História da Arte Renascentista


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]






Classifique de acordo com o que aprendeu:


Os pré-rafaelitas eram a favor do academicismo.
Na época do estilo Barroco, o teatro teve grande desenvolvimento.
A arte no Romantismo era subjetiva.
O estilo chamado Maneirismo obedece às regras das escolas de arte.


Assinale a alternativa correta:


Os artistas do Maneirismo buscavam retomar os modelos adotados pela arte greco-romana antiga.
O Barroco surgiu na França.
O Rococó surgiu na Itália.
Na arquitetura do Maneirismo, as escadas em espiral eram comuns.



Declaro que EU estudei o conteúdo: História da Arte Renascentista e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:34:33 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Brenda Akerman - nota (10) Nota que Brenda Akerman obteve na avaliação do estudo. - resume:
A arte renascentista era contrária aos ideais medievais. Iniciou-se a crítica aos valores anteriores, questionamentos, racionalização, individualismo cientifico e artístico onde a valorização do ser humano foi colocada em pauta, deixando de lado o divino inalcançável.

Helda Scarpim - nota (7.5) Nota que Helda Scarpim obteve na avaliação do estudo. - resume:
Período: séc. XIV - XVII trecento, quattrocento e cinquecento , começou na Itália Mecenato financiadores Renascimento: retomada de abordagens + naturalistas, humanistas e racionais. Literatura: Shakespierre tragédias , Cervantes Don Quixote , Camões Os Lusíadas Pintura: Leonardo da Vince, Michelangelo Maneirismo: 1500-1600 figuras humanas disformes, luz e sombra absurdas arquitetura + livre, escadas em espiral rompimento com padrões de perspectiva, simetria e proporção atmosfera de sonho distante da realidade Ex: Giambologna O rapto das sabinas , El Greco, Tintoretto, Cornelis van Haarlen A queda dos titãs Barroco: entre 1600-1700, técnicas renascentistas + paixão maneirista, estilo pomposo e emotivo trazido ao Brasil pelos portugueses. Também surgiu na Itália. Após a reforma protestante a igreja católica passou a financiar + ainda obras de arte como forma de mostrar o triunfo da fé católica em construções e obras suntuosas. Rococó: surgiu na França nome original: Rocaille, lá é patrimônio nacional como resposta contrária ao maneirismo e barroco, com linhas curvas e delicadas em cores suaves e tons pastéis. atmosfera mundana e sensual. Hedonismo: traduzir o prazer de viver! Neoclassicismo: retomar valores das artes grega e romanas antigas, final do séc. XVIII - metade do séc.XIX, amparado pelo Iluminismo Revolução Francesa . Precisão e equilíbrio das formas. Criação das Academias de Arte. Pintura: traços bem definidos e cenas harmônicas. Ex: Ingres Escultura: preferencia por mármore branca para reproduzir mitologias greco-romanas.Ex: Canova e Houdon Literatura: linguagem clara Ex: Voltaire, Montesquieu, Marques de Sade e Daniel Defoe. Romantismo: floresceu simultaneamente ao neoclassicismo, porem fez oposição ao iluminismo. De difícil definição pela diversidade de obras e temas. Artistas são subjetivos, há valorização dos sentimentos, das emoções e da imaginação. Alusões ao social e politico. Relação do homem com a natureza. Pintura: Géricault considerado o 1º e Delacroix o + importante ambos franceses , Goya Espanha , Turner e Constable Inglaterra Escultura: ganha movimento e animais selvagens. Ex: Rude e Barye Literatura: Rousseau natureza, pessimismo referente à humanidade , Chateaubriand, Goethe, Victor Hugo Música "Classica": Beethoven, Chopin, Weber, Schubert e Puccini. No Brasil: Independência 1822 , Literatura: José de Alencar, Alvares de Azevedo, Gonçalvez Dias Academias de Arte exerciam controle sobre a produção artística e definições de padrão de gosto OPOSIÇÃO: Irmandade Pré-Rafaelistas antes de Rafael Sanzio + Nazarenos retorno aos ideais renascentistas . Combater o artificialismo da arte



Francisco Geraldo Ribeiro da Silva Júnior - nota (7.5) Nota que Francisco Geraldo Ribeiro da Silva Júnior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom esse curso aprendi muitas coisas sobre artes em varias fatores da história

Brenda Akerman - nota (10) Nota que Brenda Akerman obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao estudar a história da arte começa-se a valorizar o artista, sua genialidade e a racionalidade.

Aymar Antonella de Oliveira silva - nota (7.5) Nota que Aymar Antonella de Oliveira silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
através da arte renascentista podemos hoje entender um pouco daquilo que vemos em lugares turísticos ,podemos observar com mais atenção e saber como a arte hoje não apenas evoluiu ,mas esta ligada ainda ao passado

Clóvis de Souza Oliveira - nota (7.5) Nota que Clóvis de Souza Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O Renascimento surgiu entre o século XIV e o século XVII, na Itália, e influenciou artistas de várias áreas como arquitetura, escultura, pintura e teatro. E não ficou só na Itália, circulou em vários outros países como a França.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Aprenda sobre a história da arte durante e depois do Renascimento. Conheça a história de estilos como o Maneirismo, Barroco e Neoclassicismo.