Dificuldades ou Transtornos de Aprendizado?


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [22]
O vídeo mostra diversos temas relacionados a transtornos de aprendizagem, em especial a dislexia.






A dificuldade é extrínseca a criança, podendo ser causada pelos seguintes fatores:


Metodologia escolar.
Mudanças frequentes de escola.
Problemas emocionais muito graves.
Problemas da falta de atenção da própria criança.


Qual o ponto mais relevante da DSM IV?


Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de linguagem, leitura e escrita, e matemática que são bem inferiores ao potencial global.
Discrepância entre transtorno específico e significativos no aprendizado de habilidades escolares.
Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de linguagem, leitura e escrita, e matemática que são bem superiores ao potencial global.
Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de arte, biologia, e matemática que são bem inferiores ao potencial global.


Sobre as dificuldades ou transtornos de aprendizagem podemos afirmar que:


A dificuldade de aprendizagem caracteriza-se por um resultado substancialmente abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Nessa avaliação, deve ser considerada a idade do aluno e o seu quociente intelectual.
Os distúrbios de aprendizagem estão relacionados com fundamentos orgânicos e demandam um tratamento específico.
Entre os principais fatores que contribuem para que um aluno tenha dificuldades de aprendizagem, podemos destacar: Baixa motivação, Fatores econômicos, Problemas no núcleo familiar, Alimentação incorreta, quantidade e/ou qualidade, Baixa qualidade do sono, Salas superlotadas, Professores sobrecarregados, pouco treinados e mal remunerados, Material didático inadequado.
Entre as causas de distúrbios mais prováveis, destacamos: Lesão Cerebral, Alteração no desenvolvimento cerebral, Hereditariedade com variáveis genéticas ou biológicas, Características de funcionamento do sistema nervoso central, Funcionamento dos órgãos sensoriais.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Dificuldades ou Transtornos de Aprendizado? e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 3/28/2017 6:16:00 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.205.172.57




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para que possamos entender o que é transtorno ou dificuldade na aprendizagem .o educador e a família devem levar em conta a observação desse aluno por um período de pelo menos seis meses,para se ter certeza do problema e qual metodologia se deve ser aplicada.

Marlon do Nascimento Silva - nota (6.5) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os transtornos de aprendizado existem sim e estão relacionados as dificuldades encontradas, por pessoas no âmbito educacional, social e familiar.

RICARDO DA CUNHA OLIVEIRA - nota (10) Nota que RICARDO DA CUNHA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
quando uma criança tem dificuldade na escolar e este persiste por muito tempo,o professor juntamente com os pais desta criança devem investigar o seu comportamento tanto na escola, como nos mais variados ambientes ; agindo assim é possível detectar se é algum transtorno ou uma dificuldade em aprender.

SIMONE APARECIDA DA CUNHA - nota (10) Nota que SIMONE APARECIDA DA CUNHA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Dificuldades de Aprendizagem são diferentes dos transtornos. As dificuldades de aprendizagem, quando se é trabalhado com elas e apresenta maior quantidade de estimulos, a mesma tende a diminuir com rapidez, ao contrário dos transtornos de aprendizagem, onde mesmo com trabalho de atendimento adequado, este demora a ser superado. Porém antes de se chegar a essa definição ou diagnóstico, deve-se olhar se realmente o problema está na criança, ou na escola e sua metodologia de ensino.

Jaqueline de Oliveira Estevam - nota (10) Nota que Jaqueline de Oliveira Estevam obteve na avaliação do estudo. - resume:
Importante observar com atenção a criança para que sejam captadas as suas dificuldades de aprendizado. As dificuldades de aprendizagem tem aumentado de maneira muito efetiva atualmente e podem estar ligadas a fatores que independem da criança mas que podem ser minimizados com um pouco mais de atenção e eficiência no momento de planejar e preparar uma aula, considerando que a participação da família é muito importante para que essa criança possa ser atendida a contento não só no ambiente escolar como também no decorrer de sua vida.

MARIA GILDENE DE FREITAS - nota (10) Nota que MARIA GILDENE DE FREITAS obteve na avaliação do estudo. - resume:
É importante que o profissional procure entender as dificuldades ou transtornos de aprendizado do seu aluno. Para que possa desenvolver estratégias básicas de acordo com as suas necessidades, promovendo aprendizagem.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A dificuldade de aprendizagem é algo extrínseco da criança, ou seja, é algo que está fora da criança, essa dificuldade pode ser causada pela metodologia escolar, pelas mudanças frequentes de escola, por problemas emocionais graves, dentre outros fatores. O transtorno de aprendizagem é algo intrínseco à criança, ou seja, é uma dificuldade que parte da criança, que decorre de fatores linguísticos.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (6.7) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
dificuldade é causada por fatores extrínseca a criança e não problema da própria criança, o ambiente é que muitas vezes provoca essa dificuldade. já o transtorno de aprendizagem tem causa intrínseca a criança ,parte da própria criança .Alguns fatores são:problemas sensoriais,transtornos neurológicos etc...



