Debate Estatuto do Idoso


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [28]
Debate sobre direitos e garantias do idoso e sobre os principais pontos abordados no Estatuto do Idoso.






São direitos garantidos pelo Estatuto do Idoso:


Desconto de 50% nos eventos de cultura, esporte e laser.
Todos os remédios gratuitos.
Remédios de uso contínuo gratuito.
Plano de saúde especial.


São considerados idosos de acordo com o Estatuto:


Pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
Pessoas com mais de 51 anos.
Pessoas com idade superior a 55 anos.
Pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Debate Estatuto do Idoso e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 13:29:01 UTC 2016
  • Ip do Computador : 23.23.50.247




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA - nota (8.5) Nota que ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Achei muito interessante o Debate acho que o poder publico deveria divulgar mais cartilhas a respeito do estatuto do idoso e seus direitos gostei tbem do projeto maior cuidado em prol dos idosos .

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Estatuto do Idoso foi aprovado em 2003 e designa que são considerados idosos para efeito dessa lei as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. São direitos dos idosos atendimento preferencial do SUS, remédios de uso contínuo gratuitos, plano de saúde especial, desconto de 50% nos eventos de cultura, esporte e lazer, dentre outros direitos. A violência contra o idoso é mais comum dentro de sua própria casa e pelos próprios familiares, o maior índice de violência contra eles vem sendo a negligência, ou seja, a falta de cuidado e a idade mais comum de se sofrer essa violência é de 80 a 84 anos. Há muito preconceito na cultura ocidental a respeito do envelhecimento, é preciso quebrar esse preconceito para que as pessoas envelheçam bem e isso pode ser feito ao ensinar as crianças desde pequenas á respeitar a velhice e saber lidar com as especifidades que a pertencem.

GEISA ROSANA MENDES MANGUEIRA ZACARIAS - nota (10) Nota que GEISA ROSANA MENDES MANGUEIRA ZACARIAS obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Estatuto do Idoso Lei nº. 10.741 de 1 de Outubro de 2003, vêm em favor do idoso, normatizando os direitos assegurados à eles. Alguns pontos gerais que se trata neste video são: O idoso é considerado idoso a partir dos 60 anos de idade; O idoso tem desconto de 50% com cultura, esporte e lazer; O idoso recebe gratuitamente remédios de uso continuo; O idoso deve ser atendido de forma preferencial; O idoso deve ter plano de saúde; O idoso deve ser isento no transporte público E o idoso tem uma Reserva de 3% em Programas Habitacionais Esse são alguns dos direitos dos idosos, porém, vemos em nossa sociedade que muitos desses direitos não se concluem. Os idosos em sua maioria não tem conhecimento de que existe um Estatuto que assegura todos esse direitos. O idoso na última etapa de sua vida necessita de cuidados especiais, ele está mais frágil e vulnerável. Durante toda a vida ele trabalhou, construiu e contribuiu para o crescimento do pais, nada mais justo que agora ele seja compensado e valorizado. Ser idoso não é ser um pano velho que jogamos de lado e esperamos ele apodrecer, só porque ele não é útil como era quando novo. Ele tem importância e grande valor. O número de violência contra o idoso é grande, e o local dessas violências por incrível que pareça é dentro do próprio seio familiar, tipo de violência à negligência. A partir do video visualiza-se a necessidade de divulgação de informações a esses idosos com os direitos deles, pois eles não conhecem seus direitos. Direito também ao trabalho, o idoso não tem acesso ao trabalho, sendo que a experiência dele com 60 anos é enorme. Existe a discriminação por parte da sociedade, o envelhecimento é ao longo da vida e não quando se faz 60 anos. Falta acessibilidade nas ruas e nas calçadas. Tem que se fortalecer os Conselhos e os Conselheiros, tem que haver mais capacitações profissionais, Fóruns Regionais, divulgação desde o ensino nas escolas, somente alencar as dificuldades não adianta, as ações concretas tem que ser prioridade.

