Diálogos Sobre a Adoção: Interfaces entre a Psicologia e o Judiciário


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [9]
Especialistas discutem sobre adoção na atualidade, aspectos emocionais no percurso da adoção e a adoção na realidade brasileira.






A lei permite a separação de irmãos gêmeos na adoção?


Como existe uma fila de espera, o juiz da a preferência por quem queira ou possa criar os irmãos.
Juiz e promotor vão analisar se os pretendentes tem condições financeiras para criar mais de um filho.
A prioridade é não separar os irmãos, mas há caso em que eles são adotados por parentes e não vai haver a separação definitiva, eles vão ser criados em casas separadas mas com vinculo familiar.
Como pode ter a escolha do sexo ou cor os pais adotivos podem optar por ficar com os dois ou apenas um.


Caso os pais adotantes não sejam sinceros com o adotado, explicando-lhe sua situação, quais os problemas podem ser gerados com isso?


Sentimento de superioridade.
Sentimento de rejeição.
Sentimento de acolhimento.
Sentimento de inferioridade.


Questões que podem dificultar o processo de adoção:


Pais heterossexuais.
Situação financeira desfavorável.
Irmãos órfãos.
Pais homossexuais.


Sobre os tipos de adoção é correto afirmar:


Adoção casada ou direta: Acordo entre os pretendentes à adoção e a justiça.
Adoção casada ou direta é legal, porém sujeita ao arrependimento dos pais biológicos durante ou após a oficialização do processo.
Adoção casada ou direta: Acordo entre os pais biológicos e os pretendentes à adoção, com a formalização junto aos juizados.
Pelo Cadastro de Adoção: Através do cadastramento dos pretendentes, cujo processo exige uma série de medidas preparatórias, dentre elas a destituição do poder familiar dos pais biológico.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Diálogos sobre a adoção: interfaces entre a Psicologia e o Judiciário e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:40:28 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



mirian albino - nota (8) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - resume:
Debate sobre a adoção na atualidade, aspectos emocionais nesse percurso e a adoção na realidade brasileira. Precisa-se estabelecer vínculos de confiança na relação entre adotado e pais que adotam,eles tem que deixar claro para a criança desde pequena a sua condição de adotada, para ela não crescer com problemas de rejeição,com sentimentos de inferioridade,consequências essas que podem ser muito prejudiciais no decorrer da vida do adotado.Todas as crianças nessas condições precisa de ajuda psicológica, como também os pais adotivos agindo assim previnem futuros problemas. Podem acontecer de haver devolução por parte dos pais dessa criança, isso quando ocorre traz pertubações para a mente da criança prejudicando seu desenvolvimento mental e psicológico.

christian viana da silva - nota (3.7) Nota que christian viana da silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
a questão da adoção no judiciaria é muito complicada e deve ser visto com um olhar cuidadoso, o juiz deve observar se são filhos orfãos...

Thaiane Vieira Fernandes de Abreu - nota (6.7) Nota que Thaiane Vieira Fernandes de Abreu obteve na avaliação do estudo. - resume:
O vídeo discute principalmente as questões emocionais da adoção na realidade brasileira. Nesse sentido, faz-se necessário estabelecer vínculos de confiança entre os adotados e os adotantes. Além disso, deve-se possuir uma relação de sinceridade com a criança, explicando desde cedo como foi sua adoção, para que ela não cresça com problemas de rejeição e sentimentos de inferioridade.



TAMIRES BRITO JACOME DA COSTA - nota (3) Nota que TAMIRES BRITO JACOME DA COSTA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Visto que, a adoção é um assunto de extrema importância no meio jurídico por se tratar de suprir a uma falta importante na vida do ser humano que é crescer em um ambiente familiar, o conteúdo ministrado na palestra trouxe relevante conhecimento a cerca do assunto. Pois apresentou como é feito toda a tramitação para levar uma criança ao âmbito familiar.

Brenda silva conceição - nota (10) Nota que Brenda silva conceição obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Adoção é um assunto bastante complicado, visto que envolve sentimentos e laços familiares profundos é de extrema importância o trabalho conjunto entre o psicologo e o judiciário visando o bem estar da criança e da família.

Gilvania Facury Santos Victor - nota (7) Nota que Gilvania Facury Santos Victor obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um tema bastante polemico, pois acho nossas leis falhas. Por exemplo uma criança vai para um local aguardar uma adoção e ali passa anos convivendo com crianças de todas as idades,porque precisão constatar que nenhum parente tem condições ou disponibilidade de cria-la.

CÉLIA SIRQUEIRA MARTINS - nota (6.7) Nota que CÉLIA SIRQUEIRA MARTINS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Adorei o curso pois mostrou tudo sobre a adoção!! Espero que todos assistem ao vídeo.. Muito importantee!!

Harmony Diosinay Maciel de Araújo - nota (7.7) Nota que Harmony Diosinay Maciel de Araújo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito interessante essa interface entre a lei e a psicologia, e saber que ambos trabalham em prol do bem estar e qualidade de vida da criança.

Thaiane Vieira Fernandes de Abreu - nota (6.7) Nota que Thaiane Vieira Fernandes de Abreu obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O presente curso aborda as dificuldades que existem no processo de adoção, principalmente no que tange ao psicológico da criança. É um curso voltado para quem gostaria de aprender um pouco mais sobre essas dificuldades e os empecilhos que o Judiciário muitas vezes impõe.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....