Introdução à Cartografia


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [3]






Qual foi o povo que fez o primeiro mapa conhecido atualmente?


Gregos.
Sumérios.
Egípcios.
Fenícios.


Leia as afirmativas abaixo sobre Cartografia e classifique-as em verdadeiras ou falsas.


Entre a área de atuação de um profissional da cartografia está o mapeamento de áreas a serem construídas e a identificação de locais e reservas ambientais.
O mapa é um exemplo de documento cartográfico.
Pode-se dizer que o primeiro mapa da história foi encontrado no Egito, datado de 1000 a.C, de desenhos representando paisagens locais, trilhas e rios.
Cartografia é uma ciência que trata dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas relacionadas à elaboração e utilização de cartas ou mapas , de acordo com determinada escola e sistema de projeção.


Cite, na ordem apresentada no módulo, quais são as classificações dos tipos de mapas.


Políticos, físicos, econômicos, demográficos, históricos e estilizados.
Políticos, físicos, econômicos, demográficos, históricos e estilizados ou de anamorfose.
Político, físico, econômico, demográfico, histórico e estilizado.
Político, físico, econômico, demográfico, histórico e estilizado ou de anamorfose.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Introdução à Cartografia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:36:07 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Aline Cristina Batista Lima - nota (7.5) Nota que Aline Cristina Batista Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
O mapa mais antigo conhecido atualmente data de 2300 a.C e foi realizado pelos Sumérios. Os Sumérios foram um antigo povo que habitou na Mesopotâmia, atual Iraque. Com o decorrer dos anos diversas inovações técnicas foram se especializando, sendo assim é encontrado nos mapas diversas semelhanças a estes avanços. Como exemplo os mapas históricos da Idade Média e o não conhecimento de áreas como as Américas. Os mapas do séc. XVIII em diante tiveram um rigor cientifico mais apurado, devido aos conhecimentos da época. Já no século XX os dados apresentados são mais realistas e concernes com a realidade da paisagem. Os objetos apresentados são mais bem representados nas projeções, estas melhorias foram possíveis devido a invenção do avião e dos satélites. Atualmente os avanços tecnológicos estão muito apurados e o SIG sendo muito utilizado.

Francisco José Fernandes Neto - nota (6.7) Nota que Francisco José Fernandes Neto obteve na avaliação do estudo. - resume:
O curso, apesar de muito breve, pincela a história da cartografia, desde seu mais remoto acontecimento, um mapa feito de argila, feito pelos sumérios, por volta do ano 2.300 a.C, dando pequenas paradas por momentos importantes da história da cartografia, até a atualidade, exemplificando os vários tipos de mapas que temos hoje, bem como sua aplicabilidade. Aponta também a importância da cartografia no estudo fundamental, enquanto agente facilitador para que os alunos possam conduzirem-se de forma facilitada, através da própria realidade dentro do tema em questão.



Francisco José Fernandes Neto - nota (6.7) Nota que Francisco José Fernandes Neto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Considero este curso um pouco truncado quanto a um vasto assunto que aborda, crendo que o mesmo poderia ser ministrado de forma mais fracionada para facilitar uma maior assimilação do conteúdo que acaba se diluindo em face a tanta informação. O que não tira o mérito do mesmo.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

Neste módulo aprenda sobre o que é a cartografia, sua história e evolução e as áreas de atuação. Também veja o que são documentos cartográficos e aprenda a diferenciar os diferentes tipos de mapas existentes.