Gestão Estrategica e Planejamento em RH


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [13]






Sobre o módulo Gestão Estratégica e Planejamento em RH, avalie se as seguintes afirmações são falsas ou verdadeiras.


Benefícios do Planejamento Estratégico: agiliza decisões, promove consciência coletiva e uma visão em conjunto, orienta programas de qualidade, direção única para todos.
Para fazer um planejamento estratégico, antes de tudo é necessário uma avaliação da situação atual da empresa.
Não há diferença entre Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico e frequentemente são usados como sinônimos.
Com o planejamento estratégico é possível antecipar necessidades e traçar os caminhos para alcançar os objetivos propostos, em prazos e etapas determinadas.


Assinale a s alternativa s correta s :


Um dos benefícios do planejamento estratégico é agilizar decisões.
O pagamento estratégico é uma das melhores maneiras de alcançar resultados organizacionais.
No passos da Gestão estratégica fala-se também da vigilância estratégica na qual visa observar, acompanhar, procurar possíveis riscos e oportunidades e etc.
Essa abordagem estratégica que surgiu a partir da década de 90, que oferece alguns poucos beneficio desde a sua criação


Constituem as fases do projeto:


Pré-projeto, Desenvolvimento, Execução/Controle e Divulgação.
Projeto, Planejamento, Execução/Controle e Encerramento
Pré-projeto, Desenvolvimento, Execução/Controle e Encerramento.
Pré-projeto, Planejamento, Execução/Controle e Encerramento.


Depois de estudar o módulo Gestão Estratégica e Planejamento em RH, responda se as alternativas abaixo são verdadeiras ou falsas.


Planejamento Estratégico é um processo gerencial que está relacionado à formulação de objetivos para selecionar programas de ação e sua execução.
A auditoria é um trabalho que busca punir ao invés de educar.
Os objetivos da Gestão Estratégica podem ser: aumentar lucros, criar vantagem competitiva, desenvolvimento de competências essenciais, etc.
Os principais modelos de Planejamento Estratégico são: Modelo baseado na procura estimada do produto ou serviço; Modelo baseado em segmentos de cargos; Modelo de substituição de postos-chaves; Modelo baseado no fluxo de pessoal; Modelo de planejamento integrado:


Em relação a elaboração de Projetos pode-se dizer:


O projeto deve ser entre outras coisas interdisciplinar.
O projeto deve entre outras coisas ser autossustentável e ter orçamento compatível.
O processo de planejamento é mais importante que o plano final.
O projeto deve ter entre outras coisas objetivo claro e específico.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Gestão Estrategica e Planejamento em RH e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 3:56:32 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.146.179.146




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Roseth Nobres Alvarenga - nota (10) Nota que Roseth Nobres Alvarenga obteve na avaliação do estudo. - resume:
A elaboração de um planejamento estratégico de RH, irá depender de cada organização. A empresa poderá garantir o alinhamento da ações com a estratégia,quanto mais conhecimento mais rápido o planejamento é realizado.comprometam os profissionais na estratégia usem o planejamento como um guia instrumental.

FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA - nota (8.5) Nota que FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Este Curso foi bastante produtivo pois através dele aprendi como me planejar e como me organizar em relação ao RH.

Daieni Kelle Pereira Pinheiro - nota (10) Nota que Daieni Kelle Pereira Pinheiro obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os profissionais de RH notaram que só salário não mantém funcionário, mas sim aquele algo mais que a empresa tem a oferecer, casos como da Microsoft onde o funcionário não tem horário de trabalho fixo, nem precisa trabalhar de uniforme. Por mais simples que isso pareça, faz diferença para a pessoa. No Brasil existe o caso da Kraft Foods que possui salão de beleza e academia dentro da empresa, que pode ser usado em horário de trabalho. Os profissionais de RH notaram que só salário não mantém funcionário, mas sim aquele algo mais que a empresa tem a oferecer, casos como da Microsoft onde o funcionário não tem horário de trabalho fixo, nem precisa trabalhar de uniforme. Por mais simples que isso pareça, faz diferença para a pessoa. No Brasil existe o caso da Kraft Foods que possui salão de beleza e academia dentro da empresa, que pode ser usado em horário de trabalho.

