Atividades Lúdicas para Alfabetização


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [20]






Quais são os quatro benefícios do lúdico para crianças citados no texto.


Físico.
Didático.
Social.
Intelectual.


Assinale a s alternativa s correta s :


O lúdico faz com que a criança trabalhe com seu criativo e assim aprenda com mais facilidade.
Os professores devem punir os alunos que não obedecerem as regras que devem ser rígidas para que assim possam aprender de forma correta.
Nenhuma criança pode aprender se divertindo.
Lúdico significa bater nos amigos.


O lúdico como objeto de transformação podemos firmar que:


Infelizmente a quem ainda considere que o lúdico como um passatempo, como perda de tempo. Este tema permite que vislumbre o lúdico na aprendizagem muito além de um mero passatempo e mais ainda, permitirá que vejamos os seus benefícios.
O lúdico permitirá o educador alcançar sucesso em sala de aula, tronando-se um importante instrumento facilitador no ensino-aprendizagem.
O lúdico só pode ser utilizado nas séries iniciais.
As atividades lúdicas não podem ser utilizadas como meio de alfabetização.


Após estudar o módulo sobre atividades lúdicas para alfabetização, leia as afirmações abaixo e assinale as alternativas corretas.


O jogo pode ser um instrumento pedagógico, pois desperta o interesse pelo tema estudado, incentiva a interação e ajuda as crianças a investigar.
Letramento é ler, compreender o conteúdo, interpretar e poder discutir o tema.
As atividades lúdicas facilitam o progresso da criança e criam um ambiente alfabetizador que favorece o processo de aquisição da autonomia.
Dentre as matérias escolares, apenas matemática permite a ludicidade como facilitador de aprendizado.


De que forma as ludoteca e os espaços recreativos favorecem a interação sociocultural?


As diferentes linguagens que trabalhamos em uma atividade lúdica, não só favorecem a aprendizagem como também a construção da inteligência e da personalidade.
A ludoteca é um espaço de socialização criativa, visto que ela favorece a criança realizar múltiplas atividades.
A atividade lúdica não contém possibilidades de expressão comunicativa.
Através das atividades lúdicas a criança pode desenvolver todas as suas potencialidades, e deve haver uma relação entre suas aprendizagens e os valores culturais dos pais e da comunidade.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Atividades Lúdicas para Alfabetização e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:53:31 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Veranice nunes Leonidio - nota (10) Nota que Veranice nunes Leonidio obteve na avaliação do estudo. - resume:
Alfabetização pode ser entendida como um processo de apropriação do sistema de escrita .letramento e ler compreender o conteúdo interpretar e descutir o tema.

Adailton Fernandes - nota (10) Nota que Adailton Fernandes obteve na avaliação do estudo. - resume:
É de possível compreensão que as atividades lúdicas devem fazer parte no processo de alfabetização dos nossos alunos. A ludicidade deve ser introduzida no desenvolvimento dos mesmos ela pois facilitará a compreensão dos conteúdos que obrigatoriamente serão abordados em sala de aula

Ana Lúcia Barbosa da Silva - nota (10) Nota que Ana Lúcia Barbosa da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As crianças têm necessidade de expressão e movimento para crescer. Não param de explorar o espaço e os objetos, na tentativa de estabelecer com eles um processo de interação numa ação contínua, dinâmica e livremente escolhida. Os espaços são um convite para se divertirem e se divertindo, os ambientes influenciam sua afetividade, sua disposição para as situações da vida cotidiana, o despertar de conceitos e o conhecimento de si mesmas. Pode-se afirmar que as atividades lúdicas permitem às crianças conviverem com alegria, favorecendo assim o desenvolvimento de diversos comportamentos.

Brenda mafort coutinho - nota (9.3) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
É importante que seja usado nas turmas de alfabetização o lado lúdico das coisas, pois é através dele que a criança aprende melhor. A aprendizagem tem que ser prazerosa para criança, para que a mesma sempre tenha a vontade de aprender mais.E isso só é possível usando a ludicidade, as brincadeiras.

Magnum Machado Fernandes - nota (9.3) Nota que Magnum Machado Fernandes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Como visto durante o curso, o ser humano, e especialmente a criança, aprende através de jogos e brincadeiras. Neste contexto, cabe ao professor planejar atividades lúdicas de modo a atender a uma demanda pedagógica específica, não fazendo o jogo pelo jogo, mas sempre como um meio para atingir um fim didático. Deve-se aproveitar a potencialidade da criança e sua inclinação aos jogos de modo a promover o desenvolvimento físico, social, didático e emocional. Assim, demonstraram-se, no curso, alguns materiais didáticos e técnicas para a alfabetização lúdica, que é um conceito positivo e indispensável à prática docente moderna.

MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA - nota (8.5) Nota que MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico é fundamental no desenvolvimento da criança. Garante seu desenvolvimento e facilita sua aprendizagem. Não pode ser visto como um mero passatempo, pois as brincadeiras e jogos tornam mais agradável o ambiente escolar e permite ao educando pensar, criar e inovar.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.5) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
A atividade lúdica para alfabetização é importante pois assim a criança pode aprender de uma forma mais branda e sem muita pressão, assim tendo o prazer em aprender, em conviver com as outras crianças e também aprender de uma forma mais alegre, gerando mais interesse.

