A Vida nos Oceanos


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [11]
Conheça aspectos biológicos e características fundamentais de diferentes espécies marinhas por meio deste documentário realizado com câmeras de alta definição.






Conforme o documentário, o que os animais marinhos precisam fazer para sobreviverem?


Por necessidade, os animais marinhos precisam comer outros seres vivos.
Por necessidade, os animais marinhos precisam se camuflar para se protegerem de seus predadores.
Por necessidade, os animais marinhos percorrem milhares de quilômetros, até as águas frias e férteis, uma verdadeira transumância no mar.
Por necessidade, os animais marinhos percorrem milhares de quilômetros numa tentativa de se livrarem dos seus predadores.


Conforme o documentário, há relações entre as espécies marinhas que são surpreendentes, tais como o fato de que:


Às vezes os predadores e as presas habitam o mesmo local sem entrarem em conflito.
Às vezes o predador é protetor e a menor criatura é indispensável à maior.
Às vezes os predadores não comem as suas presas.
Às vezes a presa come o predador.


Segundo o documentário, para conquistar novos territórios, a vida:


Agarra todas as oportunidades, o menor incidente, qualquer acaso... Por exemplo, animais podem utilizar "pequenas embarcações" como troncos de árvores arrancados dos litorais e inseridos na água e viajarem para outros lugares, outros continentes.
Evolui em diferentes formatos e dimensões, o que gera outras espécies que se adaptam a diferentes tipos de ambientes.
Beneficia-se das correntes marítimas, com as quais viaja para outros territórios, outros litorais, outros continentes, onde prolifera.
Pegar carona em embarcações humanas até outros territórios, outros litorais, outros continentes, onde prolifera.


De acordo com o documentário, ao descobrimento da América sucedeu que:


Litorais longínquos foram alcançados, novos mundos foram descobertos, espécies desconhecidas foram catalogadas, uma página da história natural acabava de ser virada. Somente o reino da noite permanecia desconhecido, invisível.
O homem descobriu que a vida era resultado de uma evolução, o que foi chamado de "evolução das espécies".
Navios e embarcações cada vez maiores naufragavam ano a ano tornando-se um abrigo seguro para peixes de pequeno porte, que proliferaram.
A vida nos oceanos passou a ser destruída com poluição de todos os tipos.


De acordo com o documentário, o mar é:


Um imenso tubo de ensaio do qual todos os seres vivos brotaram, inclusive os ancestrais dos seres humanos, isto é, os seres extintos chamados pelos biólogos de "pikaia".
Um imenso espaço aberto que os animais percorrem como querem, sem obstáculos, de um continente a outro. Ininterruptamente, os peregrinos dos oceanos se diregem para outras latitudes
Um imenso habitat natural que, como numa savana, os animais se degladiam por território e comida.
Um imenso recipiente de água que contém as mais variadas espécies que se modificam conforme a necessidade criando ainda mais espécies.



Declaro que EU assisti ao vídeo: A Vida nos Oceanos e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:21:59 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Girlane Nascimento Brandão - nota (6) Nota que Girlane Nascimento Brandão obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ainda existem milhares de espécies não catalogadas e muitas delas não tiveram chances de terem sido estudadas e reconhecidas pelo o homem, a extinção dessas foi fruto de uma caça não autorizada, ou talvez, fruto da poluição marinha causada pelo homem. Em milhares de anos, a vida "luta" até o último momento para uma nova oportunidades, animais conseguem se adaptar a um novo ambiente , os tornando geneticamente mais fortes, uma seleção natural. Os santuários terrestres, os pólos, ainda demostra uma paisagem praticamente virgem, porém, num futuro não muito distante, esse ecossistema será modificado pela ação do homem.

Izadora Cardoso Oliveira de Almeida - nota (10) Nota que Izadora Cardoso Oliveira de Almeida obteve na avaliação do estudo. - resume:
A vida nos oceanos ainda constitui uma incógnita para a humanidade,neste documentário foi possível auferir as particularidades e peculiaridades de cada ser,impingindo suas diferenças e perceptível o comportamento mutualístico de diversos predadores e possíveis presas que parecem viver em harmonia,pelo menos por algum período o que desperta a sabedoria da natureza revelando comportamentos inesperados

Ana Gláucia Perticarrari Osório - nota (10) Nota que Ana Gláucia Perticarrari Osório obteve na avaliação do estudo. - resume:
A vida como conhecemos hoje surgiu nos oceanos primitivos, e no decorrer das eras geológicas foi se diversificando, o que é conhecido como evolução. Ainda assim, mesmo os animais que habitam o solo terrestre ou os que precisam de oxigênio em seus pulmões mantém estreitas relações com o ambiente marítimo, seja como fonte de alimento, local para reprodução, etc. Os oceanos são espaços de imensurável riqueza de vida, que nadam, arrastam-se, enterram-se; e interagem entre si das mais diversas formas. A partir do estudo dos oceanos é possível compreender diversas leis naturais, e inclusive aplicá-las à vida humana em sociedade.



Patrícia Maria Alves - nota (6) Nota que Patrícia Maria Alves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Não temos a noção da complexidade do mar, fiquei impressionada com o documentário.

Luciano M. da Silva - nota (6) Nota que Luciano M. da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bem elaborado, com riquezas de vida marinha e ótimas imagens para explicar o conteúdo do curso e prender a atenção dos alunos.

Fernanda Viviany Camargo Northfleet - nota (8) Nota que Fernanda Viviany Camargo Northfleet obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Surpreendente a beleza da vida que habita os oceano. Impressionante a riqueza de espécies tanto quanto em terra firme. Vale ressaltar que é extremamente importante a preservação desse ambiente uma vez que tem grande contribuição em oxigênio para o planeta, sendo assim, dever do homem preservá-lo.

izaias westphal Junior - nota (6) Nota que izaias westphal Junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A vida, sempre surpreendendo com o seu natural de agir, independente como seja, terrestre, aérea ou aquática, um show de espetáculos.

Girlane Nascimento Brandão - nota (6) Nota que Girlane Nascimento Brandão obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Material proposto mostrou bem a historia e vida de diversos animais marinhos, focando também na questão de consciência ambiental. como o homem sendo único ser capaz de levar a extinção e destruição do meio ambiente. O homem tem sido catalisador dessa destruição em massa e nada faz para compensar. Espécies que ainda nem foram catalogadas já foram reprimidas pela ação humana.

Izadora Cardoso Oliveira de Almeida - nota (10) Nota que Izadora Cardoso Oliveira de Almeida obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A vida marinha apresenta uma dinâmica particular e deve ser estudada e pesquisada,por isso muito bom o documentário

Luiz Antonio Barros Albuquerque Junior - nota (6) Nota que Luiz Antonio Barros Albuquerque Junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A evolução dos seres vivos iniciou-se nos mares e oceanos pré-históricos.

Ana Gláucia Perticarrari Osório - nota (10) Nota que Ana Gláucia Perticarrari Osório obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Excelente documentário, imagens belíssimas que abordam as diversas formas animais, vertebrados e invertebrados marinhos; bem como suas inter-relações. Texto bastante interessante, com enfoque ecológico e evolutivo. Vale a pena dedicar este tempo para assisti-lo!

Processing your request, Please wait....