Seminário Educação Integral: Crer e Fazer – 2º dia


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [34]
Seminário trata da importância de se implantar uma educação integral nas escolas brasileiras em parceria com outras fundações e organizações.






A implementação da Educação Integral deve promover:


Articulação e ação multi setorial.
Parceria entre escolas públicas e escolas privadas.
Foco nas potencialidades e demandas educativas.
Busca de parcerias com a sociedade civil.


A Educação Integral compreende:


Escolas e demais organizações sociais.
Professores, colaboradores e parceiros.
Apenas Escolas regulares de ensino.
Apenas professores formados e capacitados.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Seminário Educação Integral: Crer e Fazer - 2º dia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:25:11 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
os direitos educacionais são garantidos no papel contudo na prática é bem diferente ,pois nem tudo que esta na constituição é realmente o que acontece precisamos rever todo este conceito educacional ,para melhorar a educação deste país tanto a regular como também a inclusiva e integral,mas para isso ser feito é preciso ter consciência de que sozinho não se chega a lugar algum.precisamos compreender que deve haver a união entre toda uma comunidade escolar e a sociedade ,para mudar este quadro.

Benilton de Assunção Santos - nota (10) Nota que Benilton de Assunção Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Quando falamos de educação integral, muitas vezes tomamos como modelo do ensino atual, e imaginamos que a escola vai se tornar uma prisão, em que os estudantes devam estudar durante todo o tempo. Devemos abandonar esse discurso. A escola integral baseia-se na ideia que, no momento em que as criança não estão em contato com o ensino sistemático, elas poderão por em prática, por meio de atividades lúdicas, o conhecimento adquirido.

Valmira Araújo Lopes - nota (5) Nota que Valmira Araújo Lopes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Diante das experiências citadas tomamos como exemplo a prática da organização e do acolhimento necessário aos estudantes, conhecer a realidade para poder desenvolver as atividades pedagógicas de forma coerente, atrativa e que motive os estudantes a terem gosto pela busca de conhecimento.

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (10) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Seminário destacou informações sobre a proposta de educação integral, que está sendo implantada nas escolas em todo o país, a importância das parcerias para o melhor desenvolvimento da implantação do programa, a inclusão das ONGs e de toda a comunidade em toda sua organização.

Cintia Marcia dos Santos Ribeiro - nota (6.5) Nota que Cintia Marcia dos Santos Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - resume:
este Seminário trouxe belíssimas reflexões sobre a Educação Integral,pois este tema está vindo de encontro com a situação que estamos vivenciando aqui no Brasil. todo tempo estamos buscando esta interação com a Escola no nosso território. Mas acreditamos que conseguiremos atingir este pensamento que Educação Integral não é Escola Integral.

Marlene silva cruz coutinho - nota (10) Nota que Marlene silva cruz coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
depois de muitas tentativas para conseguir a resposta consegui através delas e das várias tentativas entende aprender e compreender a quem compreende a integração social estudo pedagogia e esse assunto não estava claro ouvir a palestra e li muito sobre esse assunto mas só através da pergunta consegui entender todo o caminho que a inclusão tem que percorrer e quem deve esta diretamente engajado nesse contexto que é de muita responsabilidade para nós que estudamos essa área.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação Integral abrindo espaço para um letramento na pratica mas articulada criando um significado novo da escola na perspectiva de intensificar mas os laços entre escola família e comunidade. Um currículo mas integrado menos fragmentado, diante das políticas da educação integrada.Construindo espaços nas escola que consigam manter esses alunos envolvidos através de ações educativas inovadoras.

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação integral tem o poder de transformar a realidade brasileira trazendo os jovens em geral para sala de aula, capacitando-os para o mercado competitivo onde o que sabe mais avança na frente.

Fernanda Aguiar de Sousa Bernardes - nota (10) Nota que Fernanda Aguiar de Sousa Bernardes obteve na avaliação do estudo. - resume:
O aluno que é estimulado, direcionado e conduzido tem maior rendimento escolar, politico e social, beneficiando assim a comunidade e a escola. Uma comunidade que tem o beneficio de um programa dessa magnitude tem aumento da integração entre seus membros comisso maior possibilidade da redução da violência por exemplo.



