A Importância das Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [52]
Entrevista que trata da importância das brincadeiras para as crianças e seu desenvolvimento saudável.






Qual a importância do Lúdico para a formação da criança?


Através do Lúdico a criança começa a expressar seus sentimentos, bem como, aprende a conviver em conjunto, trabalhando assim seu lado afetivo.
Com o Lúdico a criança passa a conhecer melhor sobre si, e então já pode escolher sua profissão.
O Lúdico trabalha os jogos, como futebol e voleibol.
Através do Lúdico a criança conhece as regras dos esportes.


De acordo com os nomes abaixo, qual deles são considerados brincadeiras?


Roubar bandeira.
Geometria.
Pega-pega.
Mãe da rua.


Qual a Importância do Brincar na Educação Infantil ?


O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si e em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Deste modo, à criança estará resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de compreender pontos de vista diferentes, de fazer-se entender e de demonstrar sua opinião em relação aos outros.
A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. Nas situações em que a criança é estimulada, é possível observar que rompe com a relação de subordinação ao objeto, atribuindo-lhe um novo significado, o que expressa seu caráter ativo, no curso de seu próprio desenvolvimento.
Não tem importância alguma brincadeiras na educação infantil, pois este tipo entretenimento não vai acrescentar nada na vida de uma criança.


Uma infância de qualidade é aquela que permite que as crianças se expressem. Sobre as brincadeiras é correto dizer que:


As crianças não devem ter espaços delimitados para suas brincadeiras. Tudo é permitido, não pode haver limites.
As brincadeiras não tem divisão entre meninos e meninas. Brincar de bola ou de casinha é uma padrão cultural.
A criança não pode ter liberdade para escolher seus brinquedos. Meninos não podem brincar de boneca, por exemplo.
Através da brincadeira a criança expressa seus sentimentos.


Qual e a importância das brincadeira para as crianças?


Uma infância de qualidade e ver uma criança feliz quanto ela estar bem .
O desenvolvimento das crianças com as brincadeiras são muito importante para seu dia-dia na sua evolução na escola.
Através das brincadeiras as crianças desenvolve mais seus sentimentos pela seus estudos.
A importância das brincadeiras para as crianças, são o desenvolvimento cultural que faz elas estimular mais progressos na sala de aula.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A Importância das Brincadeiras para o Desenvolvimento das Crianças e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:52:49 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jaqueline dos Santos Barbosa - nota (7) Nota que Jaqueline dos Santos Barbosa obteve na avaliação do estudo. - resume:
As brincadeiras devem ser interessantes paras as crianças fazendo com que diferenciem o certo do errado de forma bastante natural. Os pais devem estar atentos as escolhas das brincadeiras das crianças para que sejam momentos de aprendizagem e diversão. Os professorem precisam inserir as brincadeiras de forma pedagógica para as crianças.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
ao brincar desenvolvemos não só o corpo mas a mente e isto é importante para seu aprendizado e para a sua convivência com as demais crianças.

Jaqueline de Oliveira Estevam - nota (7.6) Nota que Jaqueline de Oliveira Estevam obteve na avaliação do estudo. - resume:
Wallon, Piaget e Vygotsky estudaram entender como as crianças se relacionavam com o mundo e como produziam cultura, até terem seus estudos reconhecidos, o pensamento dominante era que as crianças não eram capazes disso, então, investigando a fundo e detalhadamente o universo infantil puderam concluir que grande parte da comunicação das crianças com seu meio se dá através da brincadeira e que é assim que elas se relacionam e se expressam culturalmente.

gisele carolino lima - nota (8) Nota que gisele carolino lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
os professores precisam trabalhar em sala de aula a questão das brincadeiras com isso vai estimulando as crianças nesse processo de aprendizado porem hoje muitos professores ainda não conseguem trabalhar dessa maneira com as crianças.

Fernanda Oliveira dos Reis - nota (9) Nota que Fernanda Oliveira dos Reis obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico é essêncial para uma infância bem vivida e saudável. Com esse recurso podemos observar e intervir quando necessário na vida do indivíduo, no ato que pratica. Temos acesso ao desenvolvimento ecológico. A importância das brincadeiras é notável quando adotamos, a escolha da mesma ou do brinquedo a ser utilizado nos diz muito sobre a criança, sua história de vida é preciso levar em consideração para que possamos obter um diagnóstico psicopedagógico.

Ana Kerli da Rosa - nota (6.2) Nota que Ana Kerli da Rosa obteve na avaliação do estudo. - resume:
A criança aprende muito melhor quando a atividade de sala de aula está relacionada a algo que ela goste como brincadeiras. Esse vídeo trata justamente disso a importância das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças.

