Gestão de Resíduos


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]






Qual o objetivo do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?


Contrato entre o poder público e fabricantes, comerciantes, distribuidores, pois está ligado ao ciclo de vida dos produtos de logística reversa.
A conscientização da população quando a importância do tratamento dos detritos.
Economia de energia, pois utilizando produtos recicláveis, a tendência é cada vez menos afetar o meio ambiente.
É um documento que apresenta ações para observar como é feita a geração, a coleta, o armazenamento, o transporte, o tratamento e o destino final dos resíduos sólidos.


Quanto ao tratamento dos resíduos sólidos é correto afirmar que:


No tratamento bioquímico acontece a ação de grupos de seres vivos, que no ato de se alimentar dos resíduos, acabam quebrando as moléculas maiores e transformando em menores, onde posteriormente ao controlar a temperatura, o nível de acidez e a pressão, as moléculas reagem entre si quimicamente, finalizando o processo bioquímico.
Existem alguns métodos de tratamento térmico, são eles: a secagem, que consiste na remoção da umidade dos objetos; a pirólise, onde a matéria orgânica é modificada por meio de altas temperaturas; na gaseificação o conteúdo é transformado em uma mistura de combustível de gases; na incineração ocorre a oxidação total dos elementos com o auxílio de determinados combustivos; o plasma tem a função de desintegrar o objeto e transformar em gás.
O tratamento térmico acontece quando os resíduos ganham uma grande carga de energia em forma de calor, juntamente com uma temperatura de reação, durante um tempo determinado, tendo como consequência a mudança das suas características.
O tratamento mecânico tem o objetivo de alterar ou separar o tamanho dos resíduos, em que neste processo não acontece reações químicas como em alguns casos no tratamento térmico. Este procedimento é muito complexo, e utiliza uma grande carga de energia elétrica, com a finalidade de diminuir o tamanho das partículas, separação de fases físicas, mudar os estados físicos dos objetos, separar as substâncias.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Gestão de Resíduos e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:38:48 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Fernanda Viviany Camargo Northfleet - nota (10) Nota que Fernanda Viviany Camargo Northfleet obteve na avaliação do estudo. - resume:
Esse estudo mostra de forma rápida e sintetizada como deve ser A Gestão Integrada de Resíduos Sólidos que se baseia num conjunto de métodos que tem como objetivo de reduzir a quantidade de resíduos sólidos não só da produção e da eliminação desses resíduos,mas também do melhor acompanhamento durante todo o processo produtivo.

João Augusto da Nóbrega Faustino - nota (10) Nota que João Augusto da Nóbrega Faustino obteve na avaliação do estudo. - resume:
A gestão de resíduos e um dos seus tópicos explica alguns tratamentos de resíduos sólidos dois exemplos a ser utilizado seria o tratamento mecânico aonde vai ocorrer vários processos físicos com a finalidade de separar e possível ocorrer o caso de reciclar, pois infelizmente nem todo resíduo é reciclável, nesse tratamento pode ocorrer diminuição ou aumento das partículas, no caso do tratamento bioquímico vai ser utilizados alguns seres vivo um grupo especifico para no processo de alimentação ocorra a quebra das moléculas fazendo que ocorra a formação de moléculas menores

Camila Raquel Dias - nota (6.5) Nota que Camila Raquel Dias obteve na avaliação do estudo. - resume:
A proposta das indústrias de materiais e componentes industrializados de construção está alinhada com a filosofia dos 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. A padronização e modulação dos sistemas podem ser consideradas o primeiro passo, pois assim as quantidades e tamanhos são especificados corretamente, reduzindo-se o descarte total ou parcial de um componente. Matérias e sistemas inteligentes, flexíveis e otimizados, produzidos em ambientes organizados e controlados, transferem boa parte da geração de resíduo, já minimizados, para esses ambientes fabris, onde estão e a destinação é mais fácil e definida por exemplo, revestimento projetável em silos .



Diego Matos Dourado Fontes - nota (10) Nota que Diego Matos Dourado Fontes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Em uma sociedade tão consumista, a gestão adequada dos resíduos é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta.

Querlanio Correa de Oliveira - nota (10) Nota que Querlanio Correa de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Todas as organizações empresariais deveriam aderir a este ipo de gestão de resíduos, algo fundamental que beneficia a toda a sociedade.

João Augusto da Nóbrega Faustino - nota (10) Nota que João Augusto da Nóbrega Faustino obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O curso de gestão de resíduos é bastante a proveitoso, pois você consegue ter mais aprendizagem em relação aos tratamentos dos resíduos sólidos, como por exemplo o tratamento mecânico e tratamento bioquímico e a importância de também saber como os lixões a céu aberto prejudica o meio a qual vivemos.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

É apresentado neste módulo os métodos para reciclar as matérias que são inutilizáveis, bem como os ambientes onde deve ser o destino final.