Função do Docente


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [17]
O professor Vinícius Reccanello fala sobre a evolução da função de professor ao longo da história.






Qual a função do docente?


Dar apenas o conteúdo programado.
Compreender que educação não se da por meio apenas do conteúdo, mas de todo um processo no qual todos devem ser ouvidos e respeitados, saber que uma educação se da pela união entre comunidade escolar e familiar.
Respeitar sua escola e ministrar tudo ao conselho escolar.
Relatar aos pais tudo e resolver só, os problemas de classe; compreender que educação é apenas um ministrar de conteúdos.


A respeito do professor é correto afirmar:


É o detentor do conhecimento.
É mediador do conhecimento.
É o principal sujeito da educação.
Deve orientar, auxiliar o aluno no processo de ensino aprendizagem.


São características importantes do fazer pedagógico:


Individualidade.
Mediação.
Interação.
Afetividade.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Função do docente e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:53:26 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



mirian albino - nota (10) Nota que mirian albino obteve na avaliação do estudo. - resume:
O curso em si fala sobre a evolução da função de professor ao longo da história. Quando se fala em função docente lembra-se da palavra instrução, que não é possível pensar em cidadania sem garantia de uma educação pública de qualidade. Na evolução da instrução na GRÉCIA antiga os "pedagogos", que não eram professores mas que exerciam a profissão, eram somente considerados tradicionais ensinando o indivíduo ou aprendizes a realizarem tarefas práticas. O tradicional não pratica o ensino libertador, mas sim somente a buscar aprender tarefas para o comercio,ou para o mercado de trabalho, lembra o tecnicismo. Nos dias de hoje se exige uma educação moderna,que traga ao indivíduo emancipação,autonomia,criticidade, qualificação,etc.. para isso o professor precisa-se atualizar e ser transformador e mediador do aprendizado, fazendo a interação entre professor e aluno. Ele precisa ter alteridade, afetividade,isto é, ter empatia. Hoje somente saber o conteúdo e passar informação já não é suficiente, pois os alunos precisam de um professor que os levem a pesquisar,buscar o conhecimento,e que ele possa aplicar todo o conteúdo de forma que o aluno interaja com a escola, sala de aula,e o contexto social.

Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Na atualidade o docente é um mediador do conteúdo ,ele utiliza em sua prática diária mecanismos que visem melhorar o aprendizados dos discente,pois sabe que não é detentor de todo conhecimento. Fazendo isto sua aulas torna-se mais dinâmicas,atraentes ,o educador deve sempre buscar novas formas de ensinar e também de apresentar suas aulas ou seja quando possível fazer uma reciclagem.

Alessandra Santos Sena - nota (6) Nota que Alessandra Santos Sena obteve na avaliação do estudo. - resume:
É formar cidadão ativos, solidários, humanizados e críticos para que possam lidar com os possíveis conflitos que encontraram.

Allan da Conceição Nascimento - nota (10) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - resume:
A muito tempo o professor era tido como detentor do conhecimento, hoje os tempos são outros. Com o avanço da tecnologia, da informação etc. o aluno de hoje não depende tanto do professor de modo a manter-se apenas a par do que lhe foi passado em sala de aula. O professor nos tempos atuais tem o papel de mediador, não que este não tenha um conhecimento adequado para a função, o que acontece é que devido a globalização, a internet por exemplo faz com que estes alunos pesquisem mais, estudem mais e não dependam tanto do professor. O docente dos tempos atuais tende a ser dinâmico, oportunizado o aluno de participar de forma mais efetiva em sala de aula e este aluno traz contribuições favoráveis para o processo de ensino e aprendizagem. O que acontece concomitantemente é que; o aluno adquire um excesso de informações e na maioria dos casos não tem facilidade nem discernimento para organizar tais conceitos e é nessa hora que entra em cena o professor mediador, objetivando ajudar o aluno, não dando as respostas prontas e acabadas mas sim formas de autonomia para este aluno do futuro. O docente vem mudando a cada dia as suas formas e práticas de ensino afim de promover uma educação de excelência.

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (7.7) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A profissão professor é muito importante para o desenvolvimento da educação no país, sua função é ser mediador do conhecimento, orientando e sistematizando o ensino e aprendizagem.

