Atendimento ao Cliente


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Conceitue Atendimento ao Cliente:


Serviço ou produto oferecido ao cliente com um valor baixo.
Serviço realizado por trabalhadores liberais.
Refere ao serviço prestado pelas empresas de serviços ou que comercializam produtos a seus clientes.
Arte de venda.


Leia as questões abaixo sobre o módulo Atendimento ao Cliente e responda se são verdadeiras ou falsas.


Dois aspectos importantes em um atendimento são a empatia e a percepção. A empatia é a capacidade de escutar, ou seja, prestar atenção no que o outro diz. Já a percepção é o modo que se avalia uma pessoa.
A empresa que quiser conhecer mais seus clientes e suas necessidades pode coletar e analisar dados sobre suas preferências e hábitos.
A equipe não precisa saber o que está vendendo para poder prestar as informações necessárias aos clientes, afinal o bom vendedor sabe se virar em qualquer situação, até quando não conhece os produtos.
Entre os segredos de um bom atendimento, estão: • Determinar que os problemas devem ser solucionados rapidamente. • Fazer auditorias periódicas.


Para encantar um cliente, é preciso adotar alguns princípios de etiqueta e conduta. Sobre esses "princípios do bom atendimento ao cliente", é correto afirmar que:


É importante procurar fidelizar o cliente através da sua disposição em servi-lo da melhor maneira possível, buscando soluções para o seu problema.
É muito importante que o cliente perceba antipatia no seu atendimento, pois assim ele saberá que a empresa se coloca em seu lugar, para melhor atendê-lo, conhecê-lo e servi-lo.
Não se afaste do seu cliente. Siga seus passos aonde quer que ele vá. Não o deixe livre para tomar decisões ou ainda fazer suas próprias escolhas, até que ele saia da loja. Mostre-se solícito.
Deve-se saber as razões que levaram o cliente a entrar contato com a empresa, requisitando o atendimento, procurando entender seus questionamentos e solicitações.


Depois de ler e estudar sobre o módulo Atendimento ao Cliente, leia as afirmativas abaixo e avalie se são verdadeiras ou falsas.


Ao agregar valor emocional em tudo que a empresa e seus colaboradores fazem, diminuem as probabilidades de agradar seus clientes, e com isso, a rentabilidade.
O cliente percebe dois tipos de atendimento: o atendimento “mudo”, que são os bastidores da empresa o preparo da estrutura , e o atendimento “relacional”, que é o contato feito com o cliente.
A melhor estratégia para qualquer empresa é ter apenas um perfil de atendimento específico para todos os clientes.
Entre as características de um bom vendedor, estão: gostar de atender e saber ouvir.


Qual melhor forma de se atender um cliente?


Com displicência.
Ser antipático.
Com cortesia.
Ser ignorante.



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Wagner Luís Galvão de Lemos - nota (8) Nota que Wagner Luís Galvão de Lemos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que a importância que um bom atendimento pode gerar lucros ou prejuízos a uma corporação e os métodos corretos e eficazes fideliza o cliente.

Edivania Pereira Da Silva - nota (7.5) Nota que Edivania Pereira Da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
saber ouvir o cliente é essencial para que possa atender o cliente bem para saber o gosto do que realmente precise.

FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA - nota (8.5) Nota que FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi sobre as varias tecnicas e formas para agradar um cliente, aprendi também que devemos ter um perfil de atendimento para cada cliente de forma unica.

Roni da Silva Araújo - nota (8.5) Nota que Roni da Silva Araújo obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprende novos conceitos de atendimento ao cliente, como a maneira de se comportar, se interagir e como conquistar o cliente sobre a venda que lhe desejar.

Tatiane de Oliveira - nota (8.5) Nota que Tatiane de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Eu aprendi que par fazer um bom atendimento devemos procurar conhecer bem o cliente saber o que ele quer , ser simpático dar atenção ,procurar ouvir o cliente também é essencial,procurar envolver ele com nossa atenção e simpatia,fazer com que ele se sinta importante! Já trabalhei com vendas e procurava ser o mais atenciosa possível com meus clientes então eles sempre voltava na loja para ser atendido por mim.

Elisandra Maria da Vitória - nota (10) Nota que Elisandra Maria da Vitória obteve na avaliação do estudo. - resume:
Antes de oferecer o produto ou serviço as empresas precisam conhecer seus clientes,entender o cliente é um processo continuo.pois hoje os mesmos são mais conscientes e bem informados.por isso devem sempre suprir suas necessidades.

