Dificuldades ou Transtornos de Aprendizado?


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [22]
O vídeo mostra diversos temas relacionados a transtornos de aprendizagem, em especial a dislexia.






Sobre as dificuldades ou transtornos de aprendizagem podemos afirmar que:


Entre as causas de distúrbios mais prováveis, destacamos: Lesão Cerebral, Alteração no desenvolvimento cerebral, Hereditariedade com variáveis genéticas ou biológicas, Características de funcionamento do sistema nervoso central, Funcionamento dos órgãos sensoriais.
Os distúrbios de aprendizagem estão relacionados com fundamentos orgânicos e demandam um tratamento específico.
Entre os principais fatores que contribuem para que um aluno tenha dificuldades de aprendizagem, podemos destacar: Baixa motivação, Fatores econômicos, Problemas no núcleo familiar, Alimentação incorreta, quantidade e/ou qualidade, Baixa qualidade do sono, Salas superlotadas, Professores sobrecarregados, pouco treinados e mal remunerados, Material didático inadequado.
A dificuldade de aprendizagem caracteriza-se por um resultado substancialmente abaixo do esperado no desenvolvimento de elementos básicos como: escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio lógico e habilidades matemáticas. Nessa avaliação, deve ser considerada a idade do aluno e o seu quociente intelectual.


A dificuldade é extrínseca a criança, podendo ser causada pelos seguintes fatores:


Problemas emocionais muito graves.
Problemas da falta de atenção da própria criança.
Metodologia escolar.
Mudanças frequentes de escola.


Qual o ponto mais relevante da DSM IV?


Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de arte, biologia, e matemática que são bem inferiores ao potencial global.
Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de linguagem, leitura e escrita, e matemática que são bem inferiores ao potencial global.
Discrepância entre transtorno específico e significativos no aprendizado de habilidades escolares.
Discrepância entre o grau de inteligência, a escolaridade e a idade, e o desempenho acadêmico na área de linguagem, leitura e escrita, e matemática que são bem superiores ao potencial global.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Dificuldades ou Transtornos de Aprendizado? e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 7:47:40 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.205.176.107




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para que possamos entender o que é transtorno ou dificuldade na aprendizagem .o educador e a família devem levar em conta a observação desse aluno por um período de pelo menos seis meses,para se ter certeza do problema e qual metodologia se deve ser aplicada.

Marlon do Nascimento Silva - nota (6.5) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os transtornos de aprendizado existem sim e estão relacionados as dificuldades encontradas, por pessoas no âmbito educacional, social e familiar.

RICARDO DA CUNHA OLIVEIRA - nota (10) Nota que RICARDO DA CUNHA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
quando uma criança tem dificuldade na escolar e este persiste por muito tempo,o professor juntamente com os pais desta criança devem investigar o seu comportamento tanto na escola, como nos mais variados ambientes ; agindo assim é possível detectar se é algum transtorno ou uma dificuldade em aprender.

SIMONE APARECIDA DA CUNHA - nota (10) Nota que SIMONE APARECIDA DA CUNHA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Dificuldades de Aprendizagem são diferentes dos transtornos. As dificuldades de aprendizagem, quando se é trabalhado com elas e apresenta maior quantidade de estimulos, a mesma tende a diminuir com rapidez, ao contrário dos transtornos de aprendizagem, onde mesmo com trabalho de atendimento adequado, este demora a ser superado. Porém antes de se chegar a essa definição ou diagnóstico, deve-se olhar se realmente o problema está na criança, ou na escola e sua metodologia de ensino.

Jaqueline de Oliveira Estevam - nota (10) Nota que Jaqueline de Oliveira Estevam obteve na avaliação do estudo. - resume:
Importante observar com atenção a criança para que sejam captadas as suas dificuldades de aprendizado. As dificuldades de aprendizagem tem aumentado de maneira muito efetiva atualmente e podem estar ligadas a fatores que independem da criança mas que podem ser minimizados com um pouco mais de atenção e eficiência no momento de planejar e preparar uma aula, considerando que a participação da família é muito importante para que essa criança possa ser atendida a contento não só no ambiente escolar como também no decorrer de sua vida.

