As Atividades Lúdicas como um Diferencial na Diminuição da Agressividade no Recreio


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]





Assinale a s alternativa s correta s :


Para Huizinga, este pensador, é no jogo e pelo jogo que a civilização surge e se desenvolve. Mais do que isso, “o jogo é fato mais antigo que a cultura”. Dito de outra maneira, “a cultura surge sob a forma de jogo”. Para ele, o jogo é mais do que um fenômeno fisiológico ou um reflexo psicológico, o jogo “é uma função significante, isto é, encerra um determinado sentido”.
O pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana. As palavras, segundo Vygotsky, desempenham um papel central no desenvolvimento do pensamento e na evolução histórica da consciência como um todo.
Lino de Macedo diz que “Através do lúdico também se aprendem a brincar a divertir, que são qualidades da criança”. Quando brincamos de casinha ou de professor, construímos nossas hipóteses sobre estes conteúdos. A criança aprende e se desenvolve através dessas suposições e assim vão construindo sua personalidade. Então o certo seria bater nas crianças.
Para Freire, o professor deve ser capaz de vencer a arrogância e convocar os estudantes para a participação ativa das aulas, produzindo e adquirindo conhecimento com eles, permitindo que todos se tornem sujeitos de aprendizagem.


Assinale a s alternativa s correta s :


Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação: Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo.
No recreio organizado, o processo de aprendizagem é interrompido, busca aumentar a violência, os acidentes, a indisciplina, a correria e a gritaria durante este período.
Nas atividades, a criança tem a oportunidade de interagir com pessoas e objetos, liberar sua criatividade, explorar seus limites e adquirir repertórios comportamentais/ afetivos de forma reforçadora e prazerosa.
O recreio organizado, também chamado pedagógico, dirigido, surge, com o intuito de tornar este espaço-tempo ordenado, por meio de jogos dirigidos e com a participação de professores e alunos.



Declaro que EU estudei o conteúdo: As Atividades Lúdicas como um Diferencial na Diminuição da Agressividade no Recreio e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:53:03 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



ALESSANDRA GRAZIELLE DE MENDONÇA FARIA BOTTINI - nota (10) Nota que ALESSANDRA GRAZIELLE DE MENDONÇA FARIA BOTTINI obteve na avaliação do estudo. - resume:
esse tipo de projeto é muito importante onde as crianças vão aprender a se divertir na ora do recreio e aprender se socializar com as outras crianças diminuindo assim a violência no recreio.



Aline do Nascimento Rosa - nota (8.5) Nota que Aline do Nascimento Rosa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Tema muito importante e que merece toda a atenção dos profissionais que atuam na educação, pois realmente a hora do recreio é um momento muito difícil tanto para os alunos quanto para os educadores em relação a agressividade dos alunos.

Silvânia de Lima - nota (7) Nota que Silvânia de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Fazendo o uso do lúdico através de jogos e brincadeiras podemos despertar mais o interesse das crianças, e conhecimentos essenciais a práxis pedagógica podendo diminuir as agressividades no recreio.

Jéssica de oliveira Kiefer Lopes feix - nota (8.5) Nota que Jéssica de oliveira Kiefer Lopes feix obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é importante estar presente nos recreios e proporcionar atividades lúdicas e dirigidas para o melhor aprendizado dos alunos.

gênova barbosa cordeiro - nota (7) Nota que gênova barbosa cordeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas trabalhadas no horário do recreio,é um diferencial que deve ser administrada com frequência,pois assim realmente diminuirá a agressividade no recreio,trabalho em uma escola onde percebo claramente como as crianças se comportam. São crianças agressivas e rebeldes e acho que o lúdico seria muito bem aproveitado nestes casos.

CAROLINA VALLER BALDIN - nota (7) Nota que CAROLINA VALLER BALDIN obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a atividade lúdica é importante em toda a vida escolar da criança



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Apresentar a possibilidade de que os alunos aproveitem o intervalo de forma humanizado, através da integração social.