Leslie Felácio - nota (5) Nota que Leslie Felácio obteve na avaliação do estudo. - resume:
Devemos atender os clientes de forma gentil e saber falar sobre o produto desejado do cliente, tratarmos o cliente bem é muito fundamental pra o produto ser vendido, é bom sempre estar de bom humor e saber conversar com o cliente.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Em qualquer tipo de empresa quem vai determinar o sucesso da organização são os clientes, por isso é tão importante conhece-los melhor, descobrir suas preferências e expectativas em relação aos produtos ou serviços oferecidos.Constata-se que a tendência dos clientes é de repetir os padrões de consumo. Na empresa todos os funcionários devem estar empenhados em conhecer o perfil do consumidor e obter informações a respeito dos seus clientes e traçar um perfil de atendimento específico para cada um deles. Os funcionários devem passar por treinamentos periódicos e buscar aperfeiçoamento de suas funções para atender da melhor forma os seus clientes. Um bom vendedor tem o dever de compreender e atender as necessidades do cliente.

ISABELA RIBEIRO MANGUEIRA ABREU - nota (6.6) Nota que ISABELA RIBEIRO MANGUEIRA ABREU obteve na avaliação do estudo. - resume:
No Atendimento ao Cliente nota-se que é fundamental conhecer seus clientes e procurar agradá-los, sempre lhes prestando o melhor atendimento. Para isso é importante ter um amplo conhecimento sobre os produtos e serviços oferecidos, mostra-se sempre gentil e educado a fim de dar a melhor assistência possível e garantir assim a satisfação do mesmo.

Bruna Gorethi Alves Ramos - nota (11) Nota que Bruna Gorethi Alves Ramos obteve na avaliação do estudo. - resume:
o cliente satisfeito é aquele que teve suas necessidades atendidas pela empresa, com o produto ou serviço e o atendimento.

Ivanilda Francisca dos Santos Vieira - nota (6) Nota que Ivanilda Francisca dos Santos Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Realmente, o mercado consumidor está cada vez mais exigente, pois tantas são as ofertas e tantos são os produtos, facilidades, comodidades, descontos, com tantas vantagens, consome-se cada vez mais. Porém nada disso tem importância para o cliente se o atendimento ficar qualquer coisa abaixo da excelência. Como cliente eu priorizo mais um bom atendimento do que um preço menor, nem é necessário escolhas. Um atendimento esmerado é sempre preferido. Afinal, podemos escolher onde vamos gastar nosso dinheiro se o produto oferecido nos agradar e as pessoas que nos dará acesso a esses produtos forem , gentis e cordatas. O fator preço cai para última análise, mesmo poque é muito bom podermos voltar onde a credibilidade prevalece. O cliente é um ser dotado de inteligencia e percebe quando o vendedor está sendo desonesto, pois o seu intuito é apenas efetuar uma venda e o cliente é apenas o meio pelo qual ele vai atingir o seu objetivo.

Wagner Luís Galvão de Lemos - nota (8) Nota que Wagner Luís Galvão de Lemos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que a importância que um bom atendimento pode gerar lucros ou prejuízos a uma corporação e os métodos corretos e eficazes fideliza o cliente.

Karina de Oliveira Santos - nota (6) Nota que Karina de Oliveira Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Antes de vender seus produtos, as empresas precisam conhecer seus clientes, pois são os clientes que determinam o sucesso de cada empresa. Portanto, é de fundamental importância que as mesmas treinem seus funcionários para que possam atender e compreender as necessidades dos clientes.

RANIELLY CRISTINA SILVA - nota (8) Nota que RANIELLY CRISTINA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Em resumo o curso sugere métodos de interpretação dos mais diversos tipos de cliente, visando aprimorar as técnicas de atendimento e compreensão de suas particularidades e necessidades. Seguindo os passos e compreendendo sua essência, conquistar novos clientes e manter antigos se torna simples e essencial.

