História da Arte da Antiguidade


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [5]






De acordo com o que você aprendeu, assinale a alternativa correta.


A cidade de Pasárgada foi construída pelos fenícios.
A civilização egípcia tinha somente um tipo de escrita.
O código de Hamurabi foi criado pelos assírios.
Os sumérios tinham um alfabeto cuneiforme.


De acordo com o que você aprendeu, classifique as frases.


A arquitetura grega teve três estilos: dórico, jônico e caríntico.
O nu feminino surgiu com a civilização romana.
Sumérios, egípcios e fenícios tinham seus próprios alfabetos.
Os etruscos influenciaram as artes grega e romana.



Declaro que EU estudei o conteúdo: História da Arte da Antiguidade e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:43:57 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Helda Scarpim - nota (10) Nota que Helda Scarpim obteve na avaliação do estudo. - resume:
Mesopotamia:entre rios Tigre e Eufrates 4000aC-480aC, compreende os Sumerios escrita cuneiforme e zigurates de 7 andares , Assirius Lamassu-cabeça de gente, corpo de touro ou leão e asas, em pares protegiam as entradas ,Babilonicos codigo de Hamurabi e Persas cidades de Pasárgada e Persépolis Trabalhavam com ouro, prata e pedras, arquitetura predominante, cantos para caça, dança para chuva e batalhas. Egito:piramides e hieróglifos, motivação religiosa, crença de vida após a morte - túmulos desenhados. Lei da Frontalidade ombros e olhos de frente com cabeça e pernas de lado Esfinges-sagradas corpo de leão com cabeça de faraó ou falcão Celtas: séc.V aC-I dC na europa central e ocidental, Irlanda país que melhor conservou.Utensílios em metais, figura hmana abstrata, linhas entrelaçadas, música como culto à natureza. Etruscos: atual Toscana, influenciaram gregos e romanos: aquedutos, pontes, muralhas, urbanismo, arcos, abóbadas, cúpulas. Arte Egéia: povos das ilhas do mar Egeu que existiram antes dos gregos. Escultura: nariz egeu sobressai em relevos leves. Gregos:dramaturgia, poesia, dança, filosofia, geometria, estádios e teatros. Três estilos: Dórico, Jônico e Coríntio.Trabalhavam em mármore e bronze.Corpo masculino nu.Primeiras noções de medida, proporção e composição, bem como de perspectiva, sombra e ilusionismo. Fenícios: inventores do vidro, alfabeto fonético base para o grego e latim. Cidade Cártago. Arte Helenística: surge o nu feminino. Arte romana: termas, anfiteatros, edifícios administrativos e arcos do triunfo; brinquedos e camafeus. Arte paleocristã: séc. II - séc. V, disfarça tema pois inicialmente o cristianismo não era aceito pelo império romano, representa Jesus como um peixe, cordeiro ou âncora cruz . Batistérios octogonais e mausoléus.Iluminuras desenhos coloridos em pergaminho com bastante dispersão geografica.

Renata Schiavon - nota (10) Nota que Renata Schiavon obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Idade Antiga se estende de 4000 a.C a 476 d.C. Iniciando-se com a escrita e finalizando com a queda do Império Romano do Ocidente. Nesse período já haviam civilizações bastante avançadas, com estrutura de sociedade escravistas e de servidão coletiva. Os povos da Mesopotâmia tinham uma postura estática ante a grandiosidade de seus deuses, demonstrando a religiosidade e o poder dos governantes. Construíram grandiosos palácios e desenvolveram técnicas de fundição. Para os egípcios o forte carácter religioso e fúnebre se destacava devido a crença na vida após a morte. Criavam túmulos, utilizavam a escrita hieroglífica e realizavam desenhos chapados utilizando a lei da frontalidade. Os artistas gregos representavam cenas do cotidiano algumas vezes esportivas , acontecimentos históricos, temas religiosos e mitológicos. A arquitetura dividiu-se em três estilos: Coríntio, Dórico e Jônico, os pintores pintavam templos e palácios e as esculturas, geralmente representando deuses, buscavam a perfeição. Com forte influência dos etruscos, a arte romana antiga seguiu os modelos e elementos artísticos e culturais dos gregos. O efeito tridimensional foi introduzido na pintura e os arcos e as abóbadas, deixadas pelos etruscos foram utilizados na arquitetura. A arte paleocristã iniciou-se após a oficialização do cristianismo como religião do império Romano. Na arquitetura destacou-se as basílicas e na arquitetura os sarcófagos, bem como os mosaicos e as pinturas das catacumbas.



Geovanna Souza Gonçalves - nota (7.5) Nota que Geovanna Souza Gonçalves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Quem mais se destacou nessa arte foram os gregos e romanos pela beleza em suas obras, nas quais eles davam valor ao físico do homem.

Helda Scarpim - nota (10) Nota que Helda Scarpim obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o curso é dinâmico, rápido e objetivo. Relaciona as diferentes culturas e o período histórico vivido por elas de modo simples. Poderia haver mais exemplos fotos de obras com os respectivos títulos.

Renata Schiavon - nota (10) Nota que Renata Schiavon obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Na história da arte antiga aprendemos a refletir sobre a obra em seus diversos contextos sociais, sobre as criações artística do homem perante a sua sociedade e as influências nas demais. Compreendemos um pouco mais sobre as filosofias dos povos em sua época, facilitando o entendimento dos movimentos artísticos que surgem no decorrer dos anos.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Descubra como eram as manifestações da arte na Antiguidade. Acompanhe o desenvolvimento da arte desde o aparecimento da escrita até a arte paleocristã.