Dioneya dos santos dos Anjos - nota (10) Nota que Dioneya dos santos dos Anjos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
GOSTEI DO CURSO, É BASTANTE PROVEITOSO.

LILIAN REGINA ALVES DE CASTRO SOARES - nota (10) Nota que LILIAN REGINA ALVES DE CASTRO SOARES obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um curso muito proveitoso para os professores e familiares entenderem as dificuldades das crianças, que muitas vezes não é descaso da criança e sim o meio que ela vive.

Maria Marcelina Machado - nota (8.5) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É IMPORTANTE QUE TODOS BUSQUEM AJUDAR A CRIANÇA A SUPERAR AS DIFICULDADES .A EDUCAÇÃO DEVE ESTAR PREPARADA PARA ATENDER AS DIVERSIDADES.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
quando uma criança tem dificuldade na escolar e este persiste por muito tempo,o professor juntamente com os pais desta criança devem investigar o seu comportamento tanto na escola, como nos mais variados ambientes ; agindo assim é possível detectar se é algum transtorno ou uma dificuldade em aprender.

Lindalva dos Santos Gomes - nota (10) Nota que Lindalva dos Santos Gomes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O educador é o elo entre o lúdico e as crianças, por que o aprender em grupo é mais rápido, efetivo e prazeroso, entrando ele com o compromisso de ensinar, orientar e o aprender.

Marlon do Nascimento Silva - nota (6.5) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Devemos saber identificar essas dificuldades para que possamos ajudar as pessoas que possuem esses transtornos.

VANESSA DE LIMA ARAUJO - nota (10) Nota que VANESSA DE LIMA ARAUJO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Percebemos atualmente que muitos querem ser doutores com diagnósticos prévios resultando assim no rótulo dado a alunos, e com base nisso tentam ajudar e acabam prejudicando por não saberem exatamente o que fazem e prejudicam inocentemente alunos que acabam estagnados ou regredindo educacionalmente nessas dificuldades onde a importância dada ao problema tem que ser a intervenção de pessoas preparadas para que haja o sucesso em todos os âmbitos.

jessica lopes dos santos - nota (10) Nota que jessica lopes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O CURSO NOS AJUDA A TER UMA MELHOR COMPREENSÃO, ACERCA DO TEMA.

SIMONE APARECIDA DA CUNHA - nota (10) Nota que SIMONE APARECIDA DA CUNHA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A maior dificuldade encontrada pelos alunos, não são as suas próprias dificuldades, mas sim o rótulo que lhes são colocados, de forma a reduzir ainda mais o desempenho acadêmico dos mesmos.

Thalita de Cássia Silveira Giroti - nota (10) Nota que Thalita de Cássia Silveira Giroti obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse assunto de dificuldade ou transtornos de aprendizado é otimo, e pais e professores devem ficar sempre atentos a sinais da doença, para que juntos possam atender as reais dificuldades de seus filhos e alunos.

Fabíola Silvano Maraschin - nota (10) Nota que Fabíola Silvano Maraschin obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito fácil confundir no aluno dificuldades de aprender ou um transtorno de aprendizado. Normalmente seja qual for o problema que o aluno tem se fala em dislexia o que nem sempre existe realmente no aluno.

Taína Pereira Barreto - nota (6.5) Nota que Taína Pereira Barreto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um assunto que precisa de mais atenção em todos os espaços. Foi um curso muito gratificante, ampliou meus conhecimentos na área, e me clareou em muitos pontos onde eu ainda estava sem entender. Adorei.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse curso é muito bom, pois faz a diferenciação de maneira clara do que é a dificuldade de aprendizagem e o que é o transtorno de aprendizagem. Falando que a dificuldade de aprendizagem é provocada pelo meio exterior da criança e que o transtorno de aprendizagem é uma dificuldade que parte da criança.

Ericka de Almeida Costa - nota (7.7) Nota que Ericka de Almeida Costa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Vídeo bastante explicativo com estudo de casos que nos ajuda a entender a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem e o nosso papel como educadores.

Processing your request, Please wait....