Atuação do Psicólogo Frente aos Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [1]





Assinale a s alternativa s correta s :


De acordo com Gauderer 1997, os pais que têm filhos com problemas sofrem. Isso é inevitável e sem exceção, e sofrem tanto mais quanto maior for a problemática do filho, a dificuldade de tratamento, a cronicidade do processo e também quanto maior for seu nível de sensibilidade. O psicólogo ajuda os pais a compreenderem, discutirem, entenderem, além de trazer à tona sentimentos universalmente presentes em todos aqueles que têm filhos com problemas, ou seja, negação, culpa, frustração, impotência, ressentimento, raiva, rejeição, além de fantasias diversas.
Inicialmente, as crianças com síndrome de Rett são diagnosticadas como autistas, devido à deficiência acentuada nas interações sociais em ambas as síndromes. Porém, existem algumas diferenças previsíveis que se desenvolvem no processo da síndrome, como a perda das aptidões verbais, problemas respiratórios e desaceleração do desenvolvimento craniano, ausentes no autismo. DSM-IV, 1995.
Para possibilitar melhor qualidade de vida à criança que se encontra num processo deteriorante, faz-se necessário o trabalho do psicólogo junto à família e aos professores que atendem as crianças, acompanhando-os e esclarecendo-os sobre o desenvolvimento da síndrome. Esse tratamento poderá ser mais eficaz quando realizado com uma equipe multidisciplinar.
Dentro dos quadros de Rett, concluiu-se que na maioria dos casos são meninos que tem a doença. E o tratamento consiste em tira-lo da escola e fazer com que o mesmo beba todos os dias 3 copos de suco de laranja para que assim possa curar sua doença. OMS


Sobre a Atuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil, assinale as alternativas que considere corretas.


Infelizmente, muitas crianças autistas com severas dificuldades de aprendizado estão em estabelecimentos em que suas necessidades não são reconhecidas e onde elas causam consideráveis problemas de manejo ao professor e à sala. Nestes casos, a melhor solução é o encaminhamento para um atendimento especializado. Ellis, 1996.
“A avaliação diagnóstica de uma pessoa incapacitada deve ser centralizada nas suas possibilidades, isto é, na sua capacidade de realização, independentemente de sua limitação física, intelectual ou sócio emocional”. Amiralian, 1986, p.68.
A síndrome de Asperger “caracteriza-se pelo mesmo tipo de anormalidades qualitativas de interação social recíproca que tipifica o autismo, junto com repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo” OMS,1992.
A Síndrome de Asperger não tem cura e é considerada a forma mais severa de TGD.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Atuação do Psicólogo Frente aos Transtornos Globais do Desenvolvimento Infantil e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 3/23/2017 4:17:33 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.161.161.92




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



BRUNA MICHELLE DOS ANJOS - nota (7) Nota que BRUNA MICHELLE DOS ANJOS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
AS LIMITAÇÕES OU SÍNDROMES NÃO IMPEDEM AS PESSOAS DE APRENDER



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Os autores fazem uma revisão bibliográfica sobre a atuação do psicólogo frente aos transtornos globais do desenvolvimento infantil.