Maria Marcelina Machado - nota (8.5) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
REUNIR COMUNIDADES ÀS ESCOLAS EM TORNO DE EDUCAÇÃO IMPLICA ALÉM DA AMPLIAÇÃO DE TEMPOS E ESPAÇOS;A PROMOÇÃO AO DIÁLOGO ENTRE SABERES DIFERENCIADOS. FAZENDO COM QUE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TENHAM MAIS OPORTUNIDADES POR UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL, INTEGRADA E INTEGRADORA.

Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
crer e fazer um seminário que relata e reflete a educação integral e esclarece pontos,para sua prática,muito bom.

Katiane Cherlin Silva - nota (8.5) Nota que Katiane Cherlin Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito bom assistir um seminário sobre educação integral, pois pode esclarecer varias dúvidas.

Benilton de Assunção Santos - nota (10) Nota que Benilton de Assunção Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
São muitas as questões que impedem que a educação integral seja implantada e reformule o formato pedagógico existente. O ponto mais pertinente é a posse do poder. Uma sociedade em que os indivíduos possam se abster das influencias negativas da mídia e outros meios de comunicação, que fazem com que o homem não questione sua situação social, não é interessante para a classe dominante. É necessário disponibilizar uma educação pobre, com pessoas vivendo em situações subumanas para que os privilégios da elite possam ser mantidos.

maria aparecida da silva braga - nota (6) Nota que maria aparecida da silva braga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação intergral veio pra contribuir com socieadade mas é preciso de esforço de muito

luana porto pinheiro - nota (8.5) Nota que luana porto pinheiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
essa palestra foi muito produtiva principalmente os pontos em que abordava a educação integral

Alessandra Zanoni Carvalho - nota (8.5) Nota que Alessandra Zanoni Carvalho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom, um complemento do 1° dia. Todas as escolas deveriam ser integral

shirley Graziela Alves Ribeiro - nota (8.5) Nota que shirley Graziela Alves Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A introdução deste tipo de ensino "Educação Integral" nas instituições educacionais, é sem dúvida, uma maneira magnífica de potencializar o desenvolvimento e aprendizado do aluno, no entanto, é necessário um planejamento extremamente eficaz, de forma a não banalizar esta categoria de ensino.

Valmira Araújo Lopes - nota (5) Nota que Valmira Araújo Lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse vídeo chama a reflexão que por mais difícil que seja a caminhada é preciso seguir em frente de cabeça erguida,e nunca desistir.Tudo se torna realidade quando depositamos a confiança na capacidade de realizar e quando buscamos.

Morgana Dornelas Vieira Andrade da Silva - nota (10) Nota que Morgana Dornelas Vieira Andrade da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Fundação Itaú Social e o Fundo da Nações Unidas para a Infância Unicef estão de parabens pelo seminário Educação Integral: Crer e Fazer. Que ajuda e motiva vários professores.

Zirley Concebida Valeriano - nota (10) Nota que Zirley Concebida Valeriano obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Letramento / Educação Integral Ó ser humano é um ser de relações: ele existe como pessoa, torna-se pessoa, à medida que se relaciona consigo mesmo, com os outros, com a natureza e com a dimensão transcendente da vida. Somos diariamente convocados para encontros, para a convivência humana. Viver valores, identificar e incorporar personagens é o grande desafio para se obter sucesso nos planos interpessoal , social e profissional. Tendo em vista a grande competitividade no mercado de trabalho, não basta o individuo se capacitar apenas no aspecto de adquirir conhecimentos científicos, informatização e novas tecnologias, sem se preocupar em tornar-se um ser capaz de contextualizar informações, de interagir-se, articular e resolver conflitos. É preciso gostar de pesquisa, manter-se atualizados, ter ética, e deixar passar a ideia de responsabilidade e confiabilidade. Este, com certeza é o perfil de um profissional capacitado para o mercado; essa formação só é possível recebendo uma educação integral. A escola precisa perceber que letrar é muito mais que alfabetizar. É imprescindível perceber qual e a função social da prática de codificar e decodificar a escrita e dela apropriar-se, utilizando a com a melhor competência possível. Essa habilidade de agir se dá a partir do letramento. Que é responsabilidade de todos os que estão envolvidos no processo de formação integral daqueles que constituem a razão primordial de sua existência: os alunos

HELOISA RAMOS DE MOURA - nota (8.5) Nota que HELOISA RAMOS DE MOURA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A questão da educação integral é muito mais ampla do que eu imaginava. Envolve cultura, saúde, lazer, direitos e deveres, tudo isso integrado com as habilidades desenvolvidas na escola, porém ainda exite muita dificuldade em fazer o link de tudo isso com a escola!

