História da Gurgel: O Sonho do Automóvel 100% Nacional


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A Gurgel foi um dois maiores fabricantes de carros totalmente nacionais. Saiba mais sobre sua origem, sua linha de automóveis, seu apogeu e sua decadência.






O conceito original do Gurgel era?


Fazer um carro brasileiro, um carro de polímeros de plástico, à prova d'água pois o Brasil é um país onde as enchentes são muito frequentes e que andasse em qualquer terreno, dentro ou fora da da estrada.
Fazer um carro brasileiro, um carro de nomex, à prova de fogo pois sua finalidade era ser utilizado pelos corpos de bombeiros em todo o país e que andasse em qualquer terreno, dentro ou fora da da estrada.
Fazer um carro brasileiro, um carro de kevlar, à prova de balas pois o Brasil da Ditadura era um país violento, no qual a bala era a Lei e que andasse em qualquer terreno, dentro ou fora da da estrada.
Fazer um carro brasileiro, um carro de fibra, à prova de ferrugem pois a ferrugem era uma coisa muito séria no carro mundial na década de 1960 e que andasse em qualquer terreno, dentro ou fora da da estrada.


Quem foi o criador da Gurgel Motores S/A e em qual ano?


João do Amaral Gurgel 1926-2009, em 1969.
Amaral do Gurgel 1901-1999, em 1949.
José do Amaral Gurgel 1939-2009, em 1969.
Gurgel do Amaral 1929-2009, em 1949.


Em 1975, a fábrica da Gurgel mudou-se da cidade de São Paulo e instalou-se em:


Uma área de 560 mil metros quadrados e 15 mil metros de área construída, na cidade de Montes Claros.
Uma área de 360 mil metros quadrados e 5 mil metros de área construída, na cidade de Rio Claro.
Uma área de 460 mil metros quadrados e 9 mil metros de área construída, na cidade de São Carlos.
Uma área de 260 mil metros quadrados e 3 mil metros de área construída, na cidade de São Sebastião.


Qual o nome do carro elétrico da Gurgel que podia chegar a 60 km por hora e precisava ser recarregado após rodar 100 km?


Tapajós.
Itaipu.
Xingu.
Jirau.


O que foi o projeto Delta da Gurgel?


Foi o projeto no qual pretendeu-se construir uma fábrica em Fortaleza, o que seria o primeiro polo automobilístico desconcentrado do sudeste brasileiro. O projeto não engrenou porque os governos de São Paulo e do Ceará não honraram um protocolo de intenções que fizeram com a Gurgel. Na mesma época, houve uma greve de funcionários da alfândega no Sul do Brasil, o que impediu a entrega de peças para a fabricação de carros BR-800 e Supermini, que já haviam sido vendidos. Sem conseguir honrar as dívidas, Gurgel pediu concordata em 1993. Desde 1996, os carros da Gurgel não são mais produzidos.
Foi o projeto no qual pretendeu-se construir uma fábrica em João Pessoa, o que seria o primeiro polo automobilístico desconcentrado do sudeste brasileiro. O projeto não engrenou porque os governos de São Paulo e do Ceará não honraram um protocolo de intenções que fizeram com a Gurgel. Na mesma época, houve uma greve de funcionários da alfândega no Sul do Brasil, o que impediu a entrega de peças para a fabricação de carros Delta e Carajás, que já haviam sido vendidos. Sem conseguir honrar as dívidas, Gurgel pediu concordata em 1994. Desde 2000, os carros da Gurgel não são mais produzidos.
Foi o projeto no qual pretendeu-se construir uma fábrica em Recife, o que seria o primeiro polo automobilístico desconcentrado do sudeste brasileiro. O projeto não engrenou porque os governos de São Paulo e do Ceará não honraram um protocolo de intenções que fizeram com a Gurgel. Na mesma época, houve uma greve de funcionários da alfândega no Sul do Brasil, o que impediu a entrega de peças para a fabricação de carros BR-800 e Carajás, que já haviam sido vendidos. Sem conseguir honrar as dívidas, Gurgel pediu concordata em 1994. Desde 2000, os carros da Gurgel não são mais produzidos.
Foi o projeto no qual pretendeu-se construir uma fábrica em Porto Seguro, o que seria o primeiro polo automobilístico desconcentrado do sudeste brasileiro. O projeto não engrenou porque os governos de São Paulo e do Ceará não honraram um protocolo de intenções que fizeram com a Gurgel. Na mesma época, houve uma greve de funcionários da alfândega no Sul do Brasil, o que impediu a entrega de peças para a fabricação de carros BR-800 e Delta, que já haviam sido vendidos. Sem conseguir honrar as dívidas, Gurgel pediu concordata em 1996. Desde 1999, os carros da Gurgel não são mais produzidos.



Declaro que EU assisti ao vídeo: História da Gurgel: O Sonho do Automóvel 100% Nacional e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 7:49:20 UTC 2016
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Pablo de Souza Pereira - nota (8) Nota que Pablo de Souza Pereira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Muito interessante, não tinha esse conhecimento. Mas muito bom saber que um carro nacional elétrico ja existiu.



Alessandra Zanoni Carvalho - nota (8) Nota que Alessandra Zanoni Carvalho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Parabéns, tudo muito bom

Hugo Quirino Gonçalves - nota (10) Nota que Hugo Quirino Gonçalves obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom saber que o Brasil teve sua própria montadora, é uma pena não ter ido pra frente com os projetos.

Carlos Roberto Rossini - nota (8) Nota que Carlos Roberto Rossini obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo mostra como um sonho Brasileiro que no começo era maravilhoso acabou-se em nada.



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