por volta de 1705, ele criou um tipo de esfera giratória de vidro com a qual foi capaz de retirar o ar de dentro da esfera usando uma bomba de ar. No experimento, com as luzes do salão apagadas, Hawksbee girou a esfera e colocou sua mão sobre ela. Uma estranha luz azul surgiu dentro da esfera perfazendo o contorno de sua mão. Com isso, o cientista deu início a uma revolução elétrica.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A História da Eletricidade e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 5/27/2017 11:49:26 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.81.152.30




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Marlon do Nascimento Silva - nota (8) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Grandes estudiosos perderam ou por acaso descobriram grandes coisas durante todos esses anos em nosso mundo. A criação deles foram muito importantes. Principalmente no que diz respeito a eletricidade e meios de comunicação que hoje é muito difundido.

Yuri Herbert Zink - nota (10) Nota que Yuri Herbert Zink obteve na avaliação do estudo. - resume:
que a primeira forma de eletricidade foi criada pro um homen em uma esfera de vidro girando uma menivela



Marlon do Nascimento Silva - nota (8) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A eletricidade é muito importante para a sobrevivência humana, saber de onde surgiu é interessante.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....