Atividades Lúdicas para Crianças e Adolescentes


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [19]






Após ler o módulo, veja as alternativas abaixo e assinale as opções verdadeiras.


O jogo, uma atividade lúdica, quando bem concebido e usado de maneira adequada pode oferecer muitas vantagens: fixa conteúdos, facilita a aprendizagem, permite a tomada de decisão e avaliações, dá significado a conceitos de difícil compreensão, socializa e estimula o trabalho em equipe, desperta a criatividade, o senso crítico, participação e o prazer em aprender.
A ludicidade vem perdendo espaço no cenário educacional, uma vez que a brincadeira, o brinquedo e o jogo não trazem nenhum benefício no aprendizado.
A ludicidade vem conquistando espaço no cenário educacional, uma vez que a brincadeira, o brinquedo e o jogo são essências da infância.
Nas atividades lúdicas a pessoa forma ideias, conceitos, se socializa e estabelece relações com os demais participantes, trabalhando com atitudes físicas e mentais.


Após estudar o módulo, leia as alternativas abaixo e responda se são verdadeiras ou falsas.


As crianças e adolescentes têm direito garantido em Lei de brincar artigo 16, ECA .
A infância vai desde o nascimento até mais ou menos 11 anos de idade.
Quando o educador se conscientiza das vantagens do lúdico, ele vai buscar ações educativas eficazes.
Já a OMS Organização Mundial da Saúde define como adolescente o indivíduo entre 10 e 30 anos de idade.


Como trabalhar o lúdico na educação infantil ?


A ludicidade pode ser aplicada desde o zero ano até o adulto - não há limites. Tanto na escola como no trabalho. Enfim, em qualquer situação em que se objetive aguçar o desenvolvimento integral ou parcial do indivíduo. Na escola, é preciso saber a matéria e a faixa etária para se aplicar o brinquedo ou jogo de acordo e, assim obter êxito. O lúdico pode ser encaixado em qualquer atividade. Só depende da criatividade do professor ou da professora.
Não fazendo nada.
Deixando as crianças se baterem.
Não produzindo e desenvolvendo conhecimento.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Atividades Lúdicas para Crianças e Adolescentes e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:42:16 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



claudineia porto dos santos - nota (10) Nota que claudineia porto dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas são muito importantes para a aprendizagem das crianças e adolescentes vão adquirir muitas habilidades como respeitar os colegas obedecer regras,além disso com brincadeiras e jogos todos aprende e adquirem conhecimento de uma forma divertida e prazerosa.Muito bom esse estudo.

JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO - nota (10) Nota que JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO obteve na avaliação do estudo. - resume:
compreender os estudos através da brincadeira,como facilita o aprendizado,é uma transformação na realidade social.É uma mudança no ensino tradicional.

ALESSANDRA VICENTE S BACARO - nota (8.5) Nota que ALESSANDRA VICENTE S BACARO obteve na avaliação do estudo. - resume:
As brincadeiras fazem parte danatureza infantil e levam ascrianças aos estágios dedesenvolvimento de cada etapada vida, até sua vida adulta

Maria Ediene Freitas - nota (8.5) Nota que Maria Ediene Freitas obteve na avaliação do estudo. - resume:
eu aprendi que as crianças e os adolescentes têm direito garantido em Lei de brincar artigo 16, do ECA e a infância vai desde o nascimento até mais ou menos 11 anos de idade ser criança e tudo de bom na vida.

Ederaldo Lucas Taborda - nota (6.7) Nota que Ederaldo Lucas Taborda obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ao estudar o conteúdo proposto, tive a oportunidade de aprender bastante coisas significativas,pois as atividades lúdicas proporciona a vivencia de um mundo criado pela imaginação. Portanto a ludicidade é de extrema importância para o desenvolvimento psicológico, criatividade, sentimentos, motor, afetivo, etc.

Brenda mafort coutinho - nota (7.7) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas precisam fazer parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes. Através das atividades lúdicas a criança desenvolve capacidade de raciocínio a capacidade motora e a criatividade. As brincadeira são de extrema importância para a socialização infantil e para o desenvolvimento afetivo, mental, intelectual. Trabalhar com o lúdico faz com que as crianças e adolescente aliviem suas tensões vençam seus medos , melhores sua auto estima, proporcionando a ela um maior bem estar.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (7.7) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Entre 10 e 12 anos de idade estão ocorrendo transformações corporais e mudanças nos hormônios, sendo assim atividades que envolvem mais esforço físico são indicadas, como por exemplo, esportes, que aumentam a interação social, jogos de tabuleiro, que ensinam as regras. Brincadeiras com bola, água, correr, saltar, esconder, equilibra, que estimulam a destreza corporal e fortalecem a musculatura, além de envolver aspectos lúdicos e boa convivência. Ler, desenhar, jogos de passatempo, desenhar e pintar, cuidar de plantas, jogos de videogame, etc... A infância é dividida em três etapas: Primeira Infância que vai dos 0 aos 3 anos, Segunda Infância que vai dos 3 aos 7 anos, Terceira Infância que vai dos 7 até o inicio da adolescência. A Adolescência segundo o Brasil vai dos 12 aos 18 anos, mas segundo a OMS 10 aos 20. O trabalho lúdico com crianças e adolescentes é de extrema importância pois com eles é possível trabalhar e melhorar aspectos importantes na vida. É importante que o educador se empenhe para interagir junto a criança e adolescente para que assim os jogos sejam entendidos e não tenha confusão. Atividades Lúdicas trabalham sob 3 funções importantes: Socializadora, pois ensina os hábitos de convivência. Psicológica, pois aprende a controlar seus impulsos. Pedagógica, pois trabalha interdisciplinaridade e o erro de forma positiva tornando o agente ativo do seu processo de desenvolvimento.

