10 Estratégias de Sucesso no Ponto de Venda


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Palestra realizada na Feira do Empreendedor SEBRAE, ensina como conquistar melhores resultados no ponto de venda PDV .






A respeito da localização ideal para abrir um negócio, é correto afirmar que:


Abrir uma loja que venda produtos exclusivos, diferentes, como os últimos lançamentos do mercado de utilidades em qualquer ponto da cidade, pois novidades sempre atraem compradores.
Vender produtos importados da China no bairro mais rico da cidade, pois onde há maior circulação de dinheiro, também há mais vendas.
Saber onde está localizado seu público-alvo e encontrar, neste local, um lugar para abrir o negócio.
Abrir uma loja de produtos sofisticados no bairro mais populoso da cidade, pois isso traria mais público para o negócio e, consequentemente, mais vendas.


Qual das alternativas abaixo NÃO representa o marketing sensorial?


A visão responde por 83% dos nossos sentidos, portanto os produtos devem estar expostos adequadamente, em um ambiente com boa iluminação.
Som ambiente agradável, de acordo com o gosto pessoal dos vendedores e atendentes da loja.
Um aroma personalizado, que identifique a loja e que a lembre sempre que alguém senti-lo.
Deixar o cliente tocar no produto e sentir sua textura, traz mais resultados do que tentar vender itens que estão trancados dentro de um balcão de vidro.


Qual seria a estratégia de exposição ideal para vender os produtos de maior valor?


Os vendedores devem oferecer os produtos mais caros insistentemente, para convencer o consumidor a compra-los.
Os produtos de maior valor devem ficar longe da entrada da loja, a fim de evitar furtos.
Os produtos de menor valor devem estar expostos logo na entrada da loja, para atrair o público que busca soluções práticas e baratas. Ao circularem pelo interior da loja, eles conhecerão os produtos mais caros também.
Os produtos de maior valor devem ficar expostos em destaque, na altura dos olhos dos consumidores, deixando os produtos baratos com menos destaque na loja.


A vitrine é o primeiro contato com o cliente. Pensando nisso, quanto tempo, em média, a vitrine tem para chamar a atenção do cliente enquanto ele passa, criar interesse e o desejo dele entrar na loja?


1 dia.
1 hora.
5 segundos.
30 minutos.


Como manter a imagem e atração do ponto de venda?


Manter a aparência e os métodos de atendimento por um tempo indeterminado.
Fazer somente algumas modificações na posição dos produtos.
Renovar e modificar os métodos de atendimento e aparência do ponto de venda em menos tempo possível.
O proprietário de fazer o que achar melhor renovando ou não o ponto de venda á cada 10 anos.



Declaro que EU assisti ao vídeo: 10 Estratégias de Sucesso no Ponto de Venda e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 13:28:52 UTC 2016
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Guilherme Ribeiro de Jesus - nota (8) Nota que Guilherme Ribeiro de Jesus obteve na avaliação do estudo. - resume:
Primeiramente o indivíduo deve ter auto conhecimento, conhecer seus argumentos a respeito do que irá tratar. Ser coerente sabendo passar suas ideias sem deixar dúvidas na cabeça de quem estará pronto a ouvir! Ter respostas para questões levantadas no ambiente! Ser plausível! Boa Dicção! Saber impor sua voz e pessoa no espaço a utilizar!

Anderson Telles Lopes - nota (10) Nota que Anderson Telles Lopes obteve na avaliação do estudo. - resume:
10 estratégias da empresa são: 1- Público alvo 2- Localização 3- Marca 4- Faxada 5- Layout 6- Vitrine 7- Iluminação 8- Marketing sensorial 9- Renovação 10- Bom Antendimento

renata aparecida de oliveira vilalon - nota (10) Nota que renata aparecida de oliveira vilalon obteve na avaliação do estudo. - resume:
vimos a importância da localização , e de ser uma referencia , saber identificar na sua fachada quem você é e com que trabalha.

