Atividades para Educação Inclusiva


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A inclusão está ganhando espaço cada vez maior em toda educação e sociedade em geral. Referente ao tema indique Verdadeiro ou falso.


Quando incluídas em classes regulares as crianças aumentam suas habilidades.
A educação Inclusiva entende que a escola deve ensinar o aluno a compartilhar o saber , o sentido das coisas, as emoções a discutir e trocar experiências.
A inclusão parte do Pressuposto que o aluno deve se ajustar a escola.
Não é necessário que o professor saiba sobre a inclusão para trabalhar com pessoas com deficiência.


São métodos que podem ser aplicados na Educação Inclusiva:


Mudanças nas formas de ensino e avaliação e não no conteúdo a ser transmitido para os alunos com NEE.
A mesma forma de ensino e avaliação aplicada aos alunos que não tem necessidades espaciais.
A presença de um educador na sala regular para auxiliar o professor com alunos em situação de inclusão.
Mudanças na escola para atender a necessidades de todos os alunos.


Quais atitudes o professor deve ter em sala de aula em relação a educação inclusiva?


Deve isolar o aluno e trazer as mesmas atividades dos demais, não se preocupando em fazer adaptação do conteúdo.
Fazer interação entre os alunos, bem como atividades em dupla ou e grupo, integração do aluno com deficiência e ajuda-lo na adaptação junta a escola.
Fazer atividades Lúdicas que ajudem no desenvolvimento da criança.
Deixar a criança de lado e dar atenção ao restante da turma.


Através do que conhecemos sobre atividades Lúdicas podemos afirmar que:


Durante as atividades lúdicas não há por parte de quem as pratica, um olhar para o diferente, neste caso o alunado especial, mas todos são vistos como capazes de realizar a atividade coletivamente, dentro das suas capacidades físicas, intelectuais, sociais, enfim, o ato do brincar/jogar, ocasiona a interação dos educandos desta maneira o educando especial é incluído através da ação lúdica.
As atividades lúdicas não são indicadas para a educação Especial.
O ato do brincar ou jogar traz muitos benefícios para quem participa dessa atividade, pois, contribui para o desenvolvimento físico, social, intelectual, respeito ao outro, a criança supera os desafios através da brincadeira ou jogo, além disso, os educandos aprendem a serem cooperativos, aprendem regras, a lidar com seus limites, enfim, não é somente uma atividade que proporciona alegria, prazer, divertimento, direta ou diretamente está trabalhando na formação do sujeito, para que ele aprenda a conviver com os outros, a respeitar, a aceitar as pessoas que são diferentes, independente que tenham ou não alguma deficiência.
Brincar, jogar é algo natural e universal do ser humano, compreendem atividades que proporcionam alegria, divertimento, prazer para os que estão envolvidos na ação, além de ajudar no desenvolvimento físico, intelectual, emocional, social do sujeito. Essas atividades lúdicas estão presentes em todas as classes sociais, crianças de várias idades brincam, se divertem através da ludicidade.


Após estudar o módulo sobre Atividades para Educação Inclusiva, leia as alternativas abaixo e selecione as opções corretas.


A tecnologia assistiva também pode ser chamada de Ajudas Técnicas.
O portador de necessidade educativa especial é o aluno que apresenta em caráter permanente algum tipo de deficiência.
A tecnologia pode auxiliar o ensino de crianças com NEE, não servindo apenas como um recurso didático, mas também como uma ferramenta para o ensino diferenciado.
A educação inclusiva é uma modalidade de ensino que tem como objetivo promover o desenvolvimento de potencialidades de portadores de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, nos diferentes graus e níveis de ensino.



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Simoneide Bandeira da Silva - nota (8.5) Nota que Simoneide Bandeira da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas na educação inclusiva fazem a diferença, jogos , brinquedos, uma sala aconchegante, através das atividades o aluno consegue ter uma melhor assimilação dos conteúdos, ter uma melhor compreensão do mundo e interagir com os outros e obter noções básicas de comportamento.

Josiane Santos Da Silva - nota (10) Nota que Josiane Santos Da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades usadas com crianças com deficiência visual são: As simples,as que envolvem outros sentidos sensações táteis e as degustativa sentidas com o olfato e o paladar.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
O vídeo mostra um pouco do que é a inclusão e como a escola se reporta frente as diferenças, onde fica claro que é necessário que a escola busque o melhor para os alunos, que ela se adapte a dificuldade de cada um, e principalmente que o trabalho aconteça de forma que atinja a todos e com intuito de trabalhar a autonomia dos alunos. Mostra dicas de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula, como realizar atividades dinâmicas com jogos principalmente com alunos TDHA, para que eles aprendam a ter paciência e saber perder. Também dá dicas para trabalhar com dinheiro, atividades de supermercado na escola que mostre aos alunos essa possibilidade e que ele tenha segurança na vida.