ANA CRISTINA SILVEIRA DOS ANJOS - nota (8.5) Nota que ANA CRISTINA SILVEIRA DOS ANJOS obteve na avaliação do estudo. - resume:
Alguns tópicos, referente ao Estatuto do Idoso, conforme curso: Idosos não conhecem seus direitos adequadamente, Direito a medicações com gratuidade conforme estatuto, Direito a trabalho, sem discriminação por idade, A maior parte da população idosa, não conhece seus direitos , conforme estatuto do idoso, Divulgação do estatuto não só para idosos,mas sim para sociedade em um todo: escolas, universidades, igrejas, etc...,

maria luciene alves alcantara - nota (10) Nota que maria luciene alves alcantara obteve na avaliação do estudo. - resume:
Essenciais para o idoso algumas 'REGALIAS', principalmente as medicações de uso continuo.

simone cristina mantovani - nota (6.5) Nota que simone cristina mantovani obteve na avaliação do estudo. - resume:
. O Estatuto do Idoso dá direitos a cidadãos acima de 60 anos. É importante os idosos saberem dos seu direitos garantidos por lei, o estatuto impõe penas severas para quem abandonar ou desrespeitar os cidadãos da terceira idade, fazendo valer os seus direitos.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (10) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O estatuto do idoso foi criado para garantia dos direitos dos idosos que são pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Lá se pauta o que é por Lei garantido aos mesmos, que na maioria das vezes não sabem, por isso não buscam. Sendo assim nosso dever é levar, mostrar essa garantia a eles, para que possam inseridos na sociedade levarem uma vida com saúde, e bem estar físico e mental, usufruindo de tudo que lhes é de direito, expresso na Lei.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
O IDOSO É CONSIDERADO AOS 60 ANOS, A PARTIR DESSA IDADE ELA PASSA A TER PRIORIDADES EM ATENDIMENTOS, EM VÁRIOS LUGARES

CÉLIA SIRQUEIRA MARTINS - nota (5) Nota que CÉLIA SIRQUEIRA MARTINS obteve na avaliação do estudo. - resume:
O debate foi um tema bem importante e preocupante em questão a violência que esses idosos vem sofrendo hoje em dia, ou seja, dentro de sua própria casa e o maior indicie de agressões contra eles vem pelos próprios familiares. Ao invés de haver respeito, cuidado por esses idosos, por estarem num período da vida de fragilidade, acontece ao contrario. E como foi explicado no debate, o Conselho Nacional Municipal do Idoso, foi exercer o controle social e, com a ajuda de representantes governamentais com discussões relacionados a violência contra idosos, obtendo assim uma politica de cuidado e proteção a eles. Como foi dito, a prefeitura de Belo Horizonte, avançou nessa politica de cuidado, no sentido de contratar e pagar o cuidador familiar pra fazer esse cuidado na família. Sendo assim, o conselho investe em projetos em relação de maior cuidado com os idosos tentando diminuir o indicie de violência causada contra esses idosos.



jemimah afonso - nota (8.5) Nota que jemimah afonso obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Parabenizo a Lei criada a respeito do idoso. As coisas melhoraram e muito: hoje o idoso sabe se defender; muitos benefícios foram criados: cursos, lazer, prioridade,se. Contar a proteção que o idoso tem pode se dizer que chega a ser um privilégio. Esse debate esclarece muitas coisa que muitos idosos desconhecem . Gostei ,Jemimah Afonso

Ivaneide Nunes da Silva Benedito - nota (6.5) Nota que Ivaneide Nunes da Silva Benedito obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Estatuto do Idoso garante os direitos do idoso na saúde, no transporte, educação e lazer.

DANIELE DE FRANÇA LEITE - nota (8.5) Nota que DANIELE DE FRANÇA LEITE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Adorei o site, está me ajudando muito com minhas horas complementares.

Adriana MOta dos Santos. - nota (8.5) Nota que Adriana MOta dos Santos. obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A lei nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, que instituiu o Estatuto do Idoso, deixa bem claro o papel da quela que é a base primodial ou seja onde tudo se da o inicio, sendo o seio da sua Famíla, com o apoio total do Poder Público de assegurar ao idoso, com total respaldo e absoluta prioridade para efetivação marior de todos que é o direito a uma Vida Digna e Honrada. Um dos principais problenas é fazer que a população tome conhecimento das infornações contidas dentro dos 118 artigos do Estatuto, e uma das formas fazer tabalhos de mobilização e concietização em todas as escolas, contrução de cartilhas de facil entendimento para a população pois, o Estatuto sabemos que a sua linguagem é muito formal e de deficil entendimento e outra sugestão também é palestra voltadas para o Idoso rodas de conversa e caminhadas de concientização.

maria elizete do prado - nota (6.5) Nota que maria elizete do prado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
gostei muito aprendi como devemos cuidar bem do nossos idosos, eles merecem todo o nosso respeito

DANIEL DIAS GOMES - nota (10) Nota que DANIEL DIAS GOMES obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Excelente material, só queria entender mais sobre os 25% destinados ao cuidador do idoso, como requisitar?

