História da Arte Medieval


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [5]






De acordo com o que você aprendeu, classifique as afirmações abaixo:


A arte na Idade Média serviu para a disseminação da fé cristã.
Os textos da literatura islâmica medieval estão em latim.
A arte gótica é a arte produzida pelos godos.
No estilo gótico as torres das igrejas eram cuneiformes.


De acordo com o que você aprendeu, selecione a alternativa correta.


A cruz de ouro com pedras é característica da arte insular.
Na arte islâmica, a caligrafia também é um tipo de arte.
A cruz enorme de pedra esculpida é característica dos visigodos.
Na arte carolíngia não existia pintura mural.



Declaro que EU estudei o conteúdo: História da Arte Medieval e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 9:36:34 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.92.239




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Helda Scarpim - nota (7.5) Nota que Helda Scarpim obteve na avaliação do estudo. - resume:
Arte Medieval: 476dC queda do imp. romano - 1456 conquista de Constantinopla pelos turcos-otomanos 2 estilos: Românico e Gótico Arte Bizantina - produzida na cidade de Bizâncio, renomeada Constantinopla onde hoje esta Istambul, Turquia. Igrejas com várias cúpulas fartamente decoradas e com mosaicos policromáticos. Arte Islâmica - mesquitas e tapeçaria. Arabescos geometrias que simbolizam o infinito . Caligrafia elaborada. Figuras humanas proibidas. Dominaram a península ibérica por 700 anos séc. VII - XV portanto também chamada arte hispano-muçulmana e arte mourisca. Livro "as 1001 noites" 1ªversão sem Aladim nem Ali Babá e com conteúdo erótico. Arte Visigótica - cruzes de ouro e pedras. Ocupavam a península ibérica antes dos muçulmanos. Arte merovíngea - inspiração celta Arte Carolíngea - período em que Carlos Magno, imperador franco, unificou o "sacro império romano-germânico". Relicários. Arte Românica - mosteiros núcleos artísticos e culturais . Igrejas com criptas e rosáceas vitrais circulares . Arte Gótica - séc. XII - XVI. Termo usado pela 1ª vez em 1550 pelo italiano Giorgio Vasari considerado o 1º historiador de arte, ele comparou o estilo artístico com o comportamento dos godos povos bárbaros que vandalizaram Roma em 410 . Verticalismo, janelas e vitrais. Exterior em alto relevo. Três portais de entrada. Pontas agulhadas. Esculturas naturalistas com alongamento vertical. Trabalhos começam a ter autoria conhecida. Literatura Medieval: jograis música, mágica e mímicas e trovadores poesia cantada . Goliardos clérigos expulsos, literatura marginal Exemplo: carmina Burana. Canções de gesta poemas épicos Exemplo:Divina comédia de Dante.

Renata Schiavon - nota (7.5) Nota que Renata Schiavon obteve na avaliação do estudo. - resume:
Durante a Idade Média séc.V ao XV a arte européia foi marcada pela influência da Igreja Católica, que atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e cultural da sociedade. No estilo Românico séc XI e XIII destacavam-se: - na arquitetura os mosteiros e basílicas com arcos de volta-perfeita e abóbadas feitas para serem fortes e resistentes para barragem da entrada das "forças do mal" e os castelos de paredes grossas e poucas janelas para proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras. - na escultura e pintura destacava-se o caráter didático-religioso, pois o povo era analfabeto. No estilo Gótico séc XIII ao XV : - arquitetura igrejas, mosteiros, castelos e catedrais seguiram, no geral, algumas características em comum.O formato horizontal foi substituído pelo vertical, as paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve e muitas janelas, tinham torres em formato de pirâmides e arcos de volta-quebrada e ogivas. - escultura buscava dar um aspecto real e humano às figuras retratadas anjos, santos e personagens bíblicos . - pintura, destaca-se as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse no século XV já há algumas características do Renascimento como: a busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.



Geovanna Souza Gonçalves - nota (10) Nota que Geovanna Souza Gonçalves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A arte gótica pode ser bem observada em igrejas antigas na Europa.

Helda Scarpim - nota (7.5) Nota que Helda Scarpim obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Bom curso, objetivo, rapido, dinamico e o melhor, gratis! adoro o certificas!!!!

Renata Schiavon - nota (7.5) Nota que Renata Schiavon obteve na avaliação do estudo. - comenta:
IDADE DAS TREVAS, essa denominação pejorativa da Idade Média se deu a diversos fatos e acontecimentos negativos, como as guerras, as invasões bárbaras, a peste negra, a crise econômica, a perseguição do Santo Oficio em relação aos hereges, entre outros, porém não podemos esquecer que invenções, desenvolvimentos e criações também fizeram parte do período medieval.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Aprenda quais foram as manifestações artísticas mais importantes do período da Idade Média. Saiba mais sobre a arte bizantina, a românica e a gótica, entre outras.