Crianças e Adolescentes em Situação de Risco ou Violência


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [18]
O presente vídeo relata sobre as características da Criança ou Adolescente, Família que vivem em situação de risco e violência.






Como a criança vive, basicamente, no ambiente doméstico, a violência intra familiar está presente de forma contundente neste grupo, assinale a s alternativa s que compreende no perfil dos agressores neste caso.


Dominadores ou autoritárias, que mantêm o domínio de toda família, limitando o convívio social, podendo ser portadores de distúrbios de comportamento ou doença mental.
Dependentes de álcool e/ou drogas.
Dóceis, com um bom convívio familiar.
Demonstram desprezo pelo sexo oposto ou pelos filhos.


Quais são as características que evidenciam que crianças ou adolescentes vivem em situação de risco e/ou violência?


Se expõe facilmente, com o intuito de chamar a atenção para si.
Facilidade de se interagir com as demais pessoas.
Hiperativa, alegre que tem facilidade de desenvolver uma conversa.
Agressividade, complexo de inferioridade e dificuldade de comunicação e expressão.


A violência contra crianças e adolescentes pode representar um trauma que trará consequências psíquicas para a vida adulta, colocando-se como uma das etiologias do que se denomina stress pós traumático. Quais os sintomas mais comumente encontrados nestes pacientes?


Dificuldades de relacionamento com pessoas do sexo do agressor, no caso de violência sexual, reedição da violência, re vitimização no casamento.
Facilidade de interagir, comunicar e ter relações com pessoas do mesmo sexo do agressor.
Cornificação dos sentimentos de estigmatização; isolamento.
Fobias, pânico, personalidade anti-social.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Crianças e Adolescentes em Situação de Risco ou Violência e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:38:56 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle - nota (7.7) Nota que Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle obteve na avaliação do estudo. - resume:
Não diria que fosse um aprendizado, o que detive ao estudar neste modulo, e sim um alerta geral para nossa sociedade, quanto as atrocidades, em que vivem algumas crianças e adolescentes em nosso País, e na maioria dos casos, perpetrados dentro dos seus lares e por pessoas bem próximas a elas, ressalto que as questões referentes à infância e à juventude gozam de caráter prioritário assegurado pela Constituição Federal de 1988, o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente, criaram os Conselhos Tutelares, com o propósito de dar mais seguridade as nossas crianças e adolescentes neste tocante, porém, são desprovidos de atenção maior por parte de nossos governantes, e até mesmo, a falta de políticas publicas, para melhor atender alguns casos. Conteúdo rico de informações este modulo, e que também desperta e aguça nossa curiosidade, diga-se de passagem, que é um assunto em voga e global, onde temos recém-aprovada, leis que iram punir adolescentes infratores penalmente, e ai fica a pergunta: O que faz os nossos jovens se tornarem delinquentes?

Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (7.7) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - resume:
Este instituto do direito é muito importante, ainda mais pela carência sofrida nessa área de proteção, pelo pouco apoio oferecido ao conselho tutelar, os poucos órgãos específicos desse ramo do direito torna o auxílio as crianças é adolescentes ainda mais difícil, as novas discussões a esse respeito são os riscos é as mudanças quanto ao tema da redução da maioridade penal.

Paloma Novais - nota (12.7) Nota que Paloma Novais obteve na avaliação do estudo. - resume:
Diante do curso realizado e de conhecimentos obtidos no decorrer do mesmo foi possível compreender que se enquadra como dever da família, da comunidade, da sociedade de modo geral e do poder público em si ter prioridade em assegurar os direitos das crianças e adolescentes, entretanto, a partir disso a sociedade ainda se depara com crianças e adolescentes em situações de risco, entendendo-se por situação de risco qualquer situação que comprometa o sistema físico e emocional do sujeito.

Fábio Bispo dos Santos - nota (11.7) Nota que Fábio Bispo dos Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
As situações de risco e violência fazem com que as crianças ou adolescentes que vivem nessas situações desenvolvam agressividade, complexo de inferioridade e dificuldade de comunicação e expressão e dificuldade para interagir com as demais pessoas.