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ao falar da função do docente faz uma retrospectiva na historia da educação tendo como ponto principal a evolução do trabalho pedagógico do professor, destacando o seu papel hoje de mediador no processo ensino aprendizagem, passado desde a grecia antiga, com seu ensinamentos tradicionais ate a educação tradicional e tecnicismo. chegando educação moderna autônoma, criticista, sendo o professor o transformador e mediador do aprendizado, fazendo a interação entre professor e aluno. Ele precisa ter alteridade, afetividade,isto é, ter empatia.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Função do docente fala da evolução da educação publica , pois essa deixa de ser uma ferramenta só de trabalho passando ser um instrumento pra que o aluno se torne critico emancipando-se transformando-se, partindo desse pressuposto a evolução desda Grécia antiga, vindo ate a escola tradicional, chegando aos professores de hoje com deixaram de ser simples transmissores de conhecimento pra tornarem-se mediadores e interativos.

Gessyca Leticia de Lima - nota (6.7) Nota que Gessyca Leticia de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
O docente deve proporcionar ao aluno um ambiente de aprendizagem que o motive, que seja prazeroso. Fugir das antigas praticas maçantes o professor deve ouvir o aluno interagir e ver o que cabe ser tratado juntamente a seu contexto pré programado.



Maria Marcelina Machado - nota (10) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a função do docente não se limita apenas em transmitir conhecimento é bem mais amplo, devemos ter um aprendizado continuado ,afetividade com os alunos e transformar o ambiente alfabetizador mais interativo.

Jocilene Menezes dos santos - nota (10) Nota que Jocilene Menezes dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
aula que reflete a função do educador de forma simples e clara ,em suma uma das melhores aulas que tive até o presente momento.

Alessandra Santos Sena - nota (6) Nota que Alessandra Santos Sena obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É IMPORTANTE QUE TENHAMOS CONVICÇÃO DO REAL PAPEL DO DOCENTE, SEJA COM ALUNOS COM PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO INTERPESSOAIS, SEJA PROBLEMAS FAMILIARES, SEJA NECESSIDADE DE APRENDIZAGEM ENFIM TEMOS QUE AGIR COMO VERDADEIROS TRANSFORMADORES DE UM MUNDO MELHOR.

Allan da Conceição Nascimento - nota (10) Nota que Allan da Conceição Nascimento obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O professor de hoje tem o papel de mediador, a cada dia que passa tem a necessidade de investir em sua formação continuada pois o aluno de hoje vem para a sala de aula com uma gama de informações, não dependendo tanto do auxílio do professor. Sendo assim, o professor deve buscar mecanismos para que esteja engajado na linguagem e expectativas do aluno.

Fabíola Silvano Maraschin - nota (10) Nota que Fabíola Silvano Maraschin obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Apesar do docente não ser o sujeito mais importante ele é o mediador do ensino. Muito importante na sala de aula, ainda mais quando é querido pelos alunos sem deixar de ser rigoroso com os conteúdos e o ensino destes.

MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA - nota (7.7) Nota que MARIA ELIZANE RIBEIRO DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É importante que os docentes do país compreendam e cumpram as suas funções, visto que o futuro do país depende de cada um fazer sua parte.

ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA - nota (10) Nota que ERLONE MENDES SILVA OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
hoje não é papel do professor passar conteúdo , não é mas suficiente, pois os alunos precisam de um professor que os levem a pesquisar,buscar o conhecimento,e que ele possa aplicar todo o conteúdo de forma que o aluno interaja com a escola, sala de aula,e o contexto social, tronando-o uma ser pensante e capaz de transforma a sua realidade.

ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA - nota (10) Nota que ANTONIO MACKS RODRIGUES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O educador passou por transformações hoje ele é mas ético.

Odair Geraldo Elger - nota (9) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sem dúvidas o docente que for uma referencia para o aluno, não vai conseguir passar o conhecimento para o aluno.pois o professor deve atrair a atenção dos educando, pois só dessa forma vai conseguir conduzi-los para a fixação do conhecimento devido ter conseguido feito os alunos estimularem o seu cognitivo.

Processing your request, Please wait....