Didática: Práticas de Ensino em um Contexto de Mudanças


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [16]
José Carlos Libâneo aborda a Didática de forma bastante específica e esclarecedora buscando principalmente relacioná-la ao contexto social.






De acordo com as ideias defendidas por Libâneo pode-se afirmar que:


Libâneo acredita que a apropriação do conhecimento contribui para a libertação intelectual e política.
O autor defende a implantação de 4 pilares básicos para a escola de hoje, nos quais enfatiza o preparo integral do aluno por meio do desenvolvimento de capacidades, habilidades, competências e formação ética.
Libâneo defende a inclusão de disciplinas complementares como educação profissional e ética.
O autor defende uma educação voltada para o desenvolvimento de uma consciência crítica.


A respeito do Autor é correto afirmar:


É autor do livro Democratização da Escola Pública - A Revisão Crítico-Social dos Conteúdos.
Defende a propagação da educação privada, pois entende que esta é mais eficiente para formação do aluno.
Tem argumentado a criação de uma escola pública de qualidade.
É considerado um dos maiores pensadores do Brasil, especialmente na área da Didática.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Didática: Práticas de Ensino em um Contexto de Mudanças e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:39:33 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



mirian albino - nota (8.5) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - resume:
Libâneo defende uma educação libertadora onde o ser é crítico e pensante, ele enfatiza o preparo integral do aluno por meio do desenvolvimento de habilidades, competências, formação ética,voltado para um conhecimento que contribui para a libertação intelectual e política do indivíduo.

Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ao adentrar em uma comunidade escolar o educador procura assimilar seu conteúdo a uma didática pré-existente na escola ,pois cada instituição tem sua metodologia contudo neste contexto a prática educacional é um tanto prejudicada ;o profissional ciente de seu papel ,deve procurar mudanças urgente no meio em que atua.

Allan da Conceição Nascimento - nota (8.5) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - resume:
O aluno de hoje não é aquele aluno de tempos atrás, estes tem anseios aguçados, haja a vista que a tecnologia impulsiona estes jovens sedentos pelo saber. As práticas pedagógicas e a didática vem sendo a cada dia aprimoradas afim de atender estas necessidades da nova geração jovem. O professor deve lançar-se nas novas chances de conhecimentos permitidos pela internet para que possa interagir melhor com o aluno e falar a sua linguagem. Aquelas velhas práticas da educação como forma de armazenamento de conteúdo, vem sendo a cada dia que passa deixadas de lado e dando lugar a nos formas didáticas de aprender e ensinar, usando o lúdico por exemplo, intercalando o conhecimento com a diversão, deixando o aluno trazer o mundo dele para o universo escolar e nessa proposta todos saem ganhando.

Gessyca Leticia de Lima - nota (8.5) Nota que Gessyca Leticia de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
para Libaneo " uma nova" educação q forme integralmente o ser humano deixando de lado o ensino repetitivo.

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - resume:
Mais do que uma função ou uma profissão apreendida do professor deve ser desenvolvida de forma efetiva no espaço escolar, pois o “ser professor” é uma construção ininterrupta. Tornar-se educador depende de uma didática subjetiva e conjunta ao longo do tempo, produção esta que ocorre a partir de estudos teóricos, da troca de experiências e das práticas vivenciadas na profissão. Por tudo isso, o verdadeiro educador é aquele que também sabe ouvir, observar, refletir e buscar algo sempre que necessário para aperfeiçoar usa prática educacional e melhorar o convívio e relação entre os sujeitos no processo educativo, isso através de uma Didática eficiente e uma Práticas de Ensino que traga bons resultados em um contexto de mudanças do país. Ele deve saber como problematizar conteúdos e atividades, propor situações problemas, analisar “erros”, fazer perguntas oportunas, formular hipóteses, sistematizar conteúdos, disponibilizar conhecimentos e avaliar corretamente a atuação dos educadores. Com isso, o professor/educador deve criar condições para promover o sucesso dos educadores, ou seja, Práticas de Ensino que se faça eficaz em um contexto de mudanças contemporâneo apoiando-se em um conjunto de didáticas que devem inspirar a prática pedagógica dos professores coordenados. Utilizando a maior variedade possível de recursos didáticos, incluindo os que são oferecidos pelas novas tecnologias de informação e comunicação, deve desenvolver capacidades de comunicação, imaginação e pensamento dos professores, pais e alunos. Sendo assim, o professor é mais pesquisador do que transmissor. Ele perder o medo de usar a tecnologia e a vergonha de errar enquanto se aprende. È mais reflexivo do que memorizador. Enfrentar os imprevistos, as mudanças, as incertezas, saber viver e conviver, pressupõem novas capacidades para criar, criticar, questionar e aprender de forma mais significativa.