Patricia Santana Stockler - nota (8) Nota que Patricia Santana Stockler obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para que seja realizado um bom atendimento é necessário ter foco,ouvir o cliente,identificar a sua necessidade e atendê-la da forma mais eficiente possível.

kétele noemi das neves przybysz - nota (6) Nota que kétele noemi das neves przybysz obteve na avaliação do estudo. - resume:
Entender o cliente é um processo continuo, e compreender e atender as necessidades do consumidor e um dever do atendente vendedor .

antenor damasceno - nota (4) Nota que antenor damasceno obteve na avaliação do estudo. - resume:
O cliente tem que ser atendido com cordialidade, respeito, não olhar para o cliente visando somente o dinheiro dele. Ter empatia e percepção com cliente Solucionar problemas do cliente com rapidez.

Lucilia Aartins Alves - nota (8) Nota que Lucilia Aartins Alves obteve na avaliação do estudo. - resume:
eu aprendi que o cliente sempre tem rasão você deve trata-lo com educação e gentiliza .e difícil tratar as pessoas porque não e todo dia que você esta com o mesmo humor ou o cliente também .

Antônio Arlândio Lima Silva - nota (1) Nota que Antônio Arlândio Lima Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para atender bem á um cliente em primeiro lugar devo ter um sorriso no rosto pois a simpatia sera essencial no primeiro contato, ser gentil atencioso mas com o cuidado de deixar o mesmo a vontade, o cliente sempre tem razão mesmo em situações de discordância do mesmo nunca alterar o tom de voz procurar escuta-lo e tentar resolver da melhor maneira possível.falar com segurança e tranquilidade, sua maneira gentil e cortês de tratar o cliente sera seu cartão de visita.

Paulo da Silva - nota (9) Nota que Paulo da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Eu aprendi que devemos tratar os clientes Com Satisfação e Empatia. E que devemos traçar um perfil para tipo de cliente pois nem todo cliente é igual. Com Eu creio que se que atende o cliente souber lhe persuadir ou lhe conversar a comprar o produtor com certeza é por que o cliente gostou do Vendedor.

Luiz Alberto Bombardieri - nota (4.8) Nota que Luiz Alberto Bombardieri obteve na avaliação do estudo. - resume:
Vejo que o atendimento ao cliente deve ser fundamental, para a empresa que quer fideliza-lo... Dando sempre atenção e saber ouvi-lo são um dos princípios fundamentais... Alem de querer sempre ajuda-lo, o treinamento e a capacitação dos funcionários devem sempre serem levados em conta... As empresas no mundo de hoje estão sempre em competição por seus clientes.

Afonso Cipriano elau - nota (2.8) Nota que Afonso Cipriano elau obteve na avaliação do estudo. - resume:
o atendimento ao cliente e uma ferramenta de suporte nas organizações por as empresa preparam os seus colaboradores para melhor atender as nescidade da companhia e dos seus clientes e fornecedores.

Raissa Rocha Godinho - nota (8.6) Nota que Raissa Rocha Godinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que são os clientes que vão determinar o sucesso da organização, assim como também as estratégias para melhorar o relacionamento e contato com eles. É preciso conhecer as características do perfil consumidor e traçar um perfil de atendimento para cada um deles.

Linda Cristhian Pereira dos Santos - nota (3.4) Nota que Linda Cristhian Pereira dos Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ser autêntica e dinâmica é fundamental,ouvir as reclamações do cliente mesmo que ele esteja errado,se possível tentar resolver o problema sem passar para frente,quem faz a loja são os clientes devemos atende-los todos por igual,independente de cor e raça e sexualidade.

JAIRO RAFAEL DA SILVA GAMA - nota (7) Nota que JAIRO RAFAEL DA SILVA GAMA obteve na avaliação do estudo. - resume:
o atendimento ao cliente é a arte de encantar ou desencantar o cliente, dependendo de como ele for procedido. sendo que, se for um atendimento com excelência na qual envolve vários fatores como: cardealidade, educação, agilidade, dentre outros fatores, a empresa conquistara esse cliente através dessa arte de atender bem feita pelo funcionário da mesma, mas se for ao contrario, a empresa so perderá



FRANCISCO LEONEL DA SILVA NETO - nota (7.5) Nota que FRANCISCO LEONEL DA SILVA NETO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A PALESTRA SOBRE ATENDIMENTO AO CLIENTE FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA MIM POIS HOJE O QUE MAIS VEMOS É EMPRESAS PERDENDO CLIENTES POR FALTA DE UM BOM ATENDIMENTO, E COM ESSA PALESTRA PUDE EXPANDIR MINHA VISÃO.

