Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]





Quais são as ações a serem implementadas pelo poder público, onde houver vontade política em se implantar programas de coleta seletiva de lixo, objetivando a reciclagem?


Gerenciar de forma democrática a questão dos resíduos sólidos, com a participação das instituições representativas da população, dos catadores, bem como de todos os setores envolvidos no processo.
Desenvolver políticas nas áreas da saúde, educação, planejamento industrial e da produção, que possibilitem a gestão sustentável dos resíduos sólidos no estado, de maneira integrada aos diversos aspectos do desenvolvimento da sociedade.
Nortear a elaboração da Política Estadual de Resíduos Sólidos pelos princípios da minimização, reutilização e reciclagem de resíduos, valorização da figura do catador e proteção ao meio ambiente.
Implantar maiores taxas de impostos sobre a comercialização dos materiais recicláveis, considerando os benefícios sociais e ambientais proporcionados pela reciclagem.


A cerca dos resíduos sólidos urbanos podemos afirmar:


Na gestão dos resíduos sólidos, a sustentabilidade ambiental e social se constrói a partir de modelos e sistemas integrados, que possibilitem tanto a redução do lixo gerado pela população, como a reutilização de materiais descartados e a reciclagem dos materiais que possam servir de matéria prima para a indústria, diminuindo o desperdício e gerando renda.
Segundo Castilhos Junior 2003, o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos deve ser integrado, englobando etapas articuladas entre si, desde ações visando a não geração de resíduos até a disposição final, compatíveis com os demais sistemas do saneamento ambiental, sendo essencial a participação do governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada.
É importante salientar que, qualquer que seja o método eleito para tratamento do lixo: compostagem, incineração, reciclagem, ou combinação destes, nunca haverá qualquer tipo de rejeitos, não sendo eliminada, em nenhuma das hipóteses, a necessidade de instalação de aterro sanitário.
No Brasil, estas recomendações têm sido encampadas ao longo do tempo pela legislação, embora com a falta de instrumentos adequados ou de recursos que viabilizem a sua implantação, na prática.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 14:17:44 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.141.60




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Clarissa de Sousa Macedo - nota (5) Nota que Clarissa de Sousa Macedo obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e a Reciclagem, administra os resíduos despejado por toda sociedade e seus diversos setores. Fazendo com que tenham uma destinação adequada.

NATALIA ELLEN ALVES OLIVEIRA - nota (10) Nota que NATALIA ELLEN ALVES OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
O tratamento ideal para resíduos sólidos é bem complexo e demorado, mas para a melhoria de vida da população e do Planeta Terra é mais do que necessário. Os profissionais nessa área são principalmente "médicos" auxiliam no bem psicobiosocial da população.

LUIS EDUARDO VIEIRA PINTO - nota (10) Nota que LUIS EDUARDO VIEIRA PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
Tratando-se de gerenciamento de resíduos sólidos, a separação adequada na fonte geradora e a coleta seletiva são de grande importância, já que boa parte dos resíduos urbanos gerados são materiais que podem ser reciclados.



Querlanio Correa de Oliveira - nota (8.5) Nota que Querlanio Correa de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Sem dúvida alguma a implantação e aplicação do Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e Reciclagem é uma medida proativa e sustentável para qualquer organização.

Clarissa de Sousa Macedo - nota (5) Nota que Clarissa de Sousa Macedo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O resíduos tem um impacto muito alto no ambiente se não forem corretamente destinados. O seu gerenciamento abrange desde a residencia ate grandes empresas, em que produz diferentes tipos de resíduos e que cada um tem uma forma de manejo

DALMO MENDONÇA DA SILVA - nota (3) Nota que DALMO MENDONÇA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A importância da reciclagem e o manejo adequado de resíduos fazem toda a diferença.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Este artigo procura situar a reciclagem industrial de materiais e os programas de coleta seletiva de lixo numa abordagem integrada da gestão de resíduos sólidos