Adriana moretto - nota (8) Nota que Adriana moretto obteve na avaliação do estudo. - resume:
manter harmonia mas cores coma decoracao ,luz anbiente faz o bom sucesso das vendas ,manter aos olhos dos clientes tudo que for de melhor e mais caro da loja,abrir um ponto onde trnha alguma coisa haver com seu local

Rosana Silva Pontelo - nota (10) Nota que Rosana Silva Pontelo obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para ter um negócio de sucesso é preciso levar em consideração vários aspectos. Colocar as vontades do consumidor sempre em primeiro lugar. Ter sua loja bonita, com boa iluminação, localizada próxima do seu publico alvo é só alguns requisitos básicos.

Gisele Santos de Faria - nota (10) Nota que Gisele Santos de Faria obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi os 10 fatores que fazem com que um estabelecimento PDV tenha sucesso em vendas, tenha sua marca reconhecida e seja uma referência. Estratégias muito úteis foram abordadas, como: Conhecer o público-alvo, fazer o que ele gosta em termos de visual da loja e produtos para que o consumidor se identifique com o produto; Estar localizado em um bairro ou espaço que seja fácil para o público-alvo encontrar a loja, ter facilidades como um estacionamento é um ponto positivo. Evitar escadarias e falta de iluminação também é importante. Se no ponto de venda, na frente, por exemplo, tiver uma interferência, como um poste é importante fazer dele uma referência, não deixar que estas coisas atrapalhem as vendas, mas torná-las um fator aliado para a loja, para que de alguma forma ajude o cliente a encontrar o estabelecimento ou ter ele na memória do lugar físico, mas não é só o ponto que importa, a marca também é importante, então deve-se pensar direitinho, contratar um designer gráfico para elaboração adequada da identidade visual e dos materiais de papelaria, por exemplo, pois ele saberá colocar da forma mais adequada favorecendo assim a marca e consequentemente a empresa e serviço. A fachada deve ser sempre bem iluminada, condizente com o público e serviço, limpa e de destaque. A loja deve estar em um lugar onde os vizinhos sejam estabelecimentos que completem as necessidades dos clientes, por exemplo: Uma papelaria que tem uma loja de doces como vizinha e uma escola também pode ter muito lucro. Importante cuidar da fachada também porque ela é a propaganda contante, assim como a vitrine. A vitrine é importante, deve existir para expor os produtos e também deve sempre ser renovada sempre que possível renovar algo mais na loja para atualização. A loja deve ser bem iluminada e organizada tanto no que diz respeito aos produtos como também na sinalização de promoções e outras placas necessárias. A circulação deve ser preservada para o cliente se sentir a vontade e poder olhar os produtos com calma sem obstáculos, por isso também é importante planejar a exposição dos produtos e colocar os de maior valor na altura dos olhos, garantindo assim o aumento na probabilidade de venda destes e de produtos que completem a compra "compra casada" Um produto que completa o outro quando expostos perto são uma "dica" para o cliente levar ambos. E por fim, é fundamental instigar os 5 sentidos dos clientes sempre. Com o tato, visão, audição, olfato e paladar sempre que possível. Isso garante o marketing sensorial e é fundamental para o encantamento do cliente, pois possibilita a indução à experimentação e a maioria dos casos onde temos uma experiência sensorial com o produto, por exemplo a degustação de algum doce ou salgado, as chances de venda aumentam.

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para conseguir sucesso, devemos não apenas estudar o que queremos, mas o que o povo gosta , pois é ele que faz alavancar a alma do negócio.

Felipe Orben - nota (8) Nota que Felipe Orben obteve na avaliação do estudo. - resume:
na palestra eu aprendi varias estrategias de sucesso para meu ponto de venda que vão me ajudar a melhorar meu rendimento mensal e ajudar a renda anual da minha marca de também melhorar meu atendimento com os clientes, quando o cliente passar em frente a loja já pode ver o que é vendido através da vitrine e se faz o gosto e as necessidades dele.

