Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [12]






Assinale a s alternativa s correta s :


Estabelecer rotinas em grupo e ajudar o aluno a incorporar regras de convívio social são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.
Apresentar as atividades do currículo visualmente é uma ação que ajuda no processo de aprendizagem desses alunos.
Crianças com transtornos de desenvolvimento apresentam diferenças e merecem atenção com relação às áreas de interação social, comunicação e comportamento.
Quebrar as rotinas em grupo e ajudar o aluno não estabelecer regras para que o aluno não se sinta inferiorizado são atitudes de extrema importância para garantir o desenvolvimento na escola.


Assinale a s alternativa s correta s :


Não se deve dar autonomia ao aluno com TGD, pois ele tem sempre que precisar de ajuda.
Cabe ao professor identificar as potências dos alunos. Investir em ações positivas, estimular a autonomia do aluno com TGD.
Os alunos com TGD costumam procurar pessoas que sirvam como 'porto seguro' e encontrar essas pessoas na escola é fundamental para o desenvolvimento.
Não é bom que o aluno com TGD se apeguem as pessoas que passam pelo seu processo educativo, pois pode atrapalhar seu processo de socialização


O que significa a sigla TGD?


Transformação global de doenças.
Transtorno global do desenvolvimento.
Transtorno geral down.
Transtorno geral dicotômico.


Com relação ao módulo Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento, leia as frases abaixo e assinale as corretas.


Através de um programa de aulas, pode haver mudanças positivas nas habilidades de linguagem, motoras, interação social e aprendizagem de crianças com TGD.
Apresentar os conteúdos de maneira mais visual facilita a compreensão da criança.
TEACCH e Análise Aplicada ao Comportamento são alguns métodos de ensino para a escolarização de crianças com TGD.
Os educadores não precisam se preocupar em promover o relacionamento entre os alunos com TGD e os demais colegas, pois não é necessário.


Assinale a s alternativa s que apresentam sintomas do TGD:


Facilidade de compreensão da linguagem.
Facilidade em estabelecer relações sociais e são crianças bastante articuladas.
Dificuldade em estabelecer relações sociais e padrões repetitivos de movimentos corporais ou de comportamento.
Dificuldade de compreensão da linguagem.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Educação e Transtornos Globais do Desenvolvimento e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 1/18/2017 16:09:45 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.205.173.230




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
A ONU reconhece que pessoas com TGD como beneficiarias da Convenção dos Direitos das Nações Unidas para Pessoas com Deficiência, tendo assim direito a frequentar a rede regular de ensino. A inclusão está possibilitando uma educação centrada na pessoa e suas capacidades. Para alunos de inclusão devem ser usados métodos especiais como linguagem Libras e Braile , tecnologias e métodos Pedagógicos. Os alunos com TGD devem ser incluídos em classes com a mesma faixa etaria. As principais características de pessoas com TGD são, dificuldades na interação social, alteração na comunicação e atividades restritas e repetitivas. Geralmente se apresentam até os 5 anos.

Ana Cristina Maciel da Silva. - nota (8.5) Nota que Ana Cristina Maciel da Silva. obteve na avaliação do estudo. - resume:
Que nós como educadores devemos olhar com outros olhos as crianças com TGD pois elas tem capacidades de aprender mas cada um no seu tempo. O assunto abordado também deveria ser apresentado para as famílias pois nem todos tem uma compreensão sobre o assunto.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os educadores devem proporcionar, aos alunos que possuem TDG, atividades de aprendizagem que envolvam a interação com as demais crianças, pois dessa forma facilitará no seu processo de desenvolvimento.

Brenda mafort coutinho - nota (8) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
É importante que as crianças com TGD sejam inseridos em salas regulares de ensino, é essencial que a professora adapte as atividades das crianças com TGD,sempre que for necessário.Pois ela tem o mesmo direito à aprendizagem que qualquer outro aluno.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (8) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os alunos com TGD devem ser mais estimulados, para que ganhem o interesse para o que foi estudado, trabalhando sempre a questão da comunicação.



Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (8.5) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As pessoas com Transtorno Global de desenvolvimento são incluídas nos direitos das Pessoas com Deficência, passando assim a frequentar as escolas regulares. Esse é um grande avanço aos alunos com TGD. E a escola ainda precisa fazer muito para melhor o trabalho e incluir da melhor forma esses alunos.

Elizete de Jesus Nantes da Cunha - nota (10) Nota que Elizete de Jesus Nantes da Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Toda criança com transtornos globais pode perfeitamente frequentar uma escola regular

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É interessante que saibamos como lidar com alunos com os diversos tipos de transtornos. Então saber interagir é fundamental.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os Transtornos Globais do Desenvolvimento TGD consistem em distúrbios das interações sociais que costumam se manifestar antes dos 05 anos de idade e abrange cinco categorias : Autismo, Síndrome de Rett, Transtorno Degenerativo da Infância Síndrome de Heller , Síndrome de Asparger e por fim o Transtorno Global do desenvolvimento sem outra especificação, também conhecido como autismo atípico.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os educadores devem ter paciência e muita atenção para com essas crianças que possuem algum tipo de transtorno de desenvolvimento, uma vez que isso implicará na aprendizagem dessas crianças.

Brenda mafort coutinho - nota (8) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As crianças com TGD apresentam diferenças e por isso merecem atenção diferenciadas com relação às interações sociais a comunicação e comportamento. Na escola, mesmo com tempos de aprendizagem diferentes , esses alunos devem ser incluídos em classes de ensino regular com os alunos da mesma faixa etária.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (8) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Importante pois me ensinou como é importante o trabalho de inclusão de crianças com TGD tendo uma educação de qualidade.

Processing your request, Please wait....

Este módulo traz um panorama geral sobre a educação de portadores de Transtornos Globais do Desenvolvimento. Veja o que a legislação fala a respeito disso e confira algumas orientações gerais para educadores e professores que possuem alunos com TGD.