A Origem do Planeta Terra


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [3]
Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.






As nuvens existem na Terra desde que ela nasceu?


Não. Quando o planeta surgiu, há 2 bilhões de anos, era frio demais para permitir a existência de nuvens, formadas de gotículas de amônia. Estima-se que as primeiras nuvens tenham aparecido há 3 bilhões de anos, com uma composição diferente da atual. Como mostram análises geológicas feitas em rochas, além de carbono as nuvens do passado continham metano, amônia, hidrogênio, hélio e gás carbônico.
Sim. Quando o planeta surgiu, há 4,5 bilhões de anos, era frio demais, o que permitiu a existência de nuvens formadas de gotículas de água, porém com uma composição diferente da atual. Como mostram análises geológicas feitas em rochas, além de água as nuvens do passado continham metano, amônia, hidrogênio, hélio e gás carbônico.
Não. Quando o planeta surgiu, há 4,5 bilhões de anos, era quente demais para permitir a existência de nuvens, formadas de gotículas de água. Estima-se que as primeiras nuvens tenham aparecido há 3 bilhões de anos, com uma composição diferente da atual. Como mostram análises geológicas feitas em rochas, além de água as nuvens do passado continham metano, amônia, hidrogênio, hélio e gás carbônico.
Sim. Quando o planeta surgiu, há 3 bilhões de anos, era quente demais, o que permitiu a existência de nuvens formadas de gotículas de metano devido a evaporação de gases. Estima-se que as primeiras nuvens tenham aparecido há 4 bilhões de anos, com uma composição diferente da atual. Como mostram análises geológicas feitas em rochas, além de água as nuvens do passado continham metano, amônia, hidrogênio, nitrogênio, hélio e gás carbônico.


Como se chama o planeta que atingiu a superfície da terra e do que é formado a camada que passa a circular a Terra mil anos após esta colisão?


Téia; calor.
Marte; substância desconhecida.
Téia; massa de detritos.
Marte; meteoritos.


Como foi criado o planeta Terra e qual o primeiro ser vivo?


Com vento e umidade; seres pluricelulares.
Com terremotos e maremotos; picaias.
Com explosões de vulcões; seres unicelulares.
Com poeiras e rochas; seres unicelulares.


De acordo com a teoria dos cientistas a Terra ficou incandescente e os meteoros começaram chocar-se com a Terra fundindo-se, pois a Terra era muito quente. Com as primeiras chuva a Terra foi esfriando e foi criando a vida a quanto tempo isso ocorreu?


Os cientistas dizem que temos camadas embaixo de nossos pés e os nomes delas são: crosta oceânica, crosta continental , manto superior, manto inferior, núcleo externo, núcleo superior e núcleo inferior.
Mas isso aconteceu a 4,5 bilhões de anos atrás.
Aconteceu a 3,3 bilhões de anos atrás.
Tem aproximadamente 4,5 mil anos.


Qual das proposições abaixo contém informações corretas sobre a origem da vida no planeta:


Lazzaro Spallanzani, grande defensor da teoria da abiogênese, ficou conhecido por seus experimentos com “caldos nutritivos” submetidos a várias fervuras, que deram origem a vários tipos de microrganismos.
A queda da teoria da abiogênese só foi possível graças aos experimentos de Leeuwenhoek em meados do séc. XVII, com o microscópio.
Louis Pasteur em 1862, utilizando frascos do tipo “pescoço de cisne”, cujo formato impedia o contato da poeira com o interior do mesmo, ferveu caldo de carne e conseguiu conservá-lo estéril, mesmo com a entrada de ar condição indispensável segundo os adeptos da geração espontânea para surgimento da vida em matéria inanimada . Após alguns meses permitiu o contato entre o caldo e a poeira de onde surgiram microrganismos, possibilitando assim o fim da teoria da abiogênese.
John Needham em 1745 refez os experimentos de Spallanzani e concluiu que a presença de microrganismos nos frascos contendo o “caldo nutritivo”, devia-se ao tempo de fervura e ao tipo de vedação utilizada.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A Origem do Planeta Terra e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:28:17 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



cleicia alves rodrigues - nota (7.2) Nota que cleicia alves rodrigues obteve na avaliação do estudo. - resume:
a terra teve seu inicio há cerca de 4.6 bilhões de anos através de vários acúmulos de substâncias dentre elas ,poeiras,rochas ,gases etc... a terra não era um local apropriado para a sobrevivência de seres vivos,sofria constantes erupções vulcânicas e corpos vindo do espaço que também impactavam a terra.dificultando a sobrevivência . assim formaram uma moléculas precursoras da vida se formaram no fundo dos mares onde a água era aquecida pelas lavas de vulcões , e o gás sulfídrico,utilizado por alguns tipos de bactérias para produzir alimento e se reproduzir. com isso conclui que os primeiros seres vivos da terra era bastante simples.



Raquel Coldibelli Ribeiro - nota (6.5) Nota que Raquel Coldibelli Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este documentário foi muito importante para mim, pois com ele consegui realmente "viajar" a 4,5 milhões de anos atrás e entender todos os métodos e dificuldades da evolução para que eu possa estar aqui hoje.

cleicia alves rodrigues - nota (7.2) Nota que cleicia alves rodrigues obteve na avaliação do estudo. - comenta:
eu aprende sobre como a terra se formou e como surgiram as primeiras formas de vidas em nosso planeta em seus vários estágio de desenvolvimento.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Estima-se que o planeta Terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos e que, durante muito tempo, permaneceu como um ambiente inóspito.