FABIO RENATO OLIVEIRA MARQUES - nota (8.5) Nota que FABIO RENATO OLIVEIRA MARQUES obteve na avaliação do estudo. - comenta:
atender bem o cliente é ganhar um aliado em favor da empresa ,afinal depende do cliente pra uma empresa crescer também ,e para isso é importante um bom atendimento ao mesmo .

Weverson Trovão Araújo - nota (10) Nota que Weverson Trovão Araújo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Para quem trabalha com o público é ótimo se especializar, recomendo.

FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA - nota (8.5) Nota que FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aprendi que um bom atendimento é a alma de quase todos os negócios, e que exite um atendimento para cada tipo de cliente, ate porque cada cliente é único.

Roni da Silva Araújo - nota (8.5) Nota que Roni da Silva Araújo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
aprende como atuar nesse trabalho, assim compreende como atender qual cliente.

Angela Maria de Souza da Silva - nota (7.5) Nota que Angela Maria de Souza da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Atendimento ao Cliente é um assunto que contribui no enriquecimento e no aprimoramento de um bom atendimento, visando o crescimento mutuo de sua empresa.

Lucindo Pereira Cavalcante Neto - nota (10) Nota que Lucindo Pereira Cavalcante Neto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso muito prático e objetivo aborda pontos muito importantes em relação ao atendimento a cliente como por exemplo a as formas de conhecer seu cliente, identificar e solucionar problemas entre outros temas fundamentais.

erasmo bezerra da silva junior - nota (6.5) Nota que erasmo bezerra da silva junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aproveitem a oportunidade de se avaliarem a cada dia ,pois todos os dias precisamos de mais informação pra poder lidar com nossas dificuldades no nosso ramo que é tão competitivo.

Stefany Jennifer Carneiro da Silva - nota (10) Nota que Stefany Jennifer Carneiro da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Agregar a empresa seu próprio conhecimento e buscar sempre o crescimento profissional e pessoal, visa a efetivação no mercado.

Wagner Luís Galvão de Lemos - nota (8) Nota que Wagner Luís Galvão de Lemos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Atender bem independe de função ou corporação da qual fazemos parte.

Leslie Felácio - nota (5) Nota que Leslie Felácio obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aprendi como tratar o cliente, oque devemos fazer para o cliente se sentir bem. Devemos saber conversar com o cliente e estar de bom humor.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O atendimento ao cliente é primordial para o desenvolvimento da empresa, pois é ele quem vai determinar o sucesso da empresa. Cabe aos vendedores e todos da empresa buscar informações pessoais e sobre preferências para o melhor atendimento possível.Percebe-se que a tendência é repetir os padrões de consumo. Um bom vendedor é aquele que compreende e atende as necessidades do seu cliente.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O atendimento ao cliente é primordial para o desenvolvimento da empresa, pois é ele quem vai determinar o sucesso da empresa. Cabe aos vendedores e todos da empresa buscar informações pessoais e sobre preferências para o melhor atendimento possível.Percebe-se que a tendência é repetir os padrões de consumo. Um bom vendedor é aquele que compreende e atende as necessidades do seu cliente.

valeria de jesus brandão de almada - nota (6) Nota que valeria de jesus brandão de almada obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom o conteúdo que e dado, aprendi bastante, e agora irei só por em pratica tudo o que aprendi aqui... muito bom....

Cristine Gonçalves de Souza - nota (7) Nota que Cristine Gonçalves de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Com linguagem simples e objetiva, o curso de Atendimento ao Cliente me fez entender que é preciso capacitar "as pessoas que lidam com pessoas" de forma direta ou indireta, para que se possa estabelecer um vínculo de confiança, honestidade e transparência nessa relação. Nesse sentido, contribuições como essa certificas.com.br são de enorme valia para aqueles que querem ingressar nesse ramo.

ISABELA RIBEIRO MANGUEIRA ABREU - nota (6.6) Nota que ISABELA RIBEIRO MANGUEIRA ABREU obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso muito interessante que nos ajudar a entender como podemos nos sair bem no mercado de trabalho e nos prepara a ter um excelente Atendimento ao Cliente por sempre procurar agradá-los e satisfazer suas necessidades.

Bruna Gorethi Alves Ramos - nota (11) Nota que Bruna Gorethi Alves Ramos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei muito do curso, linguagem bem fácil e ótimas explicações.

