Jean Piaget – A Construção do Conhecimento


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [6]






O conhecimento pode ser construído através de:


Desenvolvimento de capacidade e habilidades.
Exploração senso motor.
O conhecimento não se constrói, ele ja nasce com o ser humano.
O conhecimento se constrói exclusivamente através de sua aquisição como experiencia de vida.


Selecione as alternativas verdadeiras ou falsas em relação as consequências do modelo de Piaget no âmbito da pedagogia.


Alguns dos ensinamentos que Piaget deixou foi que o aluno deve aprender naturalmente, estimulando a atividade funcional e respeitando os diferentes estágios de desenvolvimento do educando.
É fundamental que na escola seja aplicado os esquemas mentais criados pelos alunos a situações reais, praticando e exercitando as operações concretas, sempre que puder, usando objetos como palito de sorvete, copos plásticos.
A aprendizagem para se tornar completa deve ter oportunidade do educando em operar diretamente os objetos, experimentando, pesquisando, construindo.
Os professores devem indicar atividades que estimulem a reflexão e a descoberta, colaborando com os esquemas mentais, levando o aluno á identificar, diferenciar, deduzir, conceituar


Quais são os estágios cognitivos segundo Piaget?


São eles: o sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e o operatório formal.
A evolução conceitual, assimilação, acomodação e educação infantil.
Não existem estágios cognitivos para Piaget, mas sim, fases que o adulto deve passar para concluir a formalização da sabedoria.
Fatores de ensino, aprendizado formalizado, pedagogia intensiva e ensinamento experimental.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Jean Piaget – A Construção do Conhecimento e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:25:17 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Cristiane Donato Ferreira - nota (10) Nota que Cristiane Donato Ferreira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Piaget, nasceu na Suíca em 1896 e morreu em 1980, ele formou-se em biologia, tornou-se doutor e dedicou seus estudos na área da psicologia, na educação e na epistemologia, que é o estudo do conhecimento. Seus estudos teve grande influencia na área da educação e revolucionou a educação porque derrubou as teorias clássicas em relação ao aprendizado. Para ele o conhecimento é o resultado da interação do sujeito com o objeto de conhecimento. Segundo Piaget, as crianças são as próprias protagonistas do conhecimento. Piaget criou a Teoria da Equilibração, onde a criança ao se deparar com uma nova dificuldade busca assimilar e acomodar essa nova descoberta, essas ações de assimilar e equilibrar as novas dificuldades transformam seu cérebro, ampliam sua capacidade cerebral de percepção e de visão, quando ele acaba de se equilibrar seu cérebro se amplia e ele passa a ver coisas que não via antes e aí ele se desequilibra de novo. Ele classificou o desenvolvimento da criança em quatro périodos que são: o sensório motor; o pré operatório; o operatório concreto e o operatório formal. para Piaget, o aluno deve aprender naturalmente e os diferentes estágios de desenvolvimento devem ser respeitados, a educação não deve ser imposta em qualquer tempo, ela deve passar por cada estágio dessa forma as estruturas mentais se adaptam e passam para um nível superior. Segundo Piaget, a construção do saber é realizada de forma efetiva e contínua e esse sistema é alimentado a cada dia com novas informações, o papel do educador é indicar atividades que estimulem a reflexão e leve o aluno a identificar, a deduzir a conceituar, é fazer com que o aluno aprenda através de suas experiencias próprias, através de atividades em que ele tenha contato com o objeto de aprendizagem, pois para Piaget, o processo de conhecimento possui diretrizes básicas, onde o sujeito é protagonista da própria evolução na aprendizagem de um determinado assunto.

Aline Souza - nota (10) Nota que Aline Souza obteve na avaliação do estudo. - resume:
Em suas pesquisas Piaget viu que o aprendizado é um processo gradual, no qual a criança vai se capacitando em níveis de conhecimento seguindo uma sequencia lógica. Ao dar sequência em seus estudos Piaget classifica em fases, etapas da transição infantil ao qual chama de pré operatório operatório concreto,sensório motor ,operatório formal.

Jocelito Dadério - nota (10) Nota que Jocelito Dadério obteve na avaliação do estudo. - resume:
Para Piaget o processo cognitivo se divide em aprendizagem e desenvolvimento, quando pela assimilação e pela acomodação, o indivíduo adquire o conhecimento. Em cada fase do desenvolvimento infantil, um estágio diferente é identificado a partir de características cognitivas específicas. Assim, entre 0 a 2 anos, a criança começa o processo de assimilação ambiental; entre 2 e 7 anos, a criança desenvolve sua inteligência simbólica e intuitiva; entre 7 e 11 anos, desenvolve-se na criança as operações concretas, quando adquire noções de espaço, tempo, ordem, etc...; enfim, entre 11 e 15 anos, adquire-se a habilidade lógica, quando a criança começa a perceber as diversas possibilidades, agindo então em razão de uma consequência.

Nilza Alves de Lima - nota (9) Nota que Nilza Alves de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
A importância do estágios de desenvolvimento o conhecimento que o professor tem que ter para conhecer sua aluno.Estádio pré-operatório ou intuitivo dos 2/3 aos 6/7 anos ; Estádio operatório-concreto dos 6/7 aos 10/11 anos ; Estádio operatório-formal dos 10/11 aos 15/16 anos



Diego souza silva - nota (7) Nota que Diego souza silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É muito interessante as fases do desenvolvimento da criança e os estudos de Piaget mostram a importância do desenvolvimento cognitivo.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (9.3) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O vídeo a respeito de Jean Piaget - A construção do conhecimento é uma excelente fonte de conhecimento sobre esse autor e sua teoria, pois aborda o assunto de maneira clara e sucinta.



Você também pode deixar sua marca!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....

É apresentado neste módulo uma biografia sobre este importante filósofo suíço, a importância que sua teoria influenciou e influencia o ramo da educação.