A Obrigatoriedade do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena


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Especialistas discutem o papel dos povos indígenas e afro-brasileiros para o desenvolvimento cultural e histórico do país.






Sobre a Lei Nº 11.645 é correto afirmar:


Estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena apenas para o ensino fundamental.
Estabeleceu de forma facultativa o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas brasileiras.
Estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena apenas para as escolas públicas.
Estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas.


O conteúdo programático incluirá diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, entre eles:


A cultura negra e indígena brasileira, o negro e o índio na formação da sociedade nacional.
História e cultura do povo indiano.
A Luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil.
O estudo da história da África e dos africanos.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A Obrigatoriedade do Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 13:35:58 UTC 2016
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Allan da Conceição Nascimento - nota (10) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - resume:
A obrigatoriedade do estudo da História e cultura Afro-Brasileira e Indígena veio a tardar, isso porque: ao longo do processo civilizatório os negros e índios eram tidos como pessoas desprovidas de educação e cultura, o que favoreceu para ser mantido os estereótipos fixados aos mesmos até os tempos atuais. A história que temos nas escolas, enquanto disciplina de aprendizado do currículo é baseada numa historiografia tradicional que valoriza os grandes nomes da história e os seus respectivos feitos; consequentemente a este grupo hegemônico encontra-se o europeu como grande formador civilizacional das sociedades. A obrigatoriedade do ensino afro e indígena, visa desmistificar os grandes enigmas da história que ficaram guardados, deixando de colocar o negro apenas na sua posição de escravo e o índio como dançarino da chuva. A estes, devemos gratidão, pois muito dos nossos costumes, formas de culto, organizações etc. provém daqueles que outrora foram dominados pelo europeu e que até hoje insistem em manter um domínio pela história. Não obstante, poderei deixar passar despercebido um grande ponto importante, que é a formação dos professores, o material didático que devem dar sustentação a um ensino de qualidade; estes são dois fatores de suma importância que precisam ser discutidos de forma eficaz para que o ensino venha acontecer de forma compromissada e embasada nas expectativas curriculares.



Allan da Conceição Nascimento - nota (10) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este vídeo serviu para sanar todas as minhas dúvidas em quanto ao assunto tratado, sem sombra de dúvidas este foi um grande marco para a educação brasileira, servindo para quebrar o preconceito.

ROBERTA GASSEN DA SILVEIRA SILVA - nota (10) Nota que ROBERTA GASSEN DA SILVEIRA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É importante discutir cada vez mais nas escolas esta temática, articulando com o projeto pedagógico, planos de trabalho e ações coletivas, a fim de que realmente exista uma efetivação da proposta de acordo com a realidade de cada instituição. Embora exista a obrigatoriedade da temática, é preciso efetivá-la de modo significativo.

José Fábio Teixeira de Carvalho - nota (10) Nota que José Fábio Teixeira de Carvalho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Importante aprender sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena, uma vez que, a miscigenação entre essas raças e a raça europeia formaram a sociedade brasileira. E de certo modo os Indígenas e os Afro-brasileiros passaram e passam por situações de negação de direito até os dias atuais.



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