MARIA GILDENE DE FREITAS - nota (10) Nota que MARIA GILDENE DE FREITAS obteve na avaliação do estudo. - resume:
É importante que o profissional procure entender as dificuldades ou transtornos de aprendizado do seu aluno. Para que possa desenvolver estratégias básicas de acordo com as suas necessidades, promovendo aprendizagem.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A dificuldade de aprendizagem é algo extrínseco da criança, ou seja, é algo que está fora da criança, essa dificuldade pode ser causada pela metodologia escolar, pelas mudanças frequentes de escola, por problemas emocionais graves, dentre outros fatores. O transtorno de aprendizagem é algo intrínseco à criança, ou seja, é uma dificuldade que parte da criança, que decorre de fatores linguísticos.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (6.7) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
dificuldade é causada por fatores extrínseca a criança e não problema da própria criança, o ambiente é que muitas vezes provoca essa dificuldade. já o transtorno de aprendizagem tem causa intrínseca a criança ,parte da própria criança .Alguns fatores são:problemas sensoriais,transtornos neurológicos etc...



Dioneya dos santos dos Anjos - nota (10) Nota que Dioneya dos santos dos Anjos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
GOSTEI DO CURSO, É BASTANTE PROVEITOSO.

LILIAN REGINA ALVES DE CASTRO SOARES - nota (10) Nota que LILIAN REGINA ALVES DE CASTRO SOARES obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um curso muito proveitoso para os professores e familiares entenderem as dificuldades das crianças, que muitas vezes não é descaso da criança e sim o meio que ela vive.

Maria Marcelina Machado - nota (8.5) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É IMPORTANTE QUE TODOS BUSQUEM AJUDAR A CRIANÇA A SUPERAR AS DIFICULDADES .A EDUCAÇÃO DEVE ESTAR PREPARADA PARA ATENDER AS DIVERSIDADES.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
quando uma criança tem dificuldade na escolar e este persiste por muito tempo,o professor juntamente com os pais desta criança devem investigar o seu comportamento tanto na escola, como nos mais variados ambientes ; agindo assim é possível detectar se é algum transtorno ou uma dificuldade em aprender.

Lindalva dos Santos Gomes - nota (10) Nota que Lindalva dos Santos Gomes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O educador é o elo entre o lúdico e as crianças, por que o aprender em grupo é mais rápido, efetivo e prazeroso, entrando ele com o compromisso de ensinar, orientar e o aprender.

Marlon do Nascimento Silva - nota (6.5) Nota que Marlon do Nascimento Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Devemos saber identificar essas dificuldades para que possamos ajudar as pessoas que possuem esses transtornos.

VANESSA DE LIMA ARAUJO - nota (10) Nota que VANESSA DE LIMA ARAUJO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Percebemos atualmente que muitos querem ser doutores com diagnósticos prévios resultando assim no rótulo dado a alunos, e com base nisso tentam ajudar e acabam prejudicando por não saberem exatamente o que fazem e prejudicam inocentemente alunos que acabam estagnados ou regredindo educacionalmente nessas dificuldades onde a importância dada ao problema tem que ser a intervenção de pessoas preparadas para que haja o sucesso em todos os âmbitos.

jessica lopes dos santos - nota (10) Nota que jessica lopes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O CURSO NOS AJUDA A TER UMA MELHOR COMPREENSÃO, ACERCA DO TEMA.

SIMONE APARECIDA DA CUNHA - nota (10) Nota que SIMONE APARECIDA DA CUNHA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A maior dificuldade encontrada pelos alunos, não são as suas próprias dificuldades, mas sim o rótulo que lhes são colocados, de forma a reduzir ainda mais o desempenho acadêmico dos mesmos.

Thalita de Cássia Silveira Giroti - nota (10) Nota que Thalita de Cássia Silveira Giroti obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse assunto de dificuldade ou transtornos de aprendizado é otimo, e pais e professores devem ficar sempre atentos a sinais da doença, para que juntos possam atender as reais dificuldades de seus filhos e alunos.

Fabíola Silvano Maraschin - nota (10) Nota que Fabíola Silvano Maraschin obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito fácil confundir no aluno dificuldades de aprender ou um transtorno de aprendizado. Normalmente seja qual for o problema que o aluno tem se fala em dislexia o que nem sempre existe realmente no aluno.

Taína Pereira Barreto - nota (6.5) Nota que Taína Pereira Barreto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É um assunto que precisa de mais atenção em todos os espaços. Foi um curso muito gratificante, ampliou meus conhecimentos na área, e me clareou em muitos pontos onde eu ainda estava sem entender. Adorei.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse curso é muito bom, pois faz a diferenciação de maneira clara do que é a dificuldade de aprendizagem e o que é o transtorno de aprendizagem. Falando que a dificuldade de aprendizagem é provocada pelo meio exterior da criança e que o transtorno de aprendizagem é uma dificuldade que parte da criança.

Ericka de Almeida Costa - nota (7.7) Nota que Ericka de Almeida Costa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Vídeo bastante explicativo com estudo de casos que nos ajuda a entender a diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem e o nosso papel como educadores.

Processing your request, Please wait....