Educação Física Escolar: Jogos e Brincadeiras


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [23]





Qual a função da Educação Física?


Desenvolver a coordenação motora do aluno, além do convívio em grupo.
Possibilitar aos professores um pouco de descanso.
Propor aos alunos novas maneiras de brincar exercitando sua criatividade
Descansar um pouco dos estudos.


Sobre as fases do desenvolvimento infantil, é possível afirmar que:


No período das operações concretas, a criança dramatiza seu dia a dia e coloca sua fantasia em quase todas as situações reais.
O período das operações concretas ocorre dos sete aos doze anos.
O período sensório-motor é aquele que ocorre entre zero a vinte e quatro meses.
No período pré-operatório, os melhores brinquedos são os de encaixe, empilhar, modelagem e construção.


Leia as frases abaixo e assinale quais opções são corretas.


Para as aulas de educação física, as crianças utilizam apenas o pensamento e imaginação.
O jogo é um processo lúdico e criativo que permite ao sujeito da ação modificar a realidade através da imaginação.
O ensino de esportes é uma questão mundial.
Uma das funções da Educação Física escolar é propor aos alunos novas maneiras de brincar exercitando sua criatividade.


Assinale a s alternativa s correta s :


A função do suor é de aquecer o corpo para o exercício.
Alongamento só serve para quem faz ginástica ou dança.
Objetivo do aquecimento é preparar o corpo para a atividade física.
Sua velocidade, flexibilidade e agilidade são as mesmas antes e depois do aquecimento.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Educação Física Escolar: Jogos e Brincadeiras e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 1/22/2018 4:33:08 UTC 2018
  • Ip do Computador : 54.167.126.106




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Natália de Lourdes e Silva Vieira - nota (10) Nota que Natália de Lourdes e Silva Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades de educação física não são apenas forma de exercícios, são também maneiras de estimular o aprendizado dos conteúdos,é para as crianças se extravasarem e colocar suas energias em prática, estimulando para o bem ,deixando seu lado agressivo nas brincadeiras e não na relação com os colegas, é para exercitar o corpo mas também a mente,e ensinando regres e bons comportamento,estimulando a afetividade e o bom convívio.

Brenda mafort coutinho - nota (10) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
É muito importante que o professor escolha jogos de acordo com a idade e o período em que o aluno se encontra! O jogo e a brincadeira são muito importantes na vida de uma criança!

DANIELE DE SALES FEIJAO - nota (10) Nota que DANIELE DE SALES FEIJAO obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Educação Física escolar e muito importante para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, além de possibilitar as crianças que elas exercitem sua criatividade, ainda ajuda no trabalho em grupo e na psicomotricidade.

ariel dos santos peixoto - nota (6.8) Nota que ariel dos santos peixoto obteve na avaliação do estudo. - resume:
Jogos e brincadeiras são um dos 5 conteúdos da educação física, com no qual são de suma importância para o desenvolvimento da criança. Para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social.

Diogo Gonçalves de Lima - nota (10) Nota que Diogo Gonçalves de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
Com este estudo pode aprender que a atividade de educação física é mais do que essencial nas escolas , pois com ela nossas crianças desenvolvem todo o seu potencial tais como equilíbrio , saltos , força e interatividade . são elementos que hoje em dia as crianças estão perdendo . se compararmos as crianças de hoje com as de 20 anos atrás notaremos uma grande diferença nos seus comportamentos . vamos ver crianças mais sedentárias que não conhecem mais nenhum tipo de brincadeira , e só ficam em jogos de computadores e vídeos games . por isso a atividade física na escola é super importante para tirar as crianças desse mal hábito que hoje elas vivem , acho importante ter mais profissionais da área orientando as crianças ah seguirem melhores hábitos .

Caio Ferreira de Goes - nota (8.5) Nota que Caio Ferreira de Goes obteve na avaliação do estudo. - resume:
A ed. física escolar propões aos alunos diversas maneiras de brincar exercitando a criatividade. O jogo é um processo lúdico e criativo e o esporte é questão mundial. Jogo é brincadeira, lúdico, esporte é competição.

Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle - nota (6.5) Nota que Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Educação física é de fundamental importância para todos nós, já trabalhar a mesma desde a infância de nossas crianças, associando também a uma alimentação saudável, vai propiciar a esta grande beneficio, excelente módulo, aprendizado completo e de grande importância, vendo nele também, a Capoeira ser levada como matéria didática na pratica esportivista, sendo esta uma arte cultural, mais multifuncional em vários aspectos.