Rosane Dias Sargento - nota (9.3) Nota que Rosane Dias Sargento obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Lúdico é mais que passatempo, ela ajuda no desenvolvimento, promovendo processos de socialização e descoberta do mundo, tem por objetivo mostrar a importância de se trabalhar com o lúdico em sala de aula e na escola, auxiliando os educadores a perceber a importância de se trabalhar com as atividades lúdicas. Muitos profissionais da área educacional utilizam a ludicidade como um recurso pedagógico, pois a utilização de recursos lúdicos, como jogos e brincadeiras, auxilia a transposição dos conteúdos para o mundo do educando. O lúdico aplicado à prática pedagógica não apenas contribui para a aprendizagem da criança, como possibilita ao educador aulas mais dinâmicas e prazerosas. Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo onde está inserida, aprende a respeitar o outro, a obedecer a comandos, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente. Na visão de alguns autores tais como Piaget e Vygotski, bem como o brinquedo enquanto objeto e suas qualidades, na tentativa de compreender a atividade lúdica infantil nos dias atuais, diante da subordinação à industrialização e ao avanço tecnológico. A conclusão final permite ressaltar a importância de se trabalhar com o lúdico, podendo ajudar e muito no processo de ensino/aprendizagem.

Sidnei da Silva Malta - nota (7.2) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
As escolas deveriam refletir sobre o uso de atividades lúdicas, pois preenchem as necessidades de crescimento e competitividade da criança. O brinquedo contribui para desinibição da criança e produz uma excitação mental fortificante, transformando atividades maçantes em atividades interessantes.

Nilza Alves de Lima - nota (6.6) Nota que Nilza Alves de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
O espaço escolar pode se transformar em um espaço agradável e prazeroso de aprender. E o lúdico permitirá o educador alcançar sucesso em sala de aula, tronando-se um importante instrumento facilitador no ensino-aprendizagem



DANIELA ROSA FIGUEREDO DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que DANIELA ROSA FIGUEREDO DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Com tanta tecnologias não tem como ensinar as crianças de forma tradicional ,mas devemos inserir em nossas aulas lúdicas para que as crianças aprendam brincando.

Elizete de Jesus Nantes da Cunha - nota (10) Nota que Elizete de Jesus Nantes da Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Com atividades lúdicas a integração na escola se torna mais fácil

Ana Lúcia Barbosa da Silva - nota (10) Nota que Ana Lúcia Barbosa da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Quando nos referimos à atividades lúdicas como instrumento de aprendizagem, abrimos espaço para várias linguagens que permitem a expressão do sujeito, o desenvolvimento de seu pensamento, sempre num processo de educação que favoreça o desejo de aprender.

ivone dos santos - nota (8.5) Nota que ivone dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é importante que o professor trabalhe com atividades lúdica na sala de aula, pois com atividades lúdicas a criança aprende brincando e o brincar faz parte do aprendizado

Analu Geronimo Celestino - nota (8.8) Nota que Analu Geronimo Celestino obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o tema é bastante importante para a formação do educador, e a utilização das atividades lúdicas são de extrema importância para a aprendizagem do aluno.

Brenda mafort coutinho - nota (9.3) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Alfabetização é a fase que a criança aprende a decifrar os códigos da língua falada e escrita , o letramento começa quando a criança começa a entender o uso social da língua.

Magnum Machado Fernandes - nota (9.3) Nota que Magnum Machado Fernandes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um esclarecimento sobre a alfabetização e o letramento: Alfabetização é o processo de apropriação do código escrito; Letramento é o adestramento aos usos sociais do código escrito. Na perspectiva de Bahktin, os gêneros textuais constituem-se em um conceito a ser desenvolvido na educação. Um modo de trabalhar os gêneros textuais bem interessante seria através dos jogos, que englobariam desde o gênero "instruções de jogo" até o gênero "diário".

MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA - nota (8.5) Nota que MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao estudar o tema: Atividades Lúdicas para Alfabetização,pude constatar mais uma vez, a importância do brincar, na aprendizagem. A maneira pela qual o lúdico se faz presente no cotidiano escolar e mais ainda,o modo como favorece a participação das crianças e a geração de estímulos em diversas áreas. Com isso, é possível trabalhar o lúdico em várias disciplinas e chegar a resultados satisfatórios, diante das brincadeiras e jogos, que o lúdico nos permite usar.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (6.5) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Extremamente importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, trabalhar com o lúdico facilita o aprendizado e viabiliza sociabilidade dentre outras coisas.

Diego souza silva - nota (6.2) Nota que Diego souza silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito importante o professor trabalhar com atividades lúdicas na alfabetização, pois ajuda o aluno no processo de aprendizagem. Ele vai brincando e aprendendo com o lúdico, conhecendo as letras do alfabeto, formando palavras e frase.

Processing your request, Please wait....

Veja neste módulo qual é a diferença entre alfabetização e letramento. Também aprenda como o lúdico pode ajudar na alfabetização de crianças e alguns exemplos de jogos para serem usados.