História da Educação Especial


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Retrospectiva histórica sobre a educação especial.






Segundo a educação especial:


No Brasil, não há dificuldades enfrentadas pelas pessoas com necessidades especiais, principalmente nas escolas que estão realizando a inclusão.
Ser uma criança especial é ser uma criança diferente, e essa diferença esta também no professor atuante na área ou seja fazer e ser diferente.
Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma diferença no seu desenvolvimento, requerem certas modificações ou adaptações complementares ou suplementares no programa educacional,visando torná-las autonomas e capazes serem mais independentes possíveis para que possam atingir todo seu potencial. As diferenças podem advir de condições visuais, auditivas, mentais, intelectuais ou motores singulares, de condições ambientais desfavoráveis, de condições de desenvolvimento neurológico, psicológico ou psiquiátrico específicos.
Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em educação especial, estão educador físico, professor, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, psicopedagogo, entre outros.


O termo educação especial denomina como:


No Brasil, inclui-se em educação especial desde o ensino de pessoas com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, passando pelo ensino de jovens e adultos, alunos do campo, quilombolas e indígenas, até mesmo o ensino de competências profissionais.
Lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular, porém têm entrado na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva.
A educação especial vem lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular.
Uma área ainda desconhecida no campo de atuação profissional.



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  • Data Inicial : 12/7/2016 8:37:06 UTC 2016
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Ariel Santos - nota (7) Nota que Ariel Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
Educação Especial, atende crianças com necessidades especiais. Dando auxilio para que as mesmas, tenham um tratamento especifico e adequado de acordo com sua necessidade.

abigail celina lopes giro - nota (10) Nota que abigail celina lopes giro obteve na avaliação do estudo. - resume:
hoje o ensino regular, pode ter em seu meio os alunos com alguma deficiência, pois estudos comprovam que estes podem conviver com outros e a sua capacidade pode melhorar com a colaboração dos profissionais da área da educação e psicólogos também e psicopedagogos

Indianara Veloso Siqueira Macedo - nota (6.5) Nota que Indianara Veloso Siqueira Macedo obteve na avaliação do estudo. - resume:
Bom a educação especial vem cada vez ganhando lugar na educação, antigamente pessoas com deficiências eram eliminados, hoje já tem escolas para eles, pessoas para estar monitorando, porem ainda tem cidades que não disponibiliza ajuda necessária para crianças especiais, e acaba deixando a desejar.

CRISTIANE DA CONCEIÇÃO AUDIBERT - nota (11.5) Nota que CRISTIANE DA CONCEIÇÃO AUDIBERT obteve na avaliação do estudo. - resume:
História da educação especial. Evolução: Na pré -história , nos povos nômade sobreviviam apenas os mais capazes...a natureza se encarregava dos demais. Na antiga Grécia, as crianças deficientes ou fora dos padrões eram eliminadas ou abandonadas. Na idade média , ou eram tidos como eleito de Deus...recebendo proteção , ou tido como pecadores ou possuídos pelos demônios, sofrendo segregação. Século XVII , as pessoas com deficiências são isoladas, com precaridade de cuidados e ausência de atendimentos. O iluminismo traz a racionalidade e a cientificidade.A ciência trancafia doentes mentais e deficientes sem distinção em hospitais psiquiátricos. Jean Itard é o percursor da educação especial. A experiência com o menino selvagem é o marco inicial das pesquisas nessa área. Itard iniciou ações educacionais que possuem como fundamento a aposta educativa e o do sujeito. Anos 70 , proliferação das classes especiais. Visava a integração de pessoas em ambientes e menos restritivo possível. Anos 90 , Declaração mundial de educação para todos Tailândia - 1990 ; Declaração de Salamanca Espanha -1994 ; LDB Brasi -1996.

Sidnei da Silva Malta - nota (10) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
As crianças eram abandonadas ou levadas a morte na idade Antiga. Na idade média, ou eram consideradas eleitas de Deus ou endemoniadas e só a partir do Movimento europeu do Iluminismo, é que se chegou ao entendimento e a rasão com os primeiros tratamentos e inclusão de especiais avançando até a idade moderna com especialistas, incluindo o Brasil, no seu instituto Beijamim Constant para cegos.

GONCALINA SEBASTIANA DE FRANCA - nota (7) Nota que GONCALINA SEBASTIANA DE FRANCA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A educação especial ainda anda de forma um pouco lenta, pois acontecem algumas deficiências no ensino e na preparação de profissionais para atender essa demanda, mas já temos algumas instituições que trabalham essa inclusão nos dias atuais fazendo com que esses alunos possam se integrar na sociedade co mais participação na mesma.



Aline do Nascimento Rosa - nota (10) Nota que Aline do Nascimento Rosa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Acho a Educação Especial uma área muito importante na vida de um bom educador, pois somente estando por dentro do assunto será possível realizar um bom trabalho para receber um aluno portador de necessidades especiais, gostei muito da palestra.

Indianara Veloso Siqueira Macedo - nota (6.5) Nota que Indianara Veloso Siqueira Macedo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Acho lindo quando vejo pessoas tratarem outras com necessidades especiais de forma amorosa e compreensiva, sem preconceito.

MARCELA NOVAIS DA SILVA - nota (7) Nota que MARCELA NOVAIS DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Segundo a história da humanidade e da educação, o aprendizado vem de muito tempo, desde a pedra lascada, e de lá pra cá o homem sempre evolui e com a evolução a história da educação também se renova, surgindo então a educação especial e a preocupação do que fazer e como desenvolver em um amplo aspecto alguém com uma necessidade especial, que precisa de um acompanhamento especializado. Durante o iluminismo, então surge este movimento.

Ariel Santos - nota (7) Nota que Ariel Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Educação Especial é muito importante, para as crianças com necessidades especiais.



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