SÉRGIO ROGÉRIO CARVALHO FARIAS - nota (7.6) Nota que SÉRGIO ROGÉRIO CARVALHO FARIAS obteve na avaliação do estudo. - resume:
A aplicação estratégica serve para a vida profissional e social, o desenvolvimento das técnicas adquiridas com o estudo, e experiências, possibilitam vários desafios para agirmos com cautela!

BRUNA MICHELLE DOS ANJOS - nota (6.2) Nota que BRUNA MICHELLE DOS ANJOS obteve na avaliação do estudo. - resume:
Gestão Estratégica e Planejamento em RH é uma base solida da empresa que visa alcançar objetivos e ajudar no desenvolvimento da empresa e fomentar o progresso e crescimento da mesma .

Maria Natália de Fátima Silva - nota (7.4) Nota que Maria Natália de Fátima Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A gestão estratégia é essencial para um bom desenvolvimento do planejamento em uma organização, esta tem que ter objetivos claros e específicos como também está dentro de um orçamento compatível para o sucesso desejado



Rosilene A. Cruz - nota (7) Nota que Rosilene A. Cruz obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo proporcionou - me entender melhor como funciona a gestão e planejamento em RH, e compreender o papel do auditor

FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA - nota (8.5) Nota que FRANCISCA IRIS COSTA NUNES MENDONÇA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso bastante produtivo gostei muito equipe de parabéns, Passei a ter uma visão mais estratégica e ampla sobre essa área.

Daieni Kelle Pereira Pinheiro - nota (10) Nota que Daieni Kelle Pereira Pinheiro obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Como os sistemas ou processos de Recursos Humanos poderão colaborar com as organizações na obtenção ou ampliação de sua competitividade frente ao mercado? A resposta para isso é o sonho de qualquer profissional de RH. Competitividade no mercado de trabalho parece um clichê, mas é a realidade atual. As empresas aprenderam e estão ainda aprendendo a fazer malabarismos para garantir a sua posição, em uma época onde o homem, como ser “pensante”, é encarado como capital da empresa, não mais aquele trabalhador braçal da era industrial. Devido a mudanças como esta, os profissionais foram obrigados a desenvolver novas ferramentas para selecionar os novos trabalhadores. Antes era apenas ter força ou ter algum conhecimento técnico, hoje é preciso mais: liderança, ser autodidata, possuir visão holística dos processos da empresa. Hoje o profissional tem de olhar o produto como um todo, não saber só como apertar o parafuso. Dentre estas mudanças o recrutamento é um dos grandes diferenciais, o processo de contração passou a dar maior ênfase ao planejamento dos recursos humanos para atender as necessidades da empresa.

SÉRGIO ROGÉRIO CARVALHO FARIAS - nota (7.6) Nota que SÉRGIO ROGÉRIO CARVALHO FARIAS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O planejamento estratégico é uma arma benéfica onde não podemos errar o alvo, para termos eficiência em todos os componentes!

Rafael Lopes da Silva - nota (7.4) Nota que Rafael Lopes da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Uma empresa pode dar sorte e obter sucesso ou utilizar o Planejamento e Gestão Estratégica para obtê-lo.

BRUNA MICHELLE DOS ANJOS - nota (6.2) Nota que BRUNA MICHELLE DOS ANJOS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A gestão estratégica e planejamento de RH, são extremamente importante para promover a saúde das organizações.

Maria Natália de Fátima Silva - nota (7.4) Nota que Maria Natália de Fátima Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A gestão estratégica e planejamento em RH são essenciais para a organização, pois visa buscar melhores funcionários e mante-los motivados e informados sobre tudo que for inerente ao desenvolvimento da organização mediante um planejamento feito pelo RH e os demais departamentos da empresa.

Processing your request, Please wait....

A Gestão Estratégica e Planejamento em RH envolve toda a empresa. Através do Planejamento é possível antecipar necessidades e traçar os caminhos para alcançar objetivos. Para isso é necessário uma avaliação da situação atual. Este módulo vai mostrar como é feita essa avaliação e como funciona a auditoria em RH.