Willian aparecido dos santos - nota (10) Nota que Willian aparecido dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi bastante sobre a iluminação do local onde se localiza o estabelecimento, sobre o livre acesso dos clientes, o cliente tem que se sentir seguro daquilo que está consumindo, como procurar a saber o gosto do publico alvo, a força que tem a vista da frente e venha fazer diferenças sempre que não torne uma paisagem e muitas outras.



willian queiroz de freitas - nota (8) Nota que willian queiroz de freitas obteve na avaliação do estudo. - comenta:
acheu muito legal e importante para as vendas

Adelsom Gilberto Schreiber - nota (8) Nota que Adelsom Gilberto Schreiber obteve na avaliação do estudo. - comenta:
estratégias bem elaboradas são pontos facilitadores de vendas.

Guilherme Ribeiro de Jesus - nota (8) Nota que Guilherme Ribeiro de Jesus obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um bom vendedor sabe induzir ao consumo, sabe quais argumentos utilizar! Saber dialogar passando as melhores formas de aquisição do produto e tendo carisma com o cliente para que este volte mais vezes!

Anderson Telles Lopes - nota (10) Nota que Anderson Telles Lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ótimo este vídeo! pois abrange todo o início de uma empresa. Se a empresa seguir a risca o que fala a palestrante, dificilmente terá insucesso.

Nathan Gabriel Barreto Silveira - nota (8) Nota que Nathan Gabriel Barreto Silveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito Boa Essas Aulas. Boas Estratégias de vendas Aprendi!

renata aparecida de oliveira vilalon - nota (10) Nota que renata aparecida de oliveira vilalon obteve na avaliação do estudo. - comenta:
nos deu a importância de procurar um local adequado , qual o publico alvo, como se apresentar a fachada as cores pra sermos vistos e visitados.

Adriana moretto - nota (8) Nota que Adriana moretto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
palestra muito efieciente ,detalha realmente o plano de trabalho

ELISANGELA HOFF - nota (8) Nota que ELISANGELA HOFF obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Trabalhe sua imagem sempre, é ela que é a sua frente de trabalho.

Giovana Barros Leal - nota (10) Nota que Giovana Barros Leal obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ótima palestra pra quem pretende entender e abrir um novo negocio ou aperfeiçoar o que já se tem.

Gisele Santos de Faria - nota (10) Nota que Gisele Santos de Faria obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei demais deste tema, me inspirou a ampliar meu negócio, a palestrante explica super bem e de um jeito simples. As estratégias de Sucesso no Ponto de Venda de fato são muito enriquecedoras e é possível notar a procura do público naturalmente quando as empresas fazem isso. São detalhes que fazem a diferença, como a cortesia no atendimento, a fachada iluminada, os produtos bem organizados, a loja limpa e iluminada, a identidade visual da empresa condizente com o público e outros fatores. Todos influenciam e de fato são essenciais para o sucesso do ponto de venda.

Laurianne Machado Cação - nota (10) Nota que Laurianne Machado Cação obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso enriquecedor para todo profissional que deseja se atentar as questões de ponto de venda, atrativos e marketing visual da empresa.

Carlos Roberto Rossini - nota (6) Nota que Carlos Roberto Rossini obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Foi de muita importância pois com está palestra, vou aplicar me destacar mais com estas orientações. Carlos

Francisco Canindé Costa de Melo - nota (10) Nota que Francisco Canindé Costa de Melo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As estratégias para o sucesso são totalmente válidas para haver a evolução do negociador, para isso requer também regras que nos da o direito de passa de nível nessa carreira e conseguir o que o povo gosta e fazer sucesso.

Felipe Orben - nota (8) Nota que Felipe Orben obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A palestra foi muito satisfatória e através dela podemos ter uma ideia de como é importante a faixada da loja para atrair os clientes e assim melhorar o rendimento da loja.

Ricardo da Costa Tamagnini Bellagamba - nota (8) Nota que Ricardo da Costa Tamagnini Bellagamba obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Impressionante como a vitrine do ponto de venda possui um impacto tão forte e imediato qual possui custos baixos e atrai o consumidor somente pela visualização e atenção.

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