Altas Habilidades – Superdotados


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]
Dados de 2010, do Ministério da Educação, apontam que existem mais de 9 mil alunos com altas habilidades nas escolas brasileiras.






Quais as características do aluno com altas habilidades/superdotação?


Facilidade de compreensão e percepção da realidade e incapacidade de resolver problemas.
Criatividade: são os comportamentos visíveis por intermédio da demonstração de traços criativos no fazer e no pensar, expressos em diferentes linguagens, tais como: falada, gestual, plástica, teatral, matemática, musical, filosóficas ou outras.
Uma série de traços, como: perseverança, dedicação, esforço, autoconfiança e uma crença na sua própria habilidade de desenvolver um trabalho importante.
Apresentam desempenho acima da média ou elevada potencialidade em qualquer áreas.


Falar em Altas/Habilidades Superdotação ainda é questionado na escola, pois muitas vezes não se vê como uma necessidade de trabalhar de maneiras diferentes com esse aluno. Portanto assinale verdadeiro ou falso para que tipo de trabalho é necessário com esses alunos.


A aceleração de alunos com Altas Habilidades é permitida para que ele possa ter os estímulos necessários.
O professor deve orientar o aluno que questiona muito em sala a não sair do foco do que está sendo explicado naquele momento.
Políticas nacionais garante atividades e trabalho diferenciado para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.
A leitura precoce pode ser um dos sinais de Altas Habilidades/Superdotação.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Altas Habilidades - Superdotados e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:58:26 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (10) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
O vídeo inicia com uma pesquisa que mais de 9 mil alunos que estão nas escolas públicas possuem Superdotação ou Altas Habilidades, que podem ser encontradas em qualquer área, outra característica é que esse alunos são criativos, podem iniciar a leitura precocemente. Precisam de um trabalho que valorize as suas habilidades a escola deve fortalecer aquilo que esse aluno já sabe. Hoje a legislação brasileira já permite a aceleração desses alunos, para que possa se aproveitar o desempenho do mesmo e incentiva-lo a buscar sempre mais, além disso eles geralmente conseguem se relacionar melhor com alunos mais velhos, o que mais uma vez facilita o aprendizado e a socialização, mas a escola precisa estar atenta a esse aluno se ele está tendo o desempenho que se espera e se ele está sentindo-se bem nessa nova turma, pois existem a questão de preconceito e a sociedade muitas vezes não acolhe o diferente e sim espera que ele se acomode.

JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO - nota (7) Nota que JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO obteve na avaliação do estudo. - resume:
Este estudo objetivou conhecer o atendimento educacional realizado em Salas de Recursos para alunos com Altas Habilidades/Superdotação.mostrou a realidade das escolas em relação a estes alunos que por muitas vezes se sobressaem sem a devida atenção dos professores por ja se desenvolverem com mais rapidez.e as cezes não percebem que estes poderiam ser avançados de serie e les ficam perdidos em sala de alunos mais defasados intelectualmente.

Andresia da Silva Santos - nota (11.5) Nota que Andresia da Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Altas Habilidades-superdotadas, são crianças que apresenta grau elevado de aprendizado, apresentam característica tipicas : como precocidades, insistência em fazer as coisas a seu modo e fúria em dominar, capaz de dominar como um adulto.



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (10) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse tema é um desafio muito grande para a educação, pois esse aluno sempre esteve na escola, mas muitas vezes ficou de lado porque sabia "se virar" na escola, em outros casos o professor acaba não percebendo as habilidades desse aluno e o podando. O vídeo é muito bom para que possamos estar atentos a esses alunos e orienta-los da melhor forma.

JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO - nota (7) Nota que JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
foi de extrema importância pois poderei ter mais atenção ate mesmo com as crianças da família. Pois as vezes não percebemos que temos crianças que podem ser superdotadas,por falta de conhecimento.Aprendi sobre a inteligencia,e percepção deles.

Andresia da Silva Santos - nota (11.5) Nota que Andresia da Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O aluno com Habilidades- superdotado, deveria tem mais valor nas escolas, por que isso não é tão comum, ele são muitos inteligentes e possuem um potencial elevado do que as demais.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Dados de 2010, do Ministério da Educação, apontam que existem mais de 9 mil alunos com altas habilidades nas escolas brasileiras.