Inclusão Escolar


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [20]






Existem três elementos básicos que contribuem para sistematizar e orientar atitudes educacionais no sentido de INTEGRAÇÃO dos portadores de necessidades especiais PNE no ambiente escolar. Quais são eles?


Integração Temporal.
Integração Instrucional.
Integração Social.
Integração Institucional.


Qual o artigo da constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino"?


Artigo 208.
Artigo 280.
Artigo 211.
Artigo 207.


Sobre a inclusão escolar é correto afirmar que:


A escola inclusiva deve ter em primeiro lugar um bom projeto pedagógico.
O ensino inclusivo é feito em escolas e classes regulares.
Ensino especial é sinônimo de inclusão escolar.
A meta principal da inclusão é não deixar ninguém de fora do ensino regular, desde o começo.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Inclusão Escolar e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:37:10 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - resume:
Inclusão na escola ocorre da maneira que é acolher todas as pessoas, , no sistema educacional, sem quais quer preconceito perante sua cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O mesmo é associado mais diversidade que à inclusão educacional é de pessoas com deficiência física e mental.

livia santana bento - nota (8.5) Nota que livia santana bento obteve na avaliação do estudo. - resume:
A inclusão escolar é acolher a todas as pessoas, sem exceção no sistema de ensino, independente de cor raça ou posição social, pois a educação é um direito garantido por lei a todos, tendo direito a mesma com qualquer outra pessoa.

Sherlon Peglow - nota (10) Nota que Sherlon Peglow obteve na avaliação do estudo. - resume:
A inclusão Escolar se trata de uma mudança cultural, para deixar tabus e preconceitos de lado, pois todos temos direitos e somos capazes. E um direito garantido por lei, o artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA Estatuto da Criança e do Adolescente . As escolas e professores claro tem um grande caminho pela frente, mas cada vez mais tem surgido profissionais qualificados, e a cada dia novos desafios são vencidos

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (8.5) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
a meta principal da inclusão escolar é atender as necessidades especiais de todos os alunos e esse ensino é feito em escolas e classes regulares.

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (6.7) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
A inclusão escolar primeiramente busca inserir os alunos na escola desde o começo, devendo ser uma escola regular, e que tenha um bom desempenho pedagógico, para melhor acolher o aluno, e dando a ele apoio e suporte necessário.

Marli Beque da Rosa - nota (7.7) Nota que Marli Beque da Rosa obteve na avaliação do estudo. - resume:
Toda criança tem direito a inclusão escolar, todos devem ser contemplados com sua vasta diversidade,habilidade e dificuldades, com um aprendizado de qualidade de forma singular.Com isto teremos uma sociedade melhor

Beatriz Silva - nota (6.7) Nota que Beatriz Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para haver inclusão é fundamental um conjunto, escola, família e sociedades. Na escola, um projeto pedagógico, os pais também tem que aprender, todos temos que respeitar.

Sidnei da Silva Malta - nota (9) Nota que Sidnei da Silva Malta obteve na avaliação do estudo. - resume:
Integração é a inserção da pessoa deficiente preparada para conviver na sociedade. Já a inclusão é a modificação da sociedade como pré-requisito para pessoas com necessidades especiais buscar seu desenvolvimento e exercer a cidadania. A contribuição da família é importante para que o aluno não esteja apenas na escola. mas faça parte, se envolva nas atividades , interagindo com a sociedade em que está inserido.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (6.7) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - resume:
é necessário que se tenha lugares adequados para que possa ocorrer o aprendizado e pessoas adequadamente preparadas para saber lidar com a situação

Andreia Byk Gregory - nota (7.7) Nota que Andreia Byk Gregory obteve na avaliação do estudo. - resume:
A inclusão escolar tem como meta atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, promovendo, assim, a aprendizagem e o desenvolvimento individual.Para que haja resultados positivos dentro dessa inclusão é necessário a participação efetiva dos pais e professores juntamente com a própria criança.O processo de inclusão social ajuda a melhorar a sociedade, tornando-a mais justa e humanitária.



Celeste Regina dos Santos - resume:
Ao estudar inclusão escolar, conseguir perceber claramente o conceito de inclusão e integração, percebi que os dois conceitos se completam. pois as crianças ou pessoas incluídas e integradas precisam perceber no contexto que fazem parte do ambiente no qual estão inseridas e ser tratadas de igual para igual.

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A inclusão escolar é algo que cada vez mais vem se firmando e gando espaço nas unidades escolares.

Izabel maria alves santos - nota (7) Nota que Izabel maria alves santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A INTEGRAÇÃO VEM PARA DERRUBAR A PRÁTICA DE EXCLUSÃO SOCIAL A QUE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS FORAM SUBMETIDAS POR VÁRIOS SÉCULOS.

Sherlon Peglow - nota (10) Nota que Sherlon Peglow obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É de muita satisfação ver uma mudança e finalmente haver uma valorização e respeito aos deficientes que finalmente tem ganhado seu espaço e tem tido sua capacidade e direito valorizado.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (8.5) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Devemos entendermos que o ensino especial não é sinônimo de inclusão escolar. incluir vai muito além de integração dos alunos que em sala de aula .esta caminhando, mas precisamos melhorar muito no sentido de incluir.

Adinailsen Ferreira Aires - nota (7.7) Nota que Adinailsen Ferreira Aires obteve na avaliação do estudo. - comenta:
como sabemos a educação é direitos de todos e como sabemos a inclusão social nas escolas tem cada vez mais se estendido ainda mais é um processo minucioso e lento mais um dia esse processo irá acelerar e melhorar para todos aqueles que depende dessa educação

Léa Cinthia Arruda de Oliveira - nota (6.7) Nota que Léa Cinthia Arruda de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A inclusão escolar deve ser presente em meio a educação, já que é a partir dela que jovens e crianças são inseridos na instituição afim de serem ensinados, em conteúdo e vida social, para serem não somente bons profissionais, mas bons cidadãos.

Fernando da Silva Pereira - nota (7.7) Nota que Fernando da Silva Pereira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Toda criança tem direito a inclusão social, independente de sua cor, ou se tem alguma deficiência. A inclusão social para as crianças é muito importante para o processo de socialização.

Beatriz Silva - nota (6.7) Nota que Beatriz Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A inclusão escolar já esta bem avançada, com ajuda dos amigos , professores, os pais e filhos.

FERNANDA MICHELLE ANDRE - nota (6.7) Nota que FERNANDA MICHELLE ANDRE obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a inclusão é um assunto delicado, pois nos dias de hoje se esta fazendo de qualquer maneira, e o individuo ao invés de se incluir fica excluído no canto de uma sala

Processing your request, Please wait....

Aprenda neste módulo a diferença entre a inclusão e a integração escolar. Veja também alguns exemplos de inclusão escolar pelo país e o que os pais podem fazer para ajudar nesse processo.