Lucinete Maria do Vale Brito - nota (6.6) Nota que Lucinete Maria do Vale Brito obteve na avaliação do estudo. - resume:
As brincadeiras são muito importantes para as crianças principalmente na primeira infância, onde estas estão descobrindo as suas características e é onde elas vão aprender a se socializar e conviver com outras crianças. Os pais tem que tomar muito cuidado com o tipo de brincadeira ou jogo que seu filho anda tendo pois alguns jogos incitam a violência.

JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA - nota (8.2) Nota que JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A brincadeira é muito importante para a criança , pois é na infância que elas aprendem serem adultos. É preciso que as mesmas tenham um infância de qualidade onde ela tenha acesso a uma boa alimentação, um ambiente harmonioso, que possa se expressar seus sentimentos e sua criatividade. que elas tenham a liberdade de escolher seus brinquedos é fundamental.

gabriela maria de deus - nota (9) Nota que gabriela maria de deus obteve na avaliação do estudo. - resume:
a importância na brincadeira lúdica na vida da criança os estimulam a ter criatividade e a se desenvolverem de forma integral.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (9) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico é tudo que envolve a brincadeira, a fantasia e a imitação, durante a brincadeira a criança imita a sua própria fantasia ou imita a realidade que vivencia e através dela expressa seus sentimentos e anseios. È muito importante que os pais fiquem atentos as brincadeiras de seus filhos, pois quando a criança brinca em demasia com brinquedos ou brincadeiras violentas, ela pode internalizar a violência como sendo algo comum e isso pode ser muito ruim.

Alencar Ferreira Pessoa - nota (8.2) Nota que Alencar Ferreira Pessoa obteve na avaliação do estudo. - resume:
eu aprendi que brincadeiras abre um mundo novo para as crianças onde podem imaginar e sonhar que tudo é possível na sua vida, aperfeiçoando suas metas e contribuindo para um método de ensino que estimule a crianças pensar e sonhar e vencer seus desafios.

Patrícia de Brito Costa - nota (7.2) Nota que Patrícia de Brito Costa obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico são brincadeiras que desenvolvem as crianças, é através das brincadeiras que desenvolvem a criatividades delas. Para a criança ter uma infância de qualidade ela precisa ter uma boa alimentação, brincar e etc tudo isto com uma supervisão de um adulto. contudo a criança e capaz de escolher seus próprios brinquedos e brincadeiras, mais ao mesmo tempo os pais devem impor limites a elas, quanto ao uso de jogos eletrônicos são úteis mais ao mesmo tempo nocivos a elas, pois prejudica o seu desenvolvimento e a sua interação social.

Josélia Santos Pereira - nota (8.6) Nota que Josélia Santos Pereira obteve na avaliação do estudo. - resume:
A ludicidade é um momento de grande valia para a criança, Pois é por meio do lúdico que essa criança desenvolve seus laços afetivos, sociais e cognitivos de uma forma muito prazerosa

EUNICE AMARILHO RODRIGUES - nota (7.6) Nota que EUNICE AMARILHO RODRIGUES obteve na avaliação do estudo. - resume:
atraves do ato de brincar a criança se constitui como sujeito, é no brincar que ela experimenta e treina para a vida adulta.

Katiane Barbosa Lima - nota (9.4) Nota que Katiane Barbosa Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendemos neste curso que as brincadeiras são de grande importância para o desenvolvimento das crianças, as brincadeiras também podem mostrar a realidade da vida que vivem e a sua formação quando for adulto.

Andréa Fronholz de Souza - nota (8) Nota que Andréa Fronholz de Souza obteve na avaliação do estudo. - resume:
A brincadeira de hoje, determina o caráter do adulto de amanha. Uma criança que brinca, se torna mais responsável, com autonomia.

ariel dos santos peixoto - nota (6.6) Nota que ariel dos santos peixoto obteve na avaliação do estudo. - resume:
Com a brincadeira, a criança aprende uma porção de coisas, relacionados a convivência com os outros. como lidar, com gostos diferentes, respeitar o espaço do outro e também a pedir que respeitem seu espaço.



Elenita Santos dos Anjos' - nota (10) Nota que Elenita Santos dos Anjos' obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este vídeo nos retrata um assunto muito importante que é como lidarmos com o desenvolvimento das crianças. As brincadeiras são essenciais para que este desenvolvimento possa se dar. É de extrema importância que as crianças tenham um espaço disponível para brincar, pois isso fará com que está criança tenha consigo um desenvolvimento saudável. Adorei o tema e a discussão!

