Guerra do Paraguai Revisitada


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [2]
Conheça os motivos e revise as batalhas da Guerra do Paraguai, que é conhecida como o conflito mais violento entre nações já ocorrido na América do Sul.






Quando e onde ocorreu o primeiro tiro da intitulada Guerra do Paraguai?


17 de outubro de 1864, no Mato Grosso. O alvo era o Forte de Coimbra.
27 de dezembro de 1864, no Mato Grosso. O alvo era o Forte de Coimbra.
27 de dezembro de 1864, no Mato Grosso. O alvo era o Forte de Cinco Pontas.
27 de dezembro de 1864, no Mato Grosso. O alvo era o Forte de Cinco Pontas.


Quando terminou a Guerra do Paraguai?


Em abril de 1870.
Em março de 1880.
Em março de 1870.
Em abril de 1880.


Quais os países envolvidos na Guerra do Paraguai?


A Guerra do Paraguai envolveu obviamente o Paraguai contra a chamada Tríplice Aliança feita pela Colômbia, Guiana Francesa e Brasil.
A Guerra do Paraguai envolveu obviamente o Paraguai contra a chamada Coluna ABC formada pela Argentina, Brasil e Colômbia.
A Guerra do Paraguai envolveu obviamente o Paraguai contra a chamada Tríplice Aliança feita pela Argentina, Uruguai e Brasil.
A Guerra do Paraguai foi uma disputa pelo território onde hoje está situado o Paraguai, que envolveu a Espanha contra a chamada Coluna ABC formada pela Argentina, Brasil e Colômbia.


Segundo o documentário, qual a causa da Guerra do Paraguai?


O Imperador do Brasil, Dom Pedro II, invadiu o Paraguai para retomar terras que haviam sido pilhadas 10 anos antes. Quando percebeu que estava prestes a perder o conflito, pediu ajuda para a Argentina e para o Uruguai, com os quais formou a chamada Tríplice Aliança.
O presidente do Paraguai, Francisco Solano López, crê que está em condições de forçar um equilíbrio de poder na região do Rio da Prata e inicia o conflito.
O presidente da Argentina, Bartolomé Mitre Martinez, crê que está em condições de forçar um equilíbrio de poder na região do Rio da Prata e inicia o conflito.
O presidente do Uruguai, Venâncio Flores, invadiu o Paraguai para retomar terras que haviam sido pilhadas 10 anos antes. Quando percebeu que estava prestes a perder o conflito, pediu ajuda para a Argentina e para o Brasil, com os quais formou a chamada Tríplice Aliança.


De acordo com o historiador Eduardo Galeano, qual foi a primeira medida do novo governo paraguaio após a Guerra do Paraguai?


O Paraguai ficou destruído e a primeira coisa que o novo governo fez foi um empréstimo externo, o que marcou o nascimento da democracia paraguaia.
O Paraguai ficou destruído e a primeira coisa que o novo governo fez foi um empréstimo externo, o que marcou o nascimento de uma nova ditadura paraguaia.
O Paraguai, como vencedor do conflito, iniciou um governo democrata. E o primeiro presidente eleito criou uma lei de assentamento, que visava colonizar as novas terras.
O Paraguai, como vencedor do conflito, iniciou um governo democrata. E o primeiro presidente eleito comprou mais armas no exterior a fim de proteger as fronteiras das novas terras.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Guerra do Paraguai Revisitada e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:52:19 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Lincoln de Carvalho Silva - nota (8) Nota que Lincoln de Carvalho Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Guerra do Paraguai foi resultado de uma clara pretensão do ditador Solano López de tentar impor seu país como potência local, papel este ocupado pelo Império do Brasil e pela Argentina. Além de intrometer-se nos assuntos do Prata, Solano também sonhava com o Paraguay Mayor, em que teria uma saída para o mar, mas para isso precisava de territórios brasileiros, argentinos e uruguaios, logo veio a invasão. O Paraguai era um país organizado militarmente, mas economicamente era fraco. Seu poderio militar deu resultado no início da guerra, mas bastou a Tríplice aliança se organizar que logo a guerra foi levada para o território guarani e durou até que o país fosse totalmente arrasado e seu ditador morto.



Lincoln de Carvalho Silva - nota (8) Nota que Lincoln de Carvalho Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Graças ao revisionismo histórico e aos livros de José Murilo de Carvalho e Francisco Doratiotto, aos poucos vai se acabando essa conversa furada de que o Paraguai era uma potência que ameaçava os interesses do Império Britânico quanta pretensão, hahaha , e que a Tríplice Aliança foi um joguete britânico - só para constar, o Brasil estava com relações diplomáticas cortadas com os ingleses quando começou a guerra. Esse papo tendencioso de genocídio começou graças a historiadores esquerdistas das décadas de 60 e 70, que classificaram o Paraguai como a Suíça Latina, mas esquecem-se que era uma ditadura hereditária, latifundiária e que vivia de erva mate. Solano López no alto de sua arrogância provocou dois gigantes. Infelizmente não foi só ele quem pagou o preço...



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....