Andressa Bento Quintiliano - nota (5) Nota que Andressa Bento Quintiliano obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O ENVELHECIMENTO É UM DIREITO E SUA PROTEÇÃO UM DIREITO SOCIAL. O IDOSO É UMA PESSOA COM DIREITO A LIBERDADE, AO RESPEITOE Á DIGNIDADE, ENTENDIDA COMO PESSOA HUMANA E SUJEITA DE DIREITOS CIVIS, POLITICOS, INDIVIDUAIS E SOCIAIS GARANTIDOS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

NAYARA PRISCILA PEREIRA SOUZA - nota (8.5) Nota que NAYARA PRISCILA PEREIRA SOUZA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Estatuto é de grande relevância no que se refere á garantia dos direitos dos idosos!

Juliane Pereira dos Santos - nota (10) Nota que Juliane Pereira dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A pior violência sofrida pelo idoso é o abandono familiar. Triste realidade vivida por muitos em asilos, onde são entregues aos cuidados de outras pessoas, longe de seu ambiente familiar.

Amanda Ctistina Klem dos Santos - nota (10) Nota que Amanda Ctistina Klem dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este vídeo é interessante, porém achei que falta muita informação ainda. É necessário dar continuação nesse debate.

ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA - nota (8.5) Nota que ALINE FERREIRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom o debate o poder publico deveria investir mais na divulgação das leis dos idosos e seus direitos .

sabrina de farias santos - nota (10) Nota que sabrina de farias santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
São considerados idosos pessoas com mais de 60 anos, e eles têm direitos como: Remédios de uso continuado de graça, plano de saúde especial, atendimento preferencial e etc.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse curso é muito interessante, pois aborda o Estatuto do Idoso que é uma lei muito importante, porém pouco conhecida e essa falta de informação que gera o descumprimento dessa lei. É de suma importância que todos conheçam o estatuto do idoso para que possam respeitar a lei e os milhões de idosos que vivem no Brasil, pois afinal 10% do brasileiros são idosos.

GEISA ROSANA MENDES MANGUEIRA ZACARIAS - nota (10) Nota que GEISA ROSANA MENDES MANGUEIRA ZACARIAS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei do vídeo, traz muitas coisas importantes relacionadas ao idoso e aos seus direitos.

maria luciene alves alcantara - nota (10) Nota que maria luciene alves alcantara obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei do curso. Nossa sociedade esta envelhecendo, com isso a importância de sabermos quais são os direitos de nossos idosos. Cada dia temos mais contato com essas situações e somos mais questionados a respeito do assunto.

simone cristina mantovani - nota (6.5) Nota que simone cristina mantovani obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito importante que os idosos, ou cuidadores conheçam o Estatuto do Idoso para que façam valer os seus direitos.

ALESANDRA BEZERRA AURELIANO - nota (6.5) Nota que ALESANDRA BEZERRA AURELIANO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Estatuto do Idoso prevê muitos direitos aos idosos, todavia, esses direitos são muitas vezes contraditórios devido à falta de conhecimento dos mesmos e principalmente pelo medo de lutarem por seu espaço.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (10) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O estatuto do idoso busca garantir os direitos de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, tais como 50 por cento de desconto destinado ao lazer, cultura, remédios, prioridade em filas de pagamento, entre outros.E diversos idosos não conhecem todos os direitos, por isso a importância de conhecermos para levar e garantir esse direito a eles.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (8.5) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
APESAR DE CHEGAR EM DETERMINADA IDADE, E TER DIREITOS, NO PAIS EM QUE VIVEMOS ELE SÃO MUITO DESRESPEITADOS

Processing your request, Please wait....