Isleia da Silva Rcoha - nota (5) Nota que Isleia da Silva Rcoha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O atendimento ao cliente é um cenário em que, cada vez mais, as empresas disputam pela preferência de um mesmo cliente, a qualidade no atendimento se tornou fundamental.Portanto saber lidar com as oportunidades referentes a um bom atendimento garantirá um destaque eficaz aos produtos e serviços de uma empresa.

RANIELLY CRISTINA SILVA - nota (8) Nota que RANIELLY CRISTINA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A realização do curso "Atendimento ao Cliente" possibilita visualizar e compreender os processos que definem um atendimento eficiente e produtivo. Partindo de princípios básicos como a identificação dos mesmos e suas reais necessidades, até a melhor maneira de trata-los e conquista-los de maneira definitiva.

Patricia Santana Stockler - nota (8) Nota que Patricia Santana Stockler obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este curso me auxiliou a aprender novas técnicas de atendimento ao cliente e como utiliza-las de forma correta.

antenor damasceno - nota (4) Nota que antenor damasceno obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O ESF é um projeto bem elaborado que pode ajudar muitas famílias que não tem e que não pode pagar um convênio médico, a ter acesso tratamento e acompanhamento médico.

séfora cordeiro suassuna - nota (7.4) Nota que séfora cordeiro suassuna obteve na avaliação do estudo. - comenta:
atendimento ao cliente ,é uma forma de conhecer o cliente,e todo vendedor tem que conhecer o que ele vai vender a mercadoria saber respeita ,entender e saber o que o cliente procura ,sempre está do lado do cliente acompanhando na loja ,e deve satisfazer para o cliente sempre voltar a loja ,pegar os dados do cliente para ligar quando chegar mercadorias, sempre mostrar os melhores produtos ,saber lidar e com simpatia ao consumidor .

Luiz Alberto Bombardieri - nota (4.8) Nota que Luiz Alberto Bombardieri obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O atendimento ao cliente deve ser fundamental, para a empresa que quer fideliza-lo, dando sempre atenção e saber ouvi-lo são um dos princípios fundamentais... Além de querer sempre ajuda-lo, o treinamento e a capacitação dos funcionários devem sempre serem levados em conta... As empresas no mundo de hoje estão sempre em competição por seus clientes.

Bruna Oliveira Fussiger - nota (7.4) Nota que Bruna Oliveira Fussiger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Eu sou o tipo de pessoa que tenho muita dificuldade com atendimento ao cliente, mas com esse breve curso aprendi varias dicas e processos que irão facilitar totalmente no meu dia a dia.

GILMARA PEREIRA DA SILVA - nota (5.4) Nota que GILMARA PEREIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Atendimento ao cliente é um tema muito bom para quem quer realmente crescer no mundo do marketing, crescer pessoalmente e ser bem sucedido na vida .

Caroline de Carvalho da Silva - nota (7) Nota que Caroline de Carvalho da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom o curso, com ele eu aprendi a como tratar um cliente de forma correta.

JHENIFFER DOS SANTOS - nota (6.2) Nota que JHENIFFER DOS SANTOS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
ATENDER O CLIENTE BEM É A MELHOR FORMA PARA SEU NEGÓCIO EVOLUIR E LUCRAR. POIS ASSIM O CLIENTE SEMPRE VAI ESTAR LÁ.

Linda Cristhian Pereira dos Santos - nota (3.4) Nota que Linda Cristhian Pereira dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Dar credibilidade ao cliente, deixe ele se expressar,mesmo que ele esteja desequilibrado porque a todo tempo trabalhamos sobre pressão e o equilíbrio é fundamental independente da carreira.

Stefani Hernandes Lourenço - nota (6.2) Nota que Stefani Hernandes Lourenço obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um excelente curso onde adquiri competência e uma ampla visão para o atendimento ao cliente, e um melhor entendimento dos meus clientes !

Myllena Ferreira De Amorim - nota (3.6) Nota que Myllena Ferreira De Amorim obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Devemos sempre ter respeito, e limite em algumas coisas. Saber lidar com o próximo , entender e satisfazer suas vontades e necessidades.

ELAINE DE ANDRADE - nota (3.8) Nota que ELAINE DE ANDRADE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Atender bem seu cliente,irá beneficiar o crescimento de seu negocio

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No mundo competitivo de hoje, são os clientes que vão determinar o sucesso da organização. Aprenda sobre os principais aspectos do atendimento ao cliente.