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (10) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Considero o seminário bastante relevante para compreendermos melhor o processo da educação integral, já que está sendo implantada em todo o país e ainda deve ser estudada, para que seja implantada de forma a atingir seus objetivos e princípios.

Cintia Marcia dos Santos Ribeiro - nota (6.5) Nota que Cintia Marcia dos Santos Ribeiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um assunto me fez refletir como estamos longe ainda de compreender e de exercer a educação integral.A nossa visão é muito simplista e arraigada no passado como uma ideia ainda de escola institucionalizada.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A reflexão sobre Educação integral no seu Crer e fazer da sua prática de ações nos levar a ver essa modalidade de formar mas clara .

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação Integral no Crer e Fazer pretende desenvolver os alunos de forma completa , em sua totalidade.

Balbina de Souza dos Santos - nota (10) Nota que Balbina de Souza dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Educação é um grande desfio , que com todo um esforço ,trabalho em equipe faz toda uma diferença.

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O assunto pode nos atrair a várias especulações, pois o mesmo apresenta benefícios encarregados também de pontos negativos que devem ser descuidos, pois todo ser humano deseja uma educação de qualidade, mas que seja explicita ao educando de forma moderada e não exagerada, diante disso a integração poder gerar transtorno na mente de muitos , porque nela haverá grande acúmulo de ideias que sofrerão bastante para ser digeridas.

Júlia Ferreira Da Silva - nota (4) Nota que Júlia Ferreira Da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito boa explicação sobre educação integral, mostra que a educação integral não é uma prisão em que se estudada o tempo todo como muita gente imagina.

Fernanda Aguiar de Sousa Bernardes - nota (10) Nota que Fernanda Aguiar de Sousa Bernardes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação integral é facilitadora da cidadania.

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A maior dificuldade da implantação da educação integral em todas as escolas publicas é o espaço físico.

Danielle Maria Pedrosa Alves - nota (10) Nota que Danielle Maria Pedrosa Alves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom o seminário sobre Educação Integral, ocorreu de forma dinâmica pendendo a atenção das pessoas que assistiram.

Maria cristina da silva - nota (6.5) Nota que Maria cristina da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A escola como um todo deve estar articulada com praticas em salas de aula que valorizem também a participação dos alunos. É necessário que ela seja um espaço de aprendizagem, não só de habilidades e competências relacionadas aos objetivos conceituais, mas que os alunos aprendam a conviver, a serem solidários, a exercerem a democracia, enfim,atitudes que promovam a formação humana.

jamile santos silva - nota (10) Nota que jamile santos silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sou super a favor da educação integral deveria ser implantado em todas as escolas publicas ,nossas crianças são muito carentes de atenção e acabam buscando coisas que talvez não buscariam se estivessem nas escolas aprendendo mais participando de jogos, brincadeiras, oficinas e etc .

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (8.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Acredita-se que o professor do ensino regular encontra-se distante de ser um profissional completo e amadurecido quando recebe a seu título de educador licenciado. Por isso, acredita-se que “os conhecimentos e competências adquiridos antes e durante a sua formação inicial são manifestamente insuficientes para o exercício das suas funções ao longo de toda a carreira”. PONTE, 1994, p 10 . É nesse momento que surge a atuação do Coordenador Pedagógico no espaço educacional. Todavia, o coordenador não pode mais ser pensado como o principal receptáculo da formação dos novos e já atuantes professores, pelo contrário, ele deve ser visto como sendo um ser humano com potenciais e necessidades distintas, que busca desvendar, compreender, intervir e ajudar os professores a resolver conflitos.

Processing your request, Please wait....