Andresia da Silva Santos - nota (8.5) Nota que Andresia da Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Didática prática de ensino em um contexto de mudanças, é voltada para a formação dos professores no processo de ensino- de aprendizagem, nos dia atuais teve grandes movimentos para discutir mudanças, técnicas de ensino, conhecimentos e grandes pesquisas.



Samuel Dirlan da Silva da Rocha - nota (7) Nota que Samuel Dirlan da Silva da Rocha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ótima palestra

mirian albino - nota (8.5) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - comenta:
foi de suma importância para mim conhecer as informações obtidas neste curso onde aprendi que o ensino pode ser libertador e transformador.

Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Como um educador pode trabalhar sem uma metodologia ,uma forma de trabalhar,a didática é muito importante ,na vida de um bom educador.

Allan da Conceição Nascimento - nota (8.5) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A didática, práticas de ensino em um contexto de mudanças vem havendo e é um processo construtivo; a cada nova descoberta, ganha o professor e o aluno no processo de ensino aprendizagem.

Maria Conceição Carvalho abade - nota (8.5) Nota que Maria Conceição Carvalho abade obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O processo ensino- aprendizagem nos dias atuais precisa ter seu direcionamento voltado para a compreensão do indivíduo e seu contexto. O que isso quer dizer?Que não há mais lugar para o conhecimento descontextualizado com cada realidade social

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O tipo de praticas docentes que se leva para a sala de aula com certeza muda todo o resultado final.

Rafael Lopes da Silva - nota (7) Nota que Rafael Lopes da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Já era em tempo observar que a didática deve acompanhar o desenvolvimento como um todo, pois para obter a atenção e conseguir transmitir o ensino efetivamente deve acompanhar a atualidade.

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Considerando alguns questionamentos a cerca da questão da formação e atuação do Coordenador Pedagógico apropriada para educadores do ensino regular, compreende-se que existe a necessidade de uma reflexão problematizante dos conhecimentos necessários ao coordenador ao longo de seu exercício profissional sob o crivo crítico e reflexivo como uma reivindicação escolar que demanda mudanças A atuação do Coordenador Pedagógico, pensando na perspectiva reflexiva, é necessária uma formação continuada que se configura em uma política de reconhecimento e valorização do desenvolvimento individual e profissional destes coordenadores, dos professores coordenados e das instituições de ensino a qual estão vinculadas, uma vez que pressupõe condição de trabalho propiciadoras da formação contínua dos mesmos.

Andresia da Silva Santos - nota (8.5) Nota que Andresia da Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Didática, tem um papel muito importante, principalmente por que ajuda na formação do professor.

MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA BRUNO - nota (10) Nota que MARIA DA CONCEIÇÃO BARBOSA BRUNO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As constantes mudanças políticas e sociais interferem significativamente na educação. Embora vivamos num contexto amplo de transformações e avanços, sobretudo na área tecnológica, a educação tem avançado pouco no seu processo construtivo. Mas vamos continuar na luta tentando colocar em prática as teorias dos grandes educadores que, sabemos, preocupam-se com os rumos da educação.

Processing your request, Please wait....