ELIADNA DA HORA CARVALHO - nota (8.7) Nota que ELIADNA DA HORA CARVALHO obteve na avaliação do estudo. - resume:
A violência Domestica sofrida pela criança e adolescente, pode trazer grandes sequelas para criança tanto na sua vida secular como familiar, violência esta tanto física ou sexual, sofridas dentro de casa ou na rua, sendo que as mesma precisam passar por tratamento tantos psicológicos, para que não não sofram prejuízos na sua vida adulta.

flavia silva da cruz - nota (7.7) Nota que flavia silva da cruz obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi o quanto é importante a intervenção familiar no crescimento de crianças e adolescentes, é sempre bom acompanhar os filhos em todos os momentos de sua vida e evitar que aconteça situações de risco.

Paula Daniele da Rocha Mendes - nota (7.7) Nota que Paula Daniele da Rocha Mendes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Certamente toda criança ou adolescente que sofre qualquer tipo de violência esta exposta a vulnerabilidade social dependentemente de sua posição social, aprendi que as mesmas precisam de atenção, orientação e apoio tanto dos familiares quento dos órgão responsáveis em dar o suporte necessário a essas crianças .

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (16) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
compreendi que o ECA protege as crianças em diversas áreas, dentre elas em caso de risco ou violência, que ao perceber que algo esta errado ou diferente com a criança pode ser que haja algum problema traumático, que vale ser analisado

EDLAINE COSTA FERREIRA - nota (8.7) Nota que EDLAINE COSTA FERREIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
a situação de risco prejudica a criança em vários pontos . além de atrapalhar na aprendizagem em si ,prejudica o relacionamento em sociedade e pode trazer sequelas até a vida adulta ou mais pro resto da vida!



Fernando da Silva Pereira - nota (8.7) Nota que Fernando da Silva Pereira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Acredito que a violência infantil deveria ser uma questão tratada mundialmente, onde as punições para quem faz tais mal tratos as crianças deveriam ser punidos com maior enfase.

Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle - nota (7.7) Nota que Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nos faz entender melhor sobre aspectos em relação as crianças que de certa forma, são maltratadas e que vivem em situação vulnerável no âmbito familiar, tema bem atualizado com a nossa realidade no dia a dia.

Paloma Novais - nota (12.7) Nota que Paloma Novais obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A partir do curso realizado e dos conhecimentos obtidos no decorrer do mesmo foi possível entender que existem 3 tipos de violência que estes sujeitos podem estar expostos, estas são: violência estrutural, entre grupais, e intra familiar. A intra familiar existe sim, e é mantida pelo pacto do silencio. Muitas vezes a criança "tímida" e vista como quieta, pode sofrer algum tipo de abuso, violência ou encontrar - se em alguma situação de risco.

Fábio Bispo dos Santos - nota (11.7) Nota que Fábio Bispo dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nos casos em que a família não consiga a abertura de um dialogo com a criança ou adolescente que apresenta algum trauma por conta da violência ou risco que foram expostos deve ser procurado a ajuda de um especialista.

ELIADNA DA HORA CARVALHO - nota (8.7) Nota que ELIADNA DA HORA CARVALHO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Me vez entender os risco que as crianças sofrem, e que seus direitos não podem ser violados, e que sofrem agressões tanto domesticas tem que ser denuncias, e que a criança precisa de tratamento.

flavia silva da cruz - nota (7.7) Nota que flavia silva da cruz obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse assunto é muito importante para todos nós, para podemos ficar atentos ao risco que estão em voltas de crianças e adolescentes. sempre atentos a situação que está por trás dessas crianças.

Paula Daniele da Rocha Mendes - nota (7.7) Nota que Paula Daniele da Rocha Mendes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sabemos que esse grupo criança e adolescente esta muito exposto aos riscos do mundo moderno em que vivemos, aprendi que um bom relacionamento com a família ajuda a criança de desenvolver na escola, no ambiente familiar e faz com que a mesma conheça seus direitos.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (16) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
mediante o comportamento de uma criança, podemos perceber se algo esta acontecendo de errado com a mesma, pois quando se sofre violência ela passa ter algumas atitudes, pois essa passa a ter medo e demonstra nas suas ações

valdirene lopes dos reis gomes - nota (16) Nota que valdirene lopes dos reis gomes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
através desta palestra consegui tirar algumas duvidas sobre o assunto e poder ver por outro ângulo como uma criança se sente e assim poder atuar nessa área maravilhosa que escolhi .

Processing your request, Please wait....

O presente vídeo relata sobre as características da Criança ou Adolescente, Família que vivem em situação de risco e violência.