Gisleine Pizato de Lima - nota (10) Nota que Gisleine Pizato de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A palavra ludicidade vem do latim "ludus", que significa "jogo". O termo, não ficou preso somente em seu significado, mas ficou reconhecido como um traço psicofisiológico, sendo uma necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. A importância das necessidades lúdicas são muito maiores do que o simples brincar, faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana. Apesar de ser vivida com mais intensidade na infância a ludicidade é uma necessidade humana em qualquer etapa da vida. Os processos de comunicação, socialização,expresso e construção do conhecimento são facilitados através do desenvolvimento da faculdade lúdica, por isso da importância em se brincar.

Saane Rios Cunha Oliveira - nota (5) Nota que Saane Rios Cunha Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
E na atividade lúdicas que as crianças aprendem brincando e de forma mais divertida.

chirley sarmento dos santos - nota (10) Nota que chirley sarmento dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
SIM É POR MEIO DAS BRINCADEIRAS QUE A CRIANÇA DESENVOLVE SEU SISTEMA CONGINTIVO, AFETIVO SOCIAL. E SE TORNA UM ADULTO MAIS PARTICIPATIVO NA SOCIEDADE.

CARLA VASCONCELLOS NUNES - nota (7.4) Nota que CARLA VASCONCELLOS NUNES obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Neste assunto verificamos que o lúdico é mesmo muito importante para as crianças. Percebemos que não é apenas mais uma atividade no currículo escolar e sim um uma tarefa fundamental e que faz parte da vida de toda criança.

Silvana Gonçalves Bonfim dos Santos - nota (8) Nota que Silvana Gonçalves Bonfim dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Brincadeiras é um tema muito importante não somente na fase de quando criança, mas todo ser humano precisa um pouco de diversão para que a vida não fique tão séria, brincar com os filhos é uma ótima terapia, onde as pessoas se sentem mais relaxadas para os afazeres do dia a dia

Dioneya dos santos dos Anjos - nota (8) Nota que Dioneya dos santos dos Anjos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
AMO A EDUCAÇÃO INFANTIL POIS NESSA FASE ESCOLAR, É BEM MAIS SATISFATÓRIO TRABALHAR COM O LÚDICO.

Jaqueline dos Santos Barbosa - nota (7) Nota que Jaqueline dos Santos Barbosa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este curso mostra que brincar deve ser um momento de aprendizado para a criança e que os pais devem estar atentos as brincadeiras de seus filhos pois, elas influenciam na formação do caráter das crianças.

Maria Marcelina Machado - nota (8.4) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a criança que brinca se torna um adulto mais feliz ,auxilia em seus estudos e jogos que tenham interação com outras crianças são mais importantes para seu desenvolvimento. é importante se ter em toda escola infantil uma brinquedoteca.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
temos direitos e deveres, e a brincadeira é um direito ,e é muito importante para se ter uma vida saudável ,toda criança necessita se desenvolver para poder aprender.

Katiane Cherlin Silva - nota (8) Nota que Katiane Cherlin Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A brincadeira é muito importante para as crianças , pois é através dela que essas crianças vão crescer mas dependente na sociedade.

AMANDA DE MENDOÇA BARROS - nota (6) Nota que AMANDA DE MENDOÇA BARROS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo foi de grande importância para mim, visto que o mesmo me proporcionou e acrescentou subsídios para a minha formação e atuação na área da educação. Excelente!!!

Elisabete Cavalcante Coelho - nota (8.4) Nota que Elisabete Cavalcante Coelho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Lúdico é muito importante para a criança, na escola ele tem que ser trabalhado de uma forma mais ampla e significativa, e através do Lúdico é possível avaliar uma criança o que ele pense o que ela conseguiu aprender e assimilar.

Jaqueline de Oliveira Estevam - nota (7.6) Nota que Jaqueline de Oliveira Estevam obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Wallon, Piaget e Vygotsky procuraram entender como as crianças se relacionavam com o mundo e como produziam cultura, até terem seus estudos reconhecidos, o pensamento dominante era que as crianças não eram capazes disso, então, investigando a fundo e detalhadamente o universo infantil puderam concluir que grande parte da comunicação das crianças com seu meio se dá através da brincadeira e que é assim que elas se relacionam e se expressam culturalmente.

gisele carolino lima - nota (8) Nota que gisele carolino lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a criança brincar durante a infância estimula seu aprendizado.

Fernanda Oliveira dos Reis - nota (9) Nota que Fernanda Oliveira dos Reis obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Não podemos nos esquecer do desenvolvimento ecológico da criança, há várias camadas que compõem o mesmo e se entendermos seu desenvolvimento, a intervenção é mais eficaz.

Benedita Nunes da Conceição Souza - nota (7) Nota que Benedita Nunes da Conceição Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Concordo com tudo que diz, muito interessante o assunto. As brincadeiras são muitos importantes para o desenvolvimento das crianças, elas tem que ter uma infância saudável com muita alegria.

Ana Kerli da Rosa - nota (6.2) Nota que Ana Kerli da Rosa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
vídeo de extrema relevância para todos os pais e profissionais da educação.

Jussiara Barbosa da Silva - nota (8.6) Nota que Jussiara Barbosa da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança, mas as vezes os pais não tem noção do valor das brincadeiras.

Lucinete Maria do Vale Brito - nota (6.6) Nota que Lucinete Maria do Vale Brito obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse tema é de suma importância, para a minha área pois sou estudante de Educação Física e pretendo ser professora de Educação Física Infantil.

Denis Fernandes da Silva - nota (10) Nota que Denis Fernandes da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A aula apresentou de forma clara e objetiva a importância das brincadeiras e apresentou como os comportamentos adquiridos na infância influenciam a formação dos adultos

gabriela maria de deus - nota (9) Nota que gabriela maria de deus obteve na avaliação do estudo. - comenta:
ótima reportagem nela se espoe a verdadeira finalidade na vida da criança e apresenta aos pais que o brinque não é apenas uma distração mas uma forma de se desenvolver.

Miriam Neres dos Santos - nota (6.6) Nota que Miriam Neres dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito importante para a criança aprender a si conviver com os outros, a se interagir ao meio, saber brincar com os seus colegas respeitando o seu espaço.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (9) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A brincadeira é muito importante para a infância da criança, pois é através da brincadeira que a criança expressa seus sentimentos e desenvolve a sua criatividade.

Patrícia de Brito Costa - nota (7.2) Nota que Patrícia de Brito Costa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Achei o assunto muito importante, pois serve de aprendizado para os futuros professores que estão ingressando na área.

Simone Porto de Souza - nota (7.4) Nota que Simone Porto de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito importante que crianças brinquem , isso pode influenciar muito na vida adulta, hoje em dia vemos muitas pessoas estressadas mal humoradas, isso pra mim é falta de uma infância saudável e com muitas brincadeiras.

edilson lopes - nota (6.6) Nota que edilson lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
vemos que através do lúdico sera uma grande ferramenta para professor fazer que todo conteúdo previsto seja aplicado de maneira que envolva todas as crianças de maneira que ela sintam prazer em aprender.

Marly Melo Araújo Raulino - nota (7) Nota que Marly Melo Araújo Raulino obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Educar requer conhecimentos, técnicas e sobretudo amor pelo que se faz. A educação deve ser feita em parceria, escola, família e comunidade com a intenção de fazer o melhor possível pelas crianças. O brincar é determinante para educação e para o conhecimento.

Giovani Coelho - nota (8) Nota que Giovani Coelho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As brincadeiras são muito importantes para que as crianças se desenvolvam

Maria Ivoneide Rios Cunha Oliveira - nota (7.4) Nota que Maria Ivoneide Rios Cunha Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Na Educação da criança é necessário que haja atividades lúdicas, para despertar no aluno o querer aprender de maneira prase irosa, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia, facilitando o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e atenção.

ivone dos santos - nota (8.6) Nota que ivone dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
"crianças que brincam tem facilidade para aprender , pois é brincando que elas aprendem

JORGIANA SELL MACHADO - nota (7.6) Nota que JORGIANA SELL MACHADO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A cultura lúdica é mto importante e dentro deste contexto eu tenho para mim que o faz de conta é uma das brincadeiras que mais ajudam, em decisões e no campo afetivo principalmente. O faz de conta proporciona a arte de fantasiar e isso é fundamental no desenvolvimento de toda criança.

SANDRA MÁRCIA DE OLIVEIRA DA SILVA - nota (7) Nota que SANDRA MÁRCIA DE OLIVEIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A brincadeira tem um papel fundamental no desenvolvimento da criança. É através das brincadeiras que a criança vai aprendendo regras, modo de convivência dentre outras coisas.

Andréa Fronholz de Souza - nota (8) Nota que Andréa Fronholz de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É se suma importância a criança praticar brincadeiras. A brincadeira é um preparo para a fase adulta, é na brincadeira que aprende-se a ser um adulto com caráter, responsabilidade.

Michelle Silverio - nota (6.6) Nota que Michelle Silverio obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Podemos observar que através do jogo as crianças ela se adapta muito bem com regras e também podemos aplicar isso no seu cotidiano

Processing your request, Please wait....