Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [12]






Com relação ao módulo Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento, leia as frases abaixo e assinale as corretas.


TEACCH e Análise Aplicada ao Comportamento são alguns métodos de ensino para a escolarização de crianças com TGD.
Através de um programa de aulas, pode haver mudanças positivas nas habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem de crianças com TGD.
Os educadores não precisam se preocupar em promover o relacionamento entre os alunos com TGD e os demais colegas, pois não é necessário.
Apresentar os conteúdos de maneira mais visual facilita a compreensão da criança.


Assinale a s alternativa s correta s :


Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
Não é bom que o aluno com TGD se apeguem as pessoas que passam pelo seu processo educativo, pois pode atrapalhar seu processo de socialização
Cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Investir em ações positivas, estimular a autonomia do aluno com TGD.
Não se deve dar autonomia ao aluno com TGD, pois ele tem sempre que precisar de ajuda.


Assinale a s alternativa s correta s :


Quebrar as rotinas em grupo e ajudar o aluno não estabelecer regras para que o aluno não se sinta inferiorizado são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.
Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é uma ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos.


Classifique as afirmativas abaixo em verdadeiras ou falsas.


Nos trabalhos em grupo, procure não incluir a criança com TGD.
A legislação assegura que pessoas com deficiência devem estudar em escolas regulares, sem discriminação, com condições de igualdade com as demais pessoas.
Os alunos devem ser incluídos em classes com crianças da mesma faixa etária.
É interessante que o professor sempre saia da rotina para diminuir a ansiedade da criança.


O que significa a sigla TGD?


Transformação global de doenças.
Transtorno geral down.
Transtorno geral dicotômico.
Transtorno global do desenvolvimento.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:43:14 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
A ONU reconhece que pessoas com TGD como beneficiarias da Convenção dos Direitos das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência, tendo assim direito a frequentar a rede regular de ensino. A inclusão está possibilitando uma educação centrada na pessoa e suas capacidades. Para alunos de inclusão devem ser usados métodos especiais como linguagem Libras e Braile , tecnologias e métodos Pedagógicos. Os alunos com TGD devem ser incluídos em classes com a mesma faixa etaria. As principais características de pessoas com TGD são, dificuldades na interação social, alteração na comunicação e atividades restritas e repetitivas. Geralmente se apresentam até os 5 anos.

Ana Cristina Maciel da Silva. - nota (8.5) Nota que Ana Cristina Maciel da Silva. obteve na avaliação do estudo. - resume:
Que nós como educadores devemos olhar com outros olhos as crianças com TGD pois elas tem capacidades de aprender mas cada um no seu tempo. O assunto abordado também deveria ser apresentado para as famílias pois nem todos tem uma compreensão sobre o assunto.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os educadores devem proporcionar, aos alunos que possuem TDG, atividades de aprendizagem que envolvam a interação com as demais crianças, pois dessa forma facilitará no seu processo de desenvolvimento.

Brenda mafort coutinho - nota (8) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
É importante que as crianças com TGD sejam inseridos em salas regulares de ensino, é essencial que a professora adapte as atividades das crianças com TGD,sempre que for necessário.Pois ela tem o mesmo direito à aprendizagem que qualquer outro aluno.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (8) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os alunos com TGD devem ser mais estimulados, para que ganhem o interesse para o que foi estudado, trabalhando sempre a questão da comunicação.



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As pessoas com Transtorno Global de desenvolvimento são incluídas nos direitos das Pessoas com Deficência, passando assim a frequentar as escolas regulares. Esse é um grande avanço aos alunos com TGD. E a escola ainda precisa fazer muito para melhor o trabalho e incluir da melhor forma esses alunos.

Elizete de Jesus Nantes da Cunha - nota (10) Nota que Elizete de Jesus Nantes da Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Toda criança com transtornos globais pode perfeitamente frequentar uma escola regular

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É interessante que saibamos como lidar com alunos com os diversos tipos de transtornos. Então saber interagir é fundamental.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD consistem em distúrbios das interações sociais que costumam se manifestar antes dos 05 anos de idade e abrange cinco categorias : Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno Degenerativo da Infância Síndrome de Heller , Síndrome de Asparger e por fim o Transtorno Global do desenvolvimento sem outra especificação, também conhecido como autismo atípico.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os educadores devem ter paciência e muita atenção para com essas crianças que possuem algum tipo de transtorno de desenvolvimento, uma vez que isso implicará na aprendizagem dessas crianças.

Brenda mafort coutinho - nota (8) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As crianças com TGD apresentam diferenças e por isso merecem atenção diferenciadas com relação às interações sociais a comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos de aprendizagem diferentes , esses alunos devem ser incluídos em classes de ensino regular com os alunos da mesma faixa etária.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (8) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Importante pois me ensinou como é importante o trabalho de inclusão de crianças com TGD tendo uma educação de qualidade.

Processing your request, Please wait....

Este módulo traz um panorama geral sobre a educação de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento. Veja o que a legislação fala a respeito disso e confira algumas orientações gerais para educadores e professores que possuem alunos com TGD.