Veranice nunes Leonidio - nota (10) Nota que Veranice nunes Leonidio obteve na avaliação do estudo. - resume:
O respeito e valorização dessa criança ,rompe oindividualismo , traz igualdade quando adotamos uma situação para que esse aluno participe das atividades estaremos dando a ele uma possibilidade de desenvolvimento uma melhor evolução

Jucineia Nunes Gervásio - nota (10) Nota que Jucineia Nunes Gervásio obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para uma Educação Inclusiva de alunos com necessidades especiais, pode-se desenvolver atividades como jogos de competição para aqueles que tem dificuldades de atenção.

Simoneide Bandeira da Silva - nota (8.5) Nota que Simoneide Bandeira da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas na educação inclusiva fazem a diferença, jogos , brinquedos, uma sala aconchegante, através das atividades o aluno consegue ter uma melhor assimilação dos conteúdos, ter uma melhor compreensão do mundo e interagir com os outros e obter noções básicas de comportamento.

Andreia Rochinski - nota (6.8) Nota que Andreia Rochinski obteve na avaliação do estudo. - resume:
As crianças com necessidades deve sem incluídas na escola normal, onde deve haver uma metodologia adequada para o ensino, a escola deve ser adaptada e com professores especializados para atender as necessidades dos alunos. O professor deve promover atividades lúdicas e adaptar de acordo com a necessidade do aluno.

SELMA XAVIER MARÇAL - nota (5) Nota que SELMA XAVIER MARÇAL obteve na avaliação do estudo. - resume:
O curso traz várias atividades lúdicas para fazer com as crianças de Educação Inclusiva,mas também tendo a participação dos alunos que caracterizamos de "normais". As atividades sugeridas pelo palestrante ajuda o desenvolvimento educacional respeitando as dificuldades de cada um.

Sidnei da Silva Malta - nota (7.4) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades pra educação inclusiva é uma modalidade de ensino que tem como objetivo promover o desenvolvimento de potencialidades de portadores de necessidades especiais, condutas típicas ou altas habilidades, nos diferentes graus e níveis de ensino. A educação inclusiva está se tornado cada vez mais comum, e permite que crianças com NEE aprendam com seus colegas na mesma classe.



Josiane Santos Da Silva - nota (10) Nota que Josiane Santos Da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nos como futuros educadores,devemos desenvolver atividades relativas em sala de aula,conforme a necessidade que cada criança necessita e devemos envolver principalmente aquela criança com necessidades educativas especiais a relacionando com o outro ou o meio social.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O material está bem resumido e de fácil compreensão. E é isso mesmo o que precisamos que o assunto Inclusão com dicas de atividades seja facilitado para que todos os educadores possam ter acesso e compreender que a escola hoje precisa estar preparada para receber todos os alunos e adaptar-se a eles, realizar um bom trabalho para que todos aprendam conteúdos básicos que tenham relação com o dia a dia dos alunos.

Jucineia Nunes Gervásio - nota (10) Nota que Jucineia Nunes Gervásio obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este estudo possibilita a aquisição de novos conhecimentos sobre Educação Inclusiva, permitindo assim que os docentes que tenham alunos com necessidades especiais em sala de aula saibam desenvolvam melhor suas práticas de ensino para com este, através das atividades propostas, possibilitando uma aprendizagem mais significativa e dinâmica tanto para a vida escolar quanto para o dia a dia desse aluno.

wivian mary de souza santana - nota (8.5) Nota que wivian mary de souza santana obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A interação na sociedade e um passo importante para o desenvolvimento da criança .

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Saber introduzir atividades ao alunos com necessidades especial é fundamental, bem como saber conduzi-los durante o desenvolvimento desta tarefa.

ivone dos santos - nota (6.5) Nota que ivone dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
trabalhar com inclusão é importante para o aprendizado do professor

Andreia Rochinski - nota (6.8) Nota que Andreia Rochinski obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação inclusiva deve atender as necessidades de todos aluno que dela precisem, visando a inclusão de alunos com determinadas necessidades na escola normal.

SELMA XAVIER MARÇAL - nota (5) Nota que SELMA XAVIER MARÇAL obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Estamos lutando por uma educação para todos,e a escola Inclusiva é aquela que abre espaço para todas as crianças,abrangendo aquelas com necessidades especiais.Este curso nos enriquece pois veio explicar sobre cada uma e como desenvolver atividades

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Neste módulo veja alguns conceitos sobre a educação inclusiva e como trabalhar com crianças com necessidades educativas especiais. Veja algumas sugestões de atividades e brincadeiras para a educação inclusiva.