Seminário Educação Integral: Crer e Fazer – 1º dia


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [34]
Seminário trata da importância de se implantar uma educação integral nas escolas brasileiras em parceria com outras fundações e organizações.






A educação integral implica:


Delegar apenas a escola a responsabilidade de educação dos alunos.
Resgate da cultura familiar e da comunidade local.
Aproximação entre escola, família e comunidade.
Envolver bairros e cidades no processo educativo.


Uma Gestão Educativa nos Territórios tem como pressupostos:


Ênfase nos conhecimentos geográficos da localidade.
Ampliação das oportunidades educativas.
Promoção de redes colaborativas.
Reconhecimento das potencialidades e das especificidades de cada território.


Quais as vantagens da educação Integral?


Uma criança que fica em casa tem mais oportunidades que uma criança que estuda em tempo Integral.
Passar muito tempo na escola interfere na educação dos alunos por passar mais tempo na escola do que em casa.
A maioria dos alunos não ficam mais de cinco horas por dia em aula. E isso, claro, interfere não só na qualidade da educação como também no desenvolvimento do país.
A maioria dos alunos não se estimulam por estar muito tempo em sala.


A educação integral tem como princípios:


Cultura.
Desintegração.
Acessibilidade.
Socialização.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Seminário Educação Integral: Crer e Fazer - 1º dia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:55:21 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



MÁRDEN CARDOSO MIRANDA HOTT - nota (8.5) Nota que MÁRDEN CARDOSO MIRANDA HOTT obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação é uma novidade em território nacional, porém com grandes perspectivas de avançar e alcançar seus objetivos. Tem como meta a comunhão dos saberes e práticas, bem como a socialização dos indivíduos que buscam por um futuro melhor.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
sabendo da importância da educação fica cada vez mais evidente que precisamos refletir nosso papel na sociedade não só como educadores mas como cidadãos que sabem dos seus direitos e lutam por eles ;a educação integral vem sendo debatida e expandida pelo país e há pesquisas satisfatórias que mostram da sua importância na educação .

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (10) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
O 1º dia do seminário Crer e fazer destacou qual o papel da ONGs para o desenvolvimento da educação em tempo integral, contextualizando opiniões e discussões para melhor compreender a proposta, suas implicações e princípios, etc.

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação integral é contribuir para a formação do indivíduo num todo como um ser pensante e crítico, pois nessa modalidade de ensino sai ganhado escola, alunos pais e comunidade, como meta globalização dos saberes e práticas, bem como a socialização dos indivíduos num panorama mas amplo e totalitário, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para o desenvolvimento total como cognitivo enfim integral, para isso é preciso que a educação integral tenha estratégicas que envolvam família escola toda a sociedade, e que as políticas publicas contemple essa nova realidade. É preciso crer e fazer , ter como principio a qualidade da educação, articulada com os novos valores e novos contextos.

Marli da Silva - nota (6.8) Nota que Marli da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Nos dias atuais ainda a exclusão de jovens da escola, a maioria porque tem que trabalhar... mas temos que reverter este papel urgentemente.

Harmony Diosinay Maciel de Araújo - nota (7.5) Nota que Harmony Diosinay Maciel de Araújo obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação infantil é a primeira etapa da educação básica. É a única que está vinculada a uma idade própria: atende crianças de zero a três anos na creche e de quatro e cinco anos na pré-escola. Tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade LDB, art.29 .

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - resume:
O assunto estudado faz parte de um campo da construção do homem que por sinal é muito desvalorizado, ou melhor a educação, e com a demonstração desse vídeo podemos ver que ainda existe pessoas preocupadas com o futuro da humanidade, pessoas que crer pensam e faz acontecer se tornar real o improvável. A educação integral irá revolucionar, causar impacto sobre a sociedade , irá instigar o querer do jovem a ir e participar da sua formação como um construtor profissional preparando-se para a competitividade do mercado que existe hoje na Era do conhecimento, resumindo, ela veio para acrescentar e trazer o desenvolvimento humano.

Gessyca Leticia de Lima - nota (7.5) Nota que Gessyca Leticia de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação integral deve ser melhor compreendida pela comunidade pois se ainda carregam a ideia de "integral" como forma de cuidar das crianças e adolescentes enquanto os pais trabalham esse mito deve ser deixado. Enfatizar mais a educação como forma de construção e desenvolvimento do cidadão não meios de "educar" retirando a responsabilidade de seus responsáveis.



Maria Marcelina Machado - nota (7) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A APRENDIZAGEM ACONTECE DESDE O NASCIMENTO E CONTINUA AO LONGO DA VIDA. OCORRE EM DIFERENTES CONTEXTOS E A EDUCAÇÃO INTEGRAL LEVANDO EM CONTA TODAS SUAS VIVÊNCIAS TANTO NA ESCOLA ,EM ESPAÇOS FORMAIS E INFORMAIS DEIXA_NOS CLARO QUE TRABALHAR DIFERENTES CONTEXTOS É ESSENCIAL PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS INCLUSIVA E DIFERENCIADA TENHAM MAIS OPORTUNIDADES AO LONGO DA VIDA.

MÁRDEN CARDOSO MIRANDA HOTT - nota (8.5) Nota que MÁRDEN CARDOSO MIRANDA HOTT obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito intreressante. Abre a visão de mundo e aponta para novas perspectiva educacionais.

