Direito Canônico


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]





Como as normas eclesiásticas da Igreja Católica entraram no Brasil?


Pela colonização portuguesa, pois faziam parte das normas jurídicas que vigoravam no país de Portugal. Dom João I solicitou que a legislação portuguesa que era esparsa e confusa fosse codificada, tornando-se realidade no ano de 1466, no reino de Dom Afonso V, vindo a ser reconhecida pela denominação Ordenações Afonsinas.
Com a concretização do Estado Moderno e o desencadeamento da Reforma Protestante no século XVI, foi aberto um novo período da evolução do direito canônico.
A primeira fonte de direito canônico é o direito divino, que emana da sagrada escritura, tanto no antigo quanto no novo testamento e dos elaboradores da patrística, como o escrito dos apóstolos e doutores da igreja.
O Direito Canônico é semelhante ao modelo legislativo e judicial vigente no Ocidente, portanto não é idêntico, pois as regras são definidas pela Igreja Católica e Anglicana.


Como o poder estatal é visto hoje?


As normas baseadas no Direito Canônico não eram previstas á séculos, porém de qualquer maneira seriam elaboradas nos tempos modernos, pois de qualquer forma o legislador atual não iria partir do nada, vislumbrando a evolução histórica do Direito Canônico.
Em virtude dos excessos da escola histórica, a meta era separar o estudo da evolução do direito segundo um método histórico-crítico, com a construção de um sistema conceitual que explicasse com rigor técnico o ordenamento jurídico vigente
Como necessário à convivência em sociedade, justificando assim sua autonomia e soberania para o bom convívio entre as pessoas.
É necessário delinear quais são os critérios técnicos que permitem individualizar, no sistema do direito, aquela parcela que pode ser qualificada como profissional



Declaro que EU estudei o conteúdo: Direito Canônico e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 3/29/2017 21:01:27 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.163.157.48




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



BENEDITO GONÇALVES RIBIRO SOBRINHO - nota (10) Nota que BENEDITO GONÇALVES RIBIRO SOBRINHO obteve na avaliação do estudo. - resume:
Que o Direito Canônico, vem de uma conceito idealista em que as ditas regras são defendidas e definidas palas Igrejas Católicas e Aglicanas, sendo decididas em Concílios partindo do homem e não da parte divina.

Marcílio Lima - nota (10) Nota que Marcílio Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
que os conceitos básicos da da Igreja Católica são bem regulamentados e que sempre tem que haver concordância de maioritários que possa dar seguimentos a melhorias no contesto geral sem contrariar o que diz a Sagrada Escritura

Felipe Lopes Ferreira - nota (10) Nota que Felipe Lopes Ferreira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Direito Canônico é proveniente da lei da Igreja Católica. A vida da comunidade eclesial é diretamente regulada pelos chamados Direitos Canônicos, os quais se relacionam com os católicos espalhados pelo mundo. Todas as suas características estão regulamentadas no Código do Direito Canônico e a Igreja Católica mantém um Tribunal Eclesiástico que faz julgamentos baseados no mesmo. Foi o papa João Paulo II que, em janeiro de 1983, revisou e promulgou as diretrizes do Direito Canônico que, hoje, é vigente no mundo católico. A nova Constituição Apostólica substituiu a que havia sido promulgada pelo papa Bento XV em 1917. Alguns anos mais tarde da revisão publicada por João Paulo II, este mesmo papa também promulgou o código que deveria ser utilizado para as igrejas católicas do Oriente, intitulando-o de Código dos Cânones das Igrejas Orientais.



BENEDITO GONÇALVES RIBIRO SOBRINHO - nota (10) Nota que BENEDITO GONÇALVES RIBIRO SOBRINHO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Pode-se concluir que o Direito Canônico é uma ação forjada e de interesse do homem através de um Concílio Ecumênico. ou seja para o âmbito da religioso.

Marcílio Lima - nota (10) Nota que Marcílio Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito saber dos Direitos da Santa Igreja e poder estar atualizado a tudo que ocorreu e segue até até hoje sem mudanças

Felipe Lopes Ferreira - nota (10) Nota que Felipe Lopes Ferreira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esses ensinamentos são muitos bons para ter um breve conhecimento sobre o direito canônico, vale a pena fazer.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Este módulo trata sobre o conjunto de normas jurídicas de origem divina reconhecidas e promulgadas pela autoridade competente da Igreja Católica.