A Simplicação da Linguagem Jurídica como Instrumento Fundamental de Acesso à Justiça


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [2]
ESTUDO REMOVIDO DO LOCAL DE ORIGEM

Infelizmente o estudo foi removido pelo autor, tentamos outras fontes e até mesmo um similar porém sem sucesso! O gabarito foi liberado.

Este estudo tratava sobre: Este artigo apresenta uma análise da linguagem jurídica numa perspectiva linguística, sob a ótica do século XXI.


Segundo o texto da autora Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães, em que consta diversos posicionamentos sobre o '' juridiquês'', porque muitos criticam a existência dessa linguagem.


- As criticas baseiam-se na extrema dificuldade sentida por quem as lê, sejam profissionais do ramo do direito sejam leigos, pois que a falta de clareza pode dificultar e quem sabe até corromper o entendimento de quem tenta interpreta-las.
Esta alternativa é Verdadeira
- Por acharem que ela ainda não esta complexa o suficiente, devendo ser incrementada para confundir mais ainda quem as lê.
Esta alternativa é Falsa
- Por acharem que a mesma atinge com perfeição a sua utilidade básica, ou seja, a comunicação eficiente.
Esta alternativa é Falsa
- Os autores concordam que a linguagem jurídica rebuscada aproxima do publico em geral, desde os profissionais do ramo jurídico até os cidadãos comuns que não se sentem prejudicados pelos termos complexos, pois estão mais atualizados e compreendem tudo.
Esta alternativa é Falsa


Segundo o texto da autora Luciana Helena Palermo de Almeida Guimarães, qual um dos principais objetivos do uso da linguagem jurídica.


- Socialização do conhecimento.
Esta alternativa é Verdadeira
- Manifestação do poder.
Esta alternativa é Verdadeira
- Instrumento pelo qual se afasta da discussão as pessoas que não possuem condições de decodificá-la.
Esta alternativa é Falsa
- Não demonstrar nenhum compromisso com a democratização do acesso à Justiça
Esta alternativa é Falsa





Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (7.5) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para quem já teve a oportunidade de ler um processo ou acompanhar um juiz ditando para o estagiário uma sentença sabe como é complexo o linguajar jurídico, pois dependendo do magistrado pode haver um uso quase interminável de de termos jurídicos tradicionais, que requerem uma atenção especifica dos profissionais do direito para compreender imagine então das pessoas que não possuem esse conhecimento, imagine como é impossível para uma pessoa que tenha apenas o ensino fundamenta ou talvez nem isso. Então esse é um assunto importante pois compreende o campo de trabalho do ramo do direito.



Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (7.5) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Para os ordenadores jurídicos e essencial a consciência de uma utilização consciente dos termos jurídicos de forma coerente, para o bom entendimento de todos, lógico que mantendo o nível técnico necessário no direito, porém de forma concisa então o máximo de cautela faz toda diferença para uma relação mais célere é eficiente entre seus atores.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Este artigo apresenta uma análise da linguagem jurídica numa perspectiva linguística, sob a ótica do século XXI.