Conceitos de Cartografia


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]






A cartografia é usada para qual objetivos?


Navegações e localizações geográficas.
Edificações.
Trânsito.
Paisagens.


Leia as alternativas abaixo e responda se são verdadeiras ou falsas.


Escala é a relação matemática entre as dimensões do objeto no real e a do desenho que o representa em um plano ou mapa.
Cartografia é a ciência que trata da concepção, produção, difusão, utilização e estudo dos mapas.
As representações cartográficas podem ser por traço ou por imagem.
O mosaico é um tipo de representação cartográfica por traço.


A escala cartográfica é um elemento essencial em um mapa, leia as alternativas e descubra quais estão corretas:


A escala pode ser representada de duas formas, a escala gráfica e a numérica.
A escala é definida da seguinte maneira: E=d/D, onde E=escala, d=distancia no mapa e D=distancia real.
A escala é considerada grande quando os elementos são muito reduzidos e pequena quando os elementos são pouco reduzidos.
Escala não é uma relação matemática entre as dimensões do objeto no tamanho real e a do desenho que o representa em um mapa.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Conceitos de Cartografia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:56:03 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Emanuélle Soares Cardozo - nota (10) Nota que Emanuélle Soares Cardozo obteve na avaliação do estudo. - resume:
Cartografia é a ciência de estuda os mapas, a mesma é de extrema importância para vida dos seres humanos, pois sem ela seria impossível a localização. Os mapas podem ser divisos em vários modelos com diferentes objetivos, nos dias atuais com a internet e o GPS ficou mais fácil o entendimento dos mapas.

GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A cartografia é de suma importância no ensino da geografia, já que não é possível estudar com mapas sem sequer saber o que eles representam, o concito básico e mais importante da cartografia é a escala, que nada mais é do que uma relação matemática entre o objeto real e a representação na carta. Sabendo o que é escala, como se calcula, da seguinte forma E=d/D, onde E=escala, d=distancia no mapa e D=distancia real e como representá-la de duas formas, a gráfica e a numérica já é possível se compreender muita coisa nos mapas e cartas.

Fabiana Rodrigues da Rosa - nota (8) Nota que Fabiana Rodrigues da Rosa obteve na avaliação do estudo. - resume:
A escala numérica é uma das principais aplicações da cartografia. Ela pode ser representada graficamente sob a forma de uma linha graduada, na qual a relação entre as distâncias reais e as representadas nos mapas, cartas ou outros documentos cartográficos, é dada por um segmento de reta em que uma unidade medida na reta corresponde a uma determinada medida real



Emanuélle Soares Cardozo - nota (10) Nota que Emanuélle Soares Cardozo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Foi muito interessante o mini curso, creio que alguns conteúdos deveriam ser mais aprofundados, todavia, foi muito interessante.

GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que GUSTAVO BERTOLDO DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Apesar de ser um tema muito interessante e ter abordado alguns conceitos básicos da cartografia, os conteúdos apresentados não são suficientes para um aprendizado completo, mas para um professor de geografia trabalhar com esse conteúdo em suas escolas é bastante interessante, já que a cartografia vem sendo deixada de lado nas escolas, mesmo ainda trabalhando com mapas nos livros didáticos, mas os conceitos principais, como de escala, como usa-la e quais formas de se representa-la no mapa são bem sucintas e de fácil aprendizado até mesmo para os leigos no assunto.

Francisco José Fernandes Neto - nota (7.7) Nota que Francisco José Fernandes Neto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Conhecer uma carta geográfica, bem como sua utilização é um estudo bem elaborado, regimentado por associações competentes, tanto a nível nacional quanto internacional, que sistematizam normas universais que não se modificam em qualquer lugar do globo terrestre. A Associação Cartográfica Internacional é o órgão que rege e torna igualitária em todo o mundo estas normas. Nenhum país pode transformar ou adaptar qualquer que seja um conceito sem que este passe pelo crivo dessa associação, bem como pelo estudo de cientistas que a pesquisam e estruturam esse conhecimento. Assim, em qualquer lugar que se esteja, independente da língua que se fala, os conhecimentos e conceitos cartográficos sempre serão os mesmos.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Neste módulo aprenda os principais conceitos de cartografia. Aprenda como ler escalas cartográficas, quais são os tipos de projeção cartográfica e o que é cartografia digital. Veja também sobre os Sistemas de Informação Geográfico SIG .