A Matéria Negra


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [5]
Cientistas tentam decifrar o que é a matéria escura que interage com as galáxias estruturando-as no espaço e impedindo-as de se desintegrarem.






Para ser um candidato perfeito à matéria escura, é preciso ter certas propriedades físicas tais como:


Não se mover muito rápido, não viajar à velocidade da luz, invisibilidade, interagir com matéria comum, isto é, ter peso e colidir com outros tipos de matérias.
Não se mover muito rápido, não viajar à velocidade da luz, invisibilidade, não interagir com matéria comum, isto é, ter peso, mas transpassar a matéria comum.
Mover-se à velocidade da luz e ter visibilidade.
Mover-se à velocidade da luz e não ter visibilidade.


De acordo com o documentário, o que é lente gravitacional?


É um foco de luz virtual que expõe qualquer coisa invisível no universo. Como qualquer outra matéria, ela devia o raio de luz.
É uma lente formada pela curvatura da luz quando perpassa um objeto no espaço, o que proporcionou a Albert Einstein comprovar a sua Teoria da Relatividade.
É uma lente especial produzida pelo homem para ser acoplada ao telescópio Hubble.
É uma lente comumente utilizada em telescópios em todo o mundo, que revela objetos que não emitem luz no espaço.


O que é a matéria escura do Universo?


São partículas que mantém as galáxias agregadas.
São partículas já bem conhecidas pelos cientistas, que afirmam que elas não têm interferência alguma no Universo.
É uma matéria invisível só observada indiretamente que não emite nem absorve luz, isto é, que não interage com a luz, e cujas partículas ainda não foram comprovadas pela ciência.
É uma matéria só observada indiretamente originada nas supernovas. Elas não emitem e nem absorvem luz.


Segundo Einstein e Newton, todas as galáxias se atraem entre si. Espera-se que quanto mais afastadas as galáxias estejam umas das outras, mais devagar elas se movam para manterem suas órbitas, porém, a astrônoma americana Vera Rubin observou que:


As galáxias nunca se afastam umas das outras, isto é, elas estão estacionadas no Universo e permanecerão assim eternamente.
Quanto mais longe se ia, a velocidade do gás e da poeira em órbita aumentavam. Assim, o único modo de explicar tal paradoxo é supor que existe um halo de matéria invisível cercando as galáxias mantendo-as integras. Isto é, deve haver algo causando a gravidade que as mantém no lugar.
Quanto mais longe se ia, a velocidade do gás e da poeira em órbita permaneciam constantes. Assim, o único modo de explicar tal paradoxo é supor que existe um halo de matéria invisível cercando as galáxias mantendo-as integras. Isto é, deve haver algo causando a gravidade que as mantém no lugar.
As galáxias têm uma estranha propriedade de se unirem umas às outras formando buracos negros, que são a matéria escura.


De acordo com Newton e Einstein é correto afirmar que:


Quanto mais massa ou matéria há em um objeto, mais atração gravitacional ele terá. E quanto mais longe um objeto estiver do centro, mais lenta será a sua órbita, pois a atração gravitacional será mais fraca.
Quanto menos massa ou matéria há em um objeto, mais atração gravitacional ele terá. E quanto mais longe um objeto estiver do centro, mais lenta será a sua órbita, pois a atração gravitacional será mais fraca.
Quanto mais massa ou matéria há em um objeto, mais atração gravitacional ele terá. E quanto mais longe um objeto estiver do centro, mais lenta será a sua órbita, pois a atração gravitacional será mais forte.
Quanto mais massa ou matéria há em um objeto, mais atração gravitacional ele terá. E quanto mais perto um objeto estiver do centro, mais lenta será a sua órbita, pois a atração gravitacional será mais fraca.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A Matéria Negra e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 13:35:09 UTC 2016
  • Ip do Computador : 23.23.50.247




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Lincoln de Carvalho Silva - nota (8) Nota que Lincoln de Carvalho Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A matéria escura não emite luz, tem massa, porém não pode ser detectada por telescópios mas apenas indiretamente , por causa da força gravitacional que exerce. Contém pósitrons elétrons com carga positiva , mas que nunca interagem com a matéria conhecida.

GABRIEL SILVA BISPO - nota (10) Nota que GABRIEL SILVA BISPO obteve na avaliação do estudo. - resume:
A matéria escura, é diferente de tudo que já foi encontrado na Terra, elas são tão maciças em peso que tem o poder de influenciar as galáxias, sua formação, e a velocidade de sua rotação. É uma massa invisível com atração gravitacional capaz de afetar a velocidade de galáxias inteiras de um aglomerado. Lente gravitacional: é um foco de luz virtual que expõem qualquer coisa invisível no universo. Ela é capaz de desviar o caminho da luz. Para ser um candidato prefeito à matéria escura é necessário ter algumas propriedades físicas, que são: As partículas de matéria escuram não viajam à velocidade da luz; Não interagem com matéria comum, a não ser pela gravidade; Energia escura: é uma energia invisível, totalmente inesperada e incompreendida, ela não se aglomera entre as galáxias, ela aparenta ser uniforme, responsável por criar e expandir o espaço.

marlene rabelo fonseca - nota (8) Nota que marlene rabelo fonseca obteve na avaliação do estudo. - resume:
A matéria escura é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma ou interage muito pouco com ela mesma. Ela só interage gravitacionalmente e por isso, sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas, galáxias e aglomerado de galáxias.



Lincoln de Carvalho Silva - nota (8) Nota que Lincoln de Carvalho Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Estima-se que a matéria negra constitui 80% da matéria de todo o universo, e nos últimos 20 anos tem-se observado um excesso de pósitrons graças aos experimentos feitos no espaço com um espectômetro, após todos os outros feitos na Terra não corresponderem às expectativas.

marlene rabelo fonseca - nota (8) Nota que marlene rabelo fonseca obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aprendi que matéria escura é uma forma postulada de matéria que não interage com a matéria comum, nem consigo mesma ou interage muito pouco com ela mesma. Ela só interage gravitacionalmente e por isso, sua presença pode ser inferida a partir de efeitos gravitacionais sobre a matéria visível, como estrelas, galáxias e aglomerado de galáxias.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....