Maria Lenilda Rodrigues Silva - nota (7.8) Nota que Maria Lenilda Rodrigues Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Educação Física Escolar é de fundamental importância para promover a inclusão social, tanto em crianças como em jovens e adultos, pois a partir desta prática,seja ela esportiva ou lúdica, a mesma contribui na formação do cidadão como pessoa e estabelece papeis e valores na sociedade, contribuindo desta forma para um desenvolvimento mais saudável para os seus praticantes.

Joarí Soares Rosa - nota (7.5) Nota que Joarí Soares Rosa obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os jogos e brincadeiras na educação física são muito importantes colaboram para o desenvolvimento da criança, desde que sejam administrados de forma correta. Pode ser dado através de brincadeiras antigas e/ou através de esporte, como exemplo o vôlei e o futebol.



Natália de Lourdes e Silva Vieira - nota (10) Nota que Natália de Lourdes e Silva Vieira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom este curso, pois além de mostrar o que realmente envolve o ensino de educação física nas escolas, também esclarece sobre maneiras corretas e diferentes e aplicar as atividades!

Brenda mafort coutinho - nota (10) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O jogo é fundamental no desenvolvimento da criança,por isso como professora quero trabalhar usando muito jogos e atividades lúdicas!

Alice Assis Ferreira - nota (7) Nota que Alice Assis Ferreira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao estudar este urso eu aprendi mais sobre jogos e brincadeira, eu não sabia anteriormente qual era a diferença entre eles esse curso me ajudou muito.

Eliac Nobres Souza - nota (9.3) Nota que Eliac Nobres Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sempre e bom adquirir conhecimento, esse assunto muito bom!

ariel dos santos peixoto - nota (6.8) Nota que ariel dos santos peixoto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Abrir que jogos e brincadeiras são fundamentais , na vida das crianças.

Diogo Gonçalves de Lima - nota (10) Nota que Diogo Gonçalves de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Aprende com este estudo que a Atividade da educação física escolar é essencial , pois com elas crianças tem um melhor desenvolvimento , terão uma melhor qualidade de vida ! e para isso é importante que todas as escolas possam contratar professores com conhecimento na área para que ele possa passar todas suas metodologias .

Firmino Joaquim Celestino Neto - nota (6.8) Nota que Firmino Joaquim Celestino Neto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Os fatos são, mesmo em vídeos educativos ainda não se vê nas escolas materiais esportivos suficientes para ajudar na educação motora das crianças, porem pode-se ver profissionais qualificados a adaptações como os passados nos vídeos do curso, inteiramente entregues a aula e ao lúdico com as crianças e com uma capacidade de adaptação aos recursos das escolas e mantendo o padrão das faixas etárias nas atividades de acordo com as fases de desenvolvimento dos alunos, totalmente proveitoso

Caio Ferreira de Goes - nota (8.5) Nota que Caio Ferreira de Goes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito importante saber diferenciar o jogo que ´e lúdico e seus tipos do esporte que já é competitivo, principalmente quando se trata de crianças em fase de aprendizagem, isso ficou bem claro durante essas aulas aqui.

Jonas Souza de Oliveira - nota (8.5) Nota que Jonas Souza de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sabemos a importância da ludicidade,onde a responsabilidade aumenta, pois podemos transformar vidas.

Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle - nota (6.5) Nota que Francisco Gerson Braga do Nascimento - Gerson do Valle obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Fascinante aprendizado e de grande importância, facilitando assim até um melhor embasamento para profissionais de Educação Física, como uma metodologia de ensino a ser aplicada nas escolas.

Iury Cunha Albergaria - nota (7.5) Nota que Iury Cunha Albergaria obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O curso é bastante interessante para aqueles profissionais de Educação Física que querem aperfeiçoar seu conteúdo para transmitir aos alunos com qualidade.Os slides são de boa qualidade e fácil entendimento.Parabéns!!

Maria Lenilda Rodrigues Silva - nota (7.8) Nota que Maria Lenilda Rodrigues Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Educação Física escolar se faz importante desde a fase inicial de criança, pois a mesma contribui para um ótimo desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social, contribuindo de forma positiva na formação do individuo.

CAROLINA VALLER BALDIN - nota (6.8) Nota que CAROLINA VALLER BALDIN obteve na avaliação do estudo. - comenta:
é fundamental ensinar e encorajar a pratica de esportes em âmbito escolar, além de ajudar na formação do caráter auxilia no preparo físico

Joarí Soares Rosa - nota (7.5) Nota que Joarí Soares Rosa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A importância da educação física se dá porque as atividades físicas são partes do universo infantil, e no aspecto social, os jogos impõe o controle dos impulsos e aceitação das regras, visto que elas são estabelecidas pelo jogadores/alunos.

Processing your request, Please wait....

Este módulo mostra a importância da educação física no ensino escolar. Aprenda brincadeiras e jogos que podem ser usados durante o ensino da educação física.