Acessibilidade e Tecnologia Assistiva


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [13]






Como a acessibilidade é vista pelos governantes?


Não acham necessário.
Não existem pessoas que necessitam de acessibilidade.
Tentam ampliar a cessibilidade mais ainda não é o suficiente.
Descaso total.


Através do que conhecemos sobre acessibilidade e tecnologia assistiva podemos dizer que:


A tecnologia assistiva é um recurso ou uma estratégia utilizada para ampliar ou possibilitar a execução de uma atividade necessária e pretendida por uma pessoa com deficiência. Na perspectiva da educação inclusiva, a tecnologia assistiva é voltada a favorecer a participação do aluno com deficiência nas diversas atividades do cotidiano escolar, vinculadas aos objetivos educacionais comuns.
De acordo com a definição proposta pelo Comitê de Ajudas Técnicas CAT, tecnologia assistiva "é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social. CAT, 2007
Em um mundo de profundas e aceleradas transformações, a Tecnologia Assistiva emerge como uma área do conhecimento e de pesquisa que tem se revelado como um importante horizonte de novas possibilidades para a autonomia e inclusão social dos alunos com deficiência.
A tecnologia assistiva é desnecessária.


Qual o objetivo da Acessibilidade e Tecnologia Assistiva, e qual sua visão?


A arquitetura e o urbanismo, visando a autoestima.
Instituição e locomoção, visando a adaptação.
Eliminar barreiras, visando a adaptação e locomoção.
Ferramentas acessíveis, visando a melhoria.


Leia atentamente as alternativas a seguir e marque as opções corretas.


Os alunos portadores de necessidades especiais são classificados em: alunos com deficiência, alunos com transtornos globais do desenvolvimento e alunos com altas habilidades/superdotação.
Existem usuários de computador que apesar de apresentarem limitações cognitivas, visuais ou motoras, não necessitam de equipamentos ou adaptações especiais.
Os veículos podem ser modificados para uma direção segura, sistemas para acesso e saída do veículo como elevadores de plataforma ou dobráveis , plataformas rotativas, plataformas sob o veículo, guindastes, tábuas de transferência, correias e barras.
A adaptação veicular é irreversível, ou seja, quando a pessoa for vender o veículo, a adaptação não poderá ser retirada.


Assinale quais afirmativas abaixo são verdadeiras.


Entre as ferramentas que permitem acessibilidade ao computador estão: leitores de tela, teclados virtuais, sintetizadores de voz, etc.
Os únicos recursos para acessibilidade no computador são os recursos de saída, como monitor, alto-falantes e impressora.
Para que a inclusão ocorra é preciso que a escola faça algumas adaptações como: criação de condições físicas, materiais e ambientais na sala de aula e favorecer o melhor nível possível de comunicação e interação do aluno com a comunidade escolar.
O objetivo da acessibilidade é eliminar barreiras, visando a adaptação e locomoção.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Acessibilidade e Tecnologia Assistiva e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:28:25 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



simone cristina mantovani - nota (10) Nota que simone cristina mantovani obteve na avaliação do estudo. - resume:
. É obrigação dos órgãos públicos promoverem a acessibilidade para pessoas com deficiências especiais, na locomoção e no aprendizado. Para a inclusão das pessoas com deficiências especiais, existem inúmeras adaptações e normas para que eles não sejam excluídos do nosso convívio.

Eliel de Lima Roseno - nota (10) Nota que Eliel de Lima Roseno obteve na avaliação do estudo. - resume:
A acessibilidade com relação a tecnologia assistiva. Vemos os recursos de acessibilidade para o computador e quais são usados no contexto educacional. Também sobre o turismo acessível e sobre a arquitetura para a mobilidade.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
é necessario projetos para acessibilidade para que haja a inclusão dos individuos com alguma necessidade. e acontece a socialização dos mesmos, podendo ter acesso aos meus conteudos que todos.

Wagner Herminio de Paula - nota (10) Nota que Wagner Herminio de Paula obteve na avaliação do estudo. - resume:
A tecnologia para acessibilidade, faz com que as pessoas com necessidades especiais, tenham uma melhor qualidade de vida e graças ao apoio tecnológico. Instituições que promovem o desenvolvimento destas adaptações, desenvolvem técnicas e estudos de aprimoramento para a vida de portadores de necessidades e com o avanço da tecnologia, sendo empregada para o apoio destas pessoas.

Ivanilda Francisca dos Santos Vieira - nota (8.6) Nota que Ivanilda Francisca dos Santos Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Brasil tem trazido acessibilidade às suas tecnologias de implantação, está cada vez mais informatizado. Quanto ao acesso das pessoas com necessidades especiais aos diversos serviços oferecidos, está se desenvolvendo as possibilidades como: rampa de acesso, banheiros, serviços direcionados para tal público, etc. O serviço ainda é falho, mas todos trabalham para melhorá lo para que se torne pelo menos possível para todos que dele necessite.

Rafael Salgado Silva - nota (8.6) Nota que Rafael Salgado Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A acessibilidade deve ser atendida em todos os projetos de obras coletivas, uma vez que a após a estruturação e construção da obra, adaptações podem não atender a todas as necessidades, além de gerarem transtornos durante a implementação.

Lucilia Aartins Alves - nota (9.4) Nota que Lucilia Aartins Alves obteve na avaliação do estudo. - resume:
A acessibilidade e primordial hoje em dia pois temos muitos portadores de necessidades especiais todos precisam de uma acessibilidade para se locomover para escolas ir ao trabalho meso ate para lazer.

Alessandro Schmidt - resume:
Os recursos de tecnologia assistivas apresentados neste curso , nos deu uma visão muito ampla sobre as ferramentas para inclusão onde se faz necessário na aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo com necessidades especiais. Vimos que a tecnologia engloba, recursos estratégias , metodologia, práticas e serviços .



FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é um assunto que foi abordado de forma bastanta clara e facil entendimento para ser estudado

Adriana Azeredo da Silva Lopes - nota (7) Nota que Adriana Azeredo da Silva Lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
acho que nosso pais não esta preparado para receber tantas pessoas com deficiências em escolas normais,já que com a inclusão e as novas tecnologias assistiva,é isso que tem cada vez mais acontecido. Professores e escolas sem estrutura para recebe-los,acho eu o maior desafio.

Franciele Morais Levindo Nobre - nota (6.6) Nota que Franciele Morais Levindo Nobre obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esta área precisa ser mais valorizada e estudada pelos docentes de hoje.

Rafael Salgado Silva - nota (8.6) Nota que Rafael Salgado Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A acessibilidade deve ser um questão social e pensada e refletida por todos e não apenas uma atribuição como dever do Estado.

Lucilia Aartins Alves - nota (9.4) Nota que Lucilia Aartins Alves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aprende que acessibilidade e tecnologia assistiva para ser bem organizada aqui no Brasil ainda vai demorar muito porque o Brasil ainda esta muito atrasado os governantes só pensam neles mesmos e muito raro ver uma cidade com todos os nodos de acessibilidades e mesmo povo ainda não tem a educação para saber como tratar uma pessoa com necessidades especiais.

Processing your request, Please wait....

Neste módulo aprenda mais sobre a acessibilidade e qual a sua relação com a tecnologia assistiva. Veja sobre os recursos de acessibilidade para o computador e quais são usados no contexto educacional. Também aprenda mais sobre o turismo acessível e sobre a arquitetura para a mobilidade.