Educação Especial na LDB


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [11]
Mostra como é determinada a Educação Especial na LDB






Assinale a s alternativa s correta s :


A LDB vigente não trouxe inovações no campo da educação.
A inclusão de alunos com necessidades especiais não é amparada por lei, já que existem APAEs Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais espalhadas em muitas cidades brasileiras que acolhem estes educandos.
A LDB veda aos alunos com necessidades especiais o direito de frequentar instituições regulares de ensino.
O sucesso da inclusão dos alunos com necessidades especias depende da capacitação de professores e profissionais habilitados na área da Educação.


O que será garantido para alunos especiais pela LDB?


Acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Professores sem especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado.
Não terão acesso igualitário aos benefícios dos programas sociais suplementares disponíveis para o respectivo nível do ensino regular.
Professores com especialização adequada em nível médio ou superior para atendimento especializado.


Na LDB o que entende-se como educação especial?


A modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos sem deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A modalidade de educação escolar não oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A modalidade de ensino superior oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.


Segundo a LDB é correto afirmar que:


Os sistemas de ensino devem assegurar aos educandos com necessidades especiais “professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns” Brasil, 1996.
Sempre que for necessário, haverá serviços de apoio especializado para atender às necessidades peculiares de cada aluno portador de necessidades especiais.
Que a educação escolar especial não pode ser ofertada pelo estado.
É dever do Estado garantir o “atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino”.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Educação especial na LDB e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:53:40 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



SIMONEIDE HENRIQUE DA SILVA - nota (10) Nota que SIMONEIDE HENRIQUE DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Com todas as mudanças que ocorreram na legislação, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394 de 1996 precisou se adaptar ao contexto atual, considerando que a inclusão de alunos com deficiência deveria acontecer no ensino regular e em 05 de junho de 2007 foi elaborado um documento chamado Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pelo Grupo de Trabalho nomeado pela Portaria Ministerial nº 555.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (10) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - resume:
A LDB garante acesso e permanência na escola, onde todos tem os mesmo direitos. Além do acesso ela regulamenta que todas as escolas precisam estar adaptadas para receber cada aluno.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A LDB Lei de Diretrizes e Bases da Educação regulariza o sistema educacional do país e encontra embasamento legal na CF/88 determinando que todos são iguais perante à Lei sem qualquer forma de discriminação. A LDB vigente nos dias atuais foi sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e pelo seu ministro da educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 2006 , trazendo inovações em relação às leis anteriores, como a inclusão dos educandos em instituições regulares de ensino. Para o sucesso da inclusão necessita-se em primeiro lugar qualificar os professores e demais profissionais da área educacional. A inclusão como consequência de um ensino de qualidade para todos os alunos exige das escolas novos posicionamentos e modernização do ensino para que os professores aperfeiçoem sua nova didática de forma a incluir no grupo esses alunos e fazer com que eles sejam bem recebidos no ambiente escolar . A criança ou adolescente com necessidades especiais precisa de um ambiente escolar agradável para que possa desenvolver suas habilidades como qualquer outro aluno, fazendo valer os seus direitos como pessoa humana nascida com vida conforme determina a nossa Constituição e a LDB.

MARCELA NOVAIS DA SILVA - nota (13.3) Nota que MARCELA NOVAIS DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ao ter um conhecimento específico sobre a educação especial na LDB, podemos refletir mais sobre o assunto e segundo a LDB, a inclusão nos traz inúmeros benefícios, pois é na educação especial inclusiva, que promove a interação de todos os educandos na convivência com a diferença e a adversidade que superamos os medos e preconceito. Sei que este é um caminho trabalhoso, e um processo longo, mas todos esses desafios são para o crescimento da humanidade e que apesar das diferenças somos todos iguais.



SIMONEIDE HENRIQUE DA SILVA - nota (10) Nota que SIMONEIDE HENRIQUE DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo assistido foi de fundamental importância para o esclarecimento do tema, pois com as mudanças que surgiram em 1994 com a Declaração de Salamanca, a Lei de Diretrizes e Bases precisou fazer adaptações, já que agora a inclusão precisa ser feitas nas salas de ensino regular. Parabéns pelo conteúdo!!

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (10) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo nos falo do que a LDB garante para a educação especial, onde todos tem direito ao acesso e permanência na escola.

Simoneide Bandeira da Silva - nota (7.5) Nota que Simoneide Bandeira da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Hoje no Brasil a Educação Especial vem transformando a vida das pessoas que necessitam de atendimento educacional especial, elas estão conquistando um espaço na sociedade que até então não tinham. Os direitos a eles eram limitados, e através dos direitos a eles assistido, uma nova realidade vem sendo construída.

Elizete de Jesus Nantes da Cunha - nota (5) Nota que Elizete de Jesus Nantes da Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Educação para todos, independente de cor, raça, condição social, física ou psicologica.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A inclusão nas escolas não é um desafio apenas para os professores, também depende de mudanças na sociedade brasileira e atitudes de inclusão por parte dos demais educandos que devem respeitar e inserir no grupo o educando portador de necessidades especiais .

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Devemos saber que existem diversas leis e normais sobre a educação especial e alguma s estão presentes na LDB devido a frequência de portadores de necessidades especial no campo educacional.

Sherlon Peglow - nota (7) Nota que Sherlon Peglow obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Compreender as leis e as bases legais para educação especial tem sido de grande proveito e esclarecimento para mim como professor.

Processing your request, Please wait....

Mostra como é determinada a Educação Especial na LDB