Eni Pinheiro de Souza - nota (7.7) Nota que Eni Pinheiro de Souza obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi no curso Atividades Lúdicas para Crianças e Adolescentes, que através de jogos e brincadeiras também se pode aprende, o que leva as crianças e adolescentes a se interessarem mais pelo aprendizado, pois brincando eles desenvolve a memoria e a agilidade. Os jogos não são apenas para crianças e adolescentes servem também para os adultos, principalmente para se socializarem e serve para ativar a memoria e se exercitar. Só que os educadores tem que se esforçar e se empenhar, tendo em vista que muitas escolas ainda não desenvolveram esse tipo de forma de aprendizado, tem sempre que se renovar para que não fique em uma mesmice e se torne rotina.Assim tanto os alunos se divertem aprendendo como os professores tornam suas aulas criativas e atraentes.



GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas são muito importantes não só na fase infantil, mas também com adolescentes, essas atividades são uma forma de descontrair o aluno e ao mesmo tempo educá-lo.

claudineia porto dos santos - nota (10) Nota que claudineia porto dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao estudar as atividades lúdicas para crianças e adolescentes me ajudou a ter mais conhecimento sobre o assunto e saber a importância do lúdico ele pode transformar a maneiro do professor ensinar e dos educandos aprender.

JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO - nota (10) Nota que JOSINEIDE GOMES DE OLIVEIRA PINHEIRO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
MUITO INTERESSANTE ESTE ESTUDO.E DEVERIA RECICLAR OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CURSOS DESSE NÍVEL SENDO OBRIGATÓRIO. Ao participar junto com as crianças das brincadeiras, ambos aprendem através da interação,

Fátima Silva - nota (10) Nota que Fátima Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Através das atividades lúdicas a criança desenvolve a criatividade, a capacidade de raciocínio e motora. As brincadeira são importantes para a socialização, desenvolvimento afetivo, mental, intelectual. A ludicidade faz com que as crianças e adolescente se descontraiam aliviando tensões que fortalecem a auto estima, proporcionando segurança e bem estar.

Fernanda de Paula Girardelo - nota (10) Nota que Fernanda de Paula Girardelo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O jogo aumenta a motivação do aluno a querer aprender sempre mais e a buscar novos conhecimentos, fazendo com que ele desenvolva habilidades e melhore o rendimento escolar.

Maria Ediene Freitas - nota (8.5) Nota que Maria Ediene Freitas obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O jogo é uma atividade lúdica e bem concebido e usado de maneira adequada pode oferecer muitas vantagens para todo mundo fixa conteúdos, e facilita a aprendizagem, e permite a tomada de decisão e avaliações, da significado a conceitos de difícil compreensão, o jogo também socializa e estimula o trabalho em equipe, desperta a criatividade, o senso crítico, participação e o prazer em aprender.

Daniella Melo - nota (7.7) Nota que Daniella Melo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas precisam fazer parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes

Brenda mafort coutinho - nota (7.7) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas precisam fazer parte do cotidiano das crianças e dos adolescentes. Através das atividades lúdicas a criança desenvolve capacidade de raciocínio a capacidade motora e a criatividade.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (7.7) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito interessante, fez com que pudesse entender a importância de trabalhar o lúdico em diferentes fases da vida, para que a criança e o adolescente aprendam e possam construir seu eu.

Sabrina Lemos viana - nota (10) Nota que Sabrina Lemos viana obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas quando bem orientadas por professores conscientes do poder dessa educação através de jogos e seus objetivos ,nos mostram que na fase adulta são de suma importância.

Eni Pinheiro de Souza - nota (7.7) Nota que Eni Pinheiro de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
aprendi que nada melhor para trabalhar com as crianças do que as atividades lúdicas, pois assim ensinamos e brincamos com os alunos ao mesmo tempo.

Processing your request, Please wait....

Aprenda neste módulo a importância de trabalhar o lúdico com crianças e adolescentes. Veja também como trabalhar o lúdico para diferentes faixas etárias.