Jocilene Menezes dos santos - nota (8.5) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
um seminário esclarecedor sobre a educação integral,ajudando assim a compreender os meios de implantação desta educação.

maria aparecida da silva braga - nota (6) Nota que maria aparecida da silva braga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
um palestra que me deu conhecimento e aprimorou os meu estudos

luana porto pinheiro - nota (10) Nota que luana porto pinheiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a sociedade,a família,o estado, e os educadores deviriam esta todos juntos para uma educação integral de qualidade. pois não adianta so colocar a criança na escola o dia todo e preciso compromisso de um todo.

Ivania Bresolin Vendramin - nota (6.8) Nota que Ivania Bresolin Vendramin obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Matricular os filhos no ensino integral apresenta vantagens e desvantagens. Cabe aos pais optar pelo o que é melhor para seus filhos.

Alessandra Zanoni Carvalho - nota (6.8) Nota que Alessandra Zanoni Carvalho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Educação Integral é uma maneira de termos pessoas que pensam em um futuro. Muito bom

Adriana Batista Valente - nota (4.8) Nota que Adriana Batista Valente obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito boa a palestra!!! Me fez ter outra opinião sobre a educação integral, apesar de não ter atingido a nota na avaliação.

Morgana Dornelas Vieira Andrade da Silva - nota (6.8) Nota que Morgana Dornelas Vieira Andrade da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Foi um excelente seminário sobre educação integral, o que ajuda e da um suporte aos educadores.

Valkiria Ferreira Regis - nota (8.5) Nota que Valkiria Ferreira Regis obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um tema muito rico , proveitoso com muitos detalhes, um projeto importantíssimo para a nossa sociedade e é claro para a nossa futura geração que nos momentos atuais infelizmente , estão vivendo um verdadeiro caos na educação.

Neucilaine Aparecida de Souza - nota (2.3) Nota que Neucilaine Aparecida de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei muito do curso, muito interessante a qualidade do ensino integral, é de muita importância e é de muito aprendizado para as crianças ...

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (10) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao compreender o papel das ONGs na participação e contribuição no processo de educação integral, é interessante que se possa sistematizar essas informações nas escola onde está sendo implantado os programas como o mais educação poe exemplo, poia a maioria das escola iniciaram, mas precisam compreender melhor os princípios e implicações da educação em tempo integral em sua implantação para melhor desenvolver essas atividades tão importantes para melhorar a educação no país.

Silvana Gonçalves Bonfim dos Santos - nota (7.5) Nota que Silvana Gonçalves Bonfim dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O seminário nos faz pensar em quanto a educação é importante para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, pensando o ser humano como um todo, um ser completo que está inserido na sociedade e que tem suas ações refletidas numa sociedade que apesar de parecer descrente que a educação pode transformar o mundo, ainda assim, mostra numa pesquisa realizada que 60 % das pessoas entrevistadas acreditam que a educação vai melhorar, e que assim também possamos acreditar que trabalhos realizados pelas entidades públicas e pelas Ong´s não governamentais também tragam como resultados uma menor taxa de evasão e de exclusão escolar

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito claro e de fácil compreensão o seminário sobre a educação integral, os meios de implantação desta educação.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação Integral envolve vários eixos, mas destaco dois eixos articulador :a garantia de direito e o do desenvolvimento do ser humano, atingido maior qualidade , junto das inúmeras potencialidades.

paola barrachino peres - nota (7.5) Nota que paola barrachino peres obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O seminário foi ótimo, com abordagens ótimas sobre o tema. Os palestrantes demonstraram conhecer a fundo o assunto fazendo com que a palestra se tornasse cada vez mais interessante.

Balbina de Souza dos Santos - nota (7.5) Nota que Balbina de Souza dos Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Realmente uma educação integral visa envolver todo um corpo docente mais juntamente tendo uma participação da família,comunidade .Pois essa participação surte um ótimo resultando na vida escolar.

Francieli Lubian - nota (8.3) Nota que Francieli Lubian obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação integral faz com que o educando permaneça mais tempo na escola proporcionando mais tempo para aprender e para conhecer a sua comunidade.

Marli da Silva - nota (6.8) Nota que Marli da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nos leva para outras perspectivas, uma visão global, geral mas necessária, depende de nós cumprir as metas.

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O tema estudado nos leva a pensar e querer agir sobre a sociedade apoiando o que a de melhor para construção humana , a Educação.

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Existe barreiras ainda para serem quebradas na educação integral.

Alessandra Bariviera Buyno Genero - nota (10) Nota que Alessandra Bariviera Buyno Genero obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação integral ainda é desafio muito grande para a educação, precisa ser pensada com muita cautela, mas pode ser a resposta que precisávamos quanto ao ensino.

NEILA O CUNHA - nota (6.8) Nota que NEILA O CUNHA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Achei muito interessante o real sentido de Educação Integral. As escolas, os educadores, todos os envolvidos na área educacional devem ter como meta que o aluno precisa ter dentro dele essa construção de conhecimento, de desenvolvimento, mesmo quando não está no ambiente escolar.

raquelene ferreira da silva - nota (10) Nota que raquelene ferreira da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação integral faz com que os educandos não fiquem na rua se entretendo com coisas que não acrescentaria nada na sua formação .A escola integral no contra turno deveria ter atividades mais diversificadas que chamasse atenção das crianças

Jáisse Mendes Souza Cunha - nota (7.5) Nota que Jáisse Mendes Souza Cunha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ótimo curso. Paulo Freire é um dos maiores educadores do Brasil. Toda a sua obra é muito instrutiva.

Processing your request, Please wait....