Criança e Adolescente em Situação de Risco


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [17]






Leia as opções abaixo e assinale as alternativas corretas sobre as situações de risco de crianças e adolescentes.


Colocação em família substituta é uma das medidas protetivas.
Situação de risco é quando uma criança ou adolescente está com seus direitos fundamentais violados ou ameaçados de lesão.
A violência doméstica podem ser classificados apenas em física ou psicológica.
As medidas protetivas são aplicadas com o objetivo de cessar a situação de risco, proteger a criança ou adolescente e garantir o usufruto dos direitos ameaçados ou violados.


Quem decide que a família deve perder a guarda de uma criança?


O conselho tutelar.
Somente o juiz da vara da infância.
A família.
A policia.


Quais alternativas são corretas com relação ao módulo Crianças e Adolescentes em Situação de Risco?


A prevenção e erradicação do trabalho infantil e proteção do trabalhador adolescente é uma das principais pautas do CONANDA.
O ECA determina que em cada município deve haver, no mínimo, um Conselho Tutelar.
O ECA não estabelece sanções para pais ou responsáveis, apenas para os menores de dezoito anos.
De acordo com o Estatuto, criança é o indivíduo de idade até doze anos incompletos, e adolescente, aquele com idade entre doze e dezoito anos.


Quais as principais pautas do CONADA?


Regulamentação e proteção do trabalhador menor de 16 anos.
Criação de parâmetros de fundamentos e ação para as diversas partes integrantes do sistema de garantia de direitos.
Combate a violência e exploração sexual.
A prevenção e a erradicação do trabalho infantil.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Criança e Adolescente em Situação de Risco e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:39:52 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Neydiala Martins de Souza Dias - nota (6.7) Nota que Neydiala Martins de Souza Dias obteve na avaliação do estudo. - resume:
Através do estudo, pudemos compreender que: O Estatuto da Criança e do Adolescente é a lei que cria condições de exigibilidade para os direitos da criança e do adolescente, que estão definidos no artigo 227 da Constituição Federal, instituído em 13 de julho de 1990; O CONANDA consiste em um o órgão máximo, em âmbito federal, encarregado da formulação, monitoramento e avaliação das políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Sua composição democrática e paritária inclui 14 representantes dos vários ministérios, bem como 14 representantes de organizações não-governamentais com atuação nacional. A capilaridade do Conanda se concretiza por meio de uma rede de conselhos estaduais e municipais de direitos da criança e do adolescente; Situação de risco se faz presente quando uma criança ou adolescente está com seus direitos fundamentais violados ou ameaçados de lesão. Pode ocorrer por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável e em razão da própria conduta da criança e do adolescente, são consideradas situações de risco quando a criança ou adolescente sofre maus tratos, sejam eles físico, psicológicos, sexuais abuso ou exploração e negligencias. quando as crianças são encontradas em situação de risco os órgãos responsáveis entram com as medidas protetivas que consistem em cessar a situação de risco , protegendo a criança ou adolescente garantindo seus direitos.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (10) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
as medidas protetivas a criança e adolescentes são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos na lei forem ameaçados ou violados.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (7) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O ECA é o estatuto de criança e adolescente que foi criado para proteger e garantir os direitos de ambos, em relação a exploração do trabalho, violência sexual, física, moral, que oprimem crianças e adolescentes. A lei que regulamenta esta proteção é a 8069 de 13 de julho de 1990. E atua de forma predominante na sociedade, para combater os fatores que tentam desconstruir os alicerces necessários para que crianças e adolescentes sejam homens e mulheres íntegros, assumindo seu papel e valores diante da sociedade.

Beatriz Silva - nota (7.3) Nota que Beatriz Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Situação Risco, está com direitos fundamentais violados ou ameaçados de lesão á criança e adolescente.

Elisangela de Macedo Gomes - nota (9.3) Nota que Elisangela de Macedo Gomes obteve na avaliação do estudo. - resume:
MUITO SE FALOU SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE RISCO E É PARA ISTO QUE SERVE O ECA PARA PRESERVAR OS SEUS DIREITOS E PROTEGE-LOS DENTRO DA LEI.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (6.8) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
quando a criança é colocada em situação de risco, é necessária a intervenção para que não agrave sua situação, nesta hora que entra a equipe assistencial

Marta Dias dos Santos - nota (6.5) Nota que Marta Dias dos Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Nesse curso aprendi sobre o ECA, Estatuto da criança e do adolescente, que tem o objetivo de proteção integral da criança e do adolescente e foi considerado um marco dos direitos da criança e adolescentes. Esta em vigor desde 1990. O curso explica também sobre a violação de direitos e situações de risco para as crianças e adolescentes.



Neydiala Martins de Souza Dias - nota (6.7) Nota que Neydiala Martins de Souza Dias obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Através do estudo deste módulo pude compreender melhor as competências de cada órgão responsável por garantir a segurança e proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (7) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Acredito que o tema criança e Adolescente em situação de risco, tem extrema importância na vida profissional e social, através dele podemos observar o quanto necessitamos está atentos para os problemas relacionados a criança e ao adolescente que serão a futura geração do nosso país, e necessitam está com os direitos garantidos, tanto físico, mental, espiritual, escolar, entre outros.

Cintia Nogueira Rodrigues dos Santos - nota (6.7) Nota que Cintia Nogueira Rodrigues dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Pude identificar os avanços, em termos de leis, obtidos com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente, embora tenhamos clareza de que muito ainda há que ser feito para garantirmos os princípios norteadores deste Estatuto.

Emmanuelle Pereira da Silva - nota (9) Nota que Emmanuelle Pereira da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As crianças e adolescentes vitimas de situação de risco são identificadas pelo Conselho Tutelar local, somente eles podem fiscalizar e encaminhar essa criança ou adolescente uma instituição que vise a sua melhoria.

Beatriz Silva - nota (7.3) Nota que Beatriz Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os pais ou responsáveis devem orientar as crianças e acompanha los para não sofrerem nenhum tipo de situação de risco.

Elisangela de Macedo Gomes - nota (9.3) Nota que Elisangela de Macedo Gomes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
TODO O MATERIAL QUE USARMOS PARA INVESTIR NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE É LUCRATIVO, POIS UMA CRIANÇA BEM INSTRUÍDA E PROTEGIDA HOJE É O CIDADÃO BEM SUCEDIDO AMANHÃ.

Fernando da Silva Pereira - nota (7.5) Nota que Fernando da Silva Pereira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Realmente é lamentável a situação de algumas crianças que acabam passando por abuso em sua infância gerando traumas que podem durar por uma vida inteira. Lamentável!

Fábio Bispo dos Santos - nota (7.5) Nota que Fábio Bispo dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O ECA permite aprofundar nossos conhecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (6.8) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é necessário analisar a criança para se entender o meu de convívio, pois através de algumas atitudes da para perceber que algo de errado esta acontecendo, podendo ser tomada as medidas necessárias

Marta Dias dos Santos - nota (6.5) Nota que Marta Dias dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso nota 10. Bom saber um pouco mais sobre a violação de direitos das crianças e adolescentes.

Processing your request, Please wait....

Este módulo traz algumas das situações de risco que estão previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente. Saiba o que são maus tratos, e o que configura violência sexual e trabalho infantil. Traz ainda um resumo sobre o ECA e o que são o Conselho e o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente.