Jean Piaget – Fases do Desenvolvimento


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [31]
A conduta humana organiza-se em esquemas de ações ou de representações adquiridos, elaborados pelo indivíduo a partir de sua experiência individual...






A Inteligência é definida por dois aspectos, quais são?


Acomodação e organização.
Assimilação e Acomodação.
Adaptação e assimilação.
Organização e Adaptação.


No estágio sensório-motor o campo da inteligência aplica-se a situações e ações concretas. O Estágio Sensório-Motor compreende que faixa etária?


2 - 3 anos.
4 - 5 anos.
3 - 4 anos.
0 - 2 anos.


Segundo Piaget, o que é a assimilação e a acomodação e em qual fase é predominante?


Para Piaget, a assimilação ocorrer na fase das crianças de 2 a 7 anos de idade, a fase pré-operatória, quando há uma inversão da relação, ação do objeto sobre o sujeito e a linguagem tem um importante papel. Já a acomodação é o contrário. Ocorre a predominância da ação do sujeito sobre o objeto. Fase sensório-motor, crianças de 0 a 2 anos.
De acordo com Piaget, a assimilação é quando há o predomínio da ação do sujeito sobre o objeto, essa fase é predominante na criança de 0 a 2 anos, fase sensório-motora, quando ela quer explorar o mundo e tudo a sua volta. A Acomodação é predominante na fase seguinte, crianças de 2 a 7 anos, pré-operatória, quando inverte a relação: há o predomínio da ação do objeto sobre o sujeito, nessa fase a linguagem tem papel preponderante e a criança quer externar seus conhecimentos.
Para Piaget, a assimilação é o processo cognitivo de classificar novos eventos em esquemas existentes. É o processo classificar novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo objeto, acontecimento, ... a um esquema ou estrutura do sujeito. Acontece na fase sensório-motor, crianças de 0 a 2 anos de idade. Já a acomodação é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Ocorre na fase operatório concreta, crianças de 7 a 12 anos.
Segundo Piaget, a assimilação é o processo cognitivo de classificar novos eventos em esquemas existentes. É o processo cognitivo de colocar classificar novos eventos em esquemas existentes. É a incorporação de elementos do meio externo objeto, acontecimento, ... a um esquema ou estrutura do sujeito. Ocorre na fase sensório-motor, crianças de 2 a 7 anos. A acomodação é a modificação de um esquema ou de uma estrutura em função das particularidades do objeto a ser assimilado. Ocorre na fase pré-operatória, crianças de 0 a 2 anos de idade.


Fase em que a criança constrói esquemas representativos ou simbólicos e que é marcado pelo aparecimento da linguagem.


Operatório formal.
Sensório motor.
Operatório concreto.
Pré-operatório.



Declaro que EU assisti ao vídeo: Jean Piaget - Fases do Desenvolvimento e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/5/2016 4:27:16 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.158.83.210




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



VITÓRIA PORTO ARAÚJO - nota (6.7) Nota que VITÓRIA PORTO ARAÚJO obteve na avaliação do estudo. - resume:
Jean Piaget foi um biólogo suíço, ele se dedicou a estudar como ocorre o conhecimento lógico-abstrato. Com isso passou a estudar as interações do indivíduo com o meio,e descobriu que ocorre através dos processos de assimilação e acomodação. formulou em estágios do desenvolvimento cognitivo, em cada estágio, a criança desenvolve um novo modo de operar.

Rayanne Souza Alves - nota (3.3) Nota que Rayanne Souza Alves obteve na avaliação do estudo. - resume:
Ele explica sobre o seu pensamento em relação à psicologia

Taína Pereira Barreto - nota (6.7) Nota que Taína Pereira Barreto obteve na avaliação do estudo. - resume:
Piaget delimita as fases do desenvolvimento em 4. Estádio sensório- motor, Estádio Pré-operatório, Estádio das operações concretas, Estádio das operações formais. Em todas as fases Piaget explica e define seus conceitos e características do olhar cientifico.

Denis Fernandes da Silva - nota (6.7) Nota que Denis Fernandes da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Jean Piaget a partir das suas observações desenvolve quatro nives que evoluem gradativamente por meio das assimilações e adaptações.

Francine Mesquita Ferraz Meneses - nota (6.7) Nota que Francine Mesquita Ferraz Meneses obteve na avaliação do estudo. - resume:
Piaget, estudou empiricamente através de suas filhas, ordenou a teoria sobre o desenvolvimento da criança, descrevendo-a, basicamente, em 4 estados, que ele próprio chama de fases de transição essas 4 fases são o Sensório-motor 0 – 2 anos , o Pré-operatória 2 – 7 anos , o Operações concretas 7 – 12 anos e o estádio das operações concretas.

JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA - nota (10) Nota que JOANA D'ARC DUTRA DE OLIVEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
piaget descreve o desenvolvimento em quatro fases , sendo elas : sensório- motor de 0 a 2 anos , o Pre-operatório de 2 -7,8 anos , operatório- concreto de 8 -11 anos, e o operatório - formal de 8 - 14 anos .

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (10) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Jean Piaget foi e é um importante teórico da educação e do desenvolvimento humano. Para estudar melhor esse desenvolvimento Piaget o dividiu em quatro estágios que são sensório motor, Pré- operatório, Operatório concreto e operatório formal, cada um desses estágios apresentam características distintas. Piaget por ser formado em biologia, sempre procurou entender o desenvolvimento do ser humano do ponto de vista biológico e dessa maneira criou a teoria da epistemologia genética. Piaget ainda afirmava que o desenvolvimento propicia as aprendizagens, ou seja, o individuo só poderia aprender algo se já estivesse desenvolvido o suficiente para aprender.

Marlene silva cruz coutinho - nota (10) Nota que Marlene silva cruz coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
as fases do desenvolvimento é de forma constante e dentro da faixas etária onde existe tempo para aprender atividades que a criança possa desenvolver.

Marly Melo Araújo Raulino - nota (6.7) Nota que Marly Melo Araújo Raulino obteve na avaliação do estudo. - resume:
A criança precisado auxílio dos adultos em sua volta para alcançar alguns avanços. as descobertas do mundo em sua volta tem lá seus riscos, mas, é preciso deixar que elas explorem o ambiente para maiores descobertas.

penha cristina de souza nunes - nota (6.7) Nota que penha cristina de souza nunes obteve na avaliação do estudo. - resume:
Jean Piaget foi um cientista suíço que desenvolveu pesquisas na área do desenvolvimento cognitivo das crianças o qual através de observações descobriu que o ser humano passa por estágios relativamente iguais. Para Piaget, os estágios caracterizam a maneira como cada criança reage aos diferentes estímulos do meio. O primeiro estágio é denominado sensório motor, que vai de 0 a 2 anos, os esquemas nessa fase é construído a partir de reflexo inatos. O segundo estágio é denominado pré-operacional, que vai de 2 a 7 anos e é marcado pelo aparecimento da linguagem na criança. O terceiro estágio é o operatório concreto que vai de 7 a 12 anos e é nessa fase que o pensamento lógico se concretiza. O quarto estágio é o operatório formal que vai dos 12 anos em diante e é nessa fase que a criança já adquiriu capacidade de raciocinar logicamente.

KELI CUSTODIO EVANGELISTA BRITO - nota (10) Nota que KELI CUSTODIO EVANGELISTA BRITO obteve na avaliação do estudo. - resume:
JEAN PIAGET CLASSIFICA AS FASES DE DESENVOLVIMENTO EM 4: SENSORIO MOTOR 02 A 2 ANOS ; PRE OPERACIONAL DE 2 A 7 ANOS; OPERACIONAL CONCRETO 7 A 12 ANOS; OPERACIONAL FORMAL. TAMBEM FALA DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO

ariel dos santos peixoto - nota (6.8) Nota que ariel dos santos peixoto obteve na avaliação do estudo. - resume:
as fases do desenvolvimento motor é muito importante , para sabermos lidar com cada estagio das crianças de maneira correta. Onde facilitara nosso trabalho e irar ajuda-lo a se desenvolver .



chirley sarmento dos santos - nota (10) Nota que chirley sarmento dos santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
gostei espero tirar mais proveito de outra vez

Leticia Sales Azevedo - nota (5) Nota que Leticia Sales Azevedo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Video com tutores maravilhosos

Josiane da Cruz Ferreira Rocha - nota (10) Nota que Josiane da Cruz Ferreira Rocha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É de grande importância conhecermos os estágios do desenvolvimento da criança.

luiclene BARROSO - nota (5) Nota que luiclene BARROSO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Para Piaget a inteligência não acontecia de uma só vez, era cada descoberta a seu tempo certo.

faiola de cassia rosa campos - nota (10) Nota que faiola de cassia rosa campos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
a criança passa por varios estagios, ela se desenvolve a cada fase do seu desenvolvimento da um nome , sendo assim bem complexo.È muito importante conhecermos os estagios do desenvolvimento da criança.

Edimara Paes Dias - nota (5) Nota que Edimara Paes Dias obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Bom entende um pouco mais sobre o autor Jean Piaget e as fases do desenvolvimento

elizeth do socorro oliveira da mota - nota (5) Nota que elizeth do socorro oliveira da mota obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o curso aperfeiçoou bastante meus conhecimentos acerca do assunto abordado e me ajudou muito a esclarecer algumas dúvidas! é um curso muito bom...

Ianna Nascimento Silva Miranda - nota (6.7) Nota que Ianna Nascimento Silva Miranda obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Conhecer o desenvolvimento da criança é fundamental no acompanhamento cognitivo da mesma, porque os pais estarão ajudando neste processo com o objetivo de alcançar melhores resultados.

Dioneya dos santos dos Anjos - nota (10) Nota que Dioneya dos santos dos Anjos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
muito proveitoso esse curso sobre as fases do desenvolvimento

Elisabete Cavalcante Coelho - nota (10) Nota que Elisabete Cavalcante Coelho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Eu gosto muito das teorias e estudos de Piaget, e essa forma resumida das Fases de Desenvolvimento foi feita de uma forma muito clara e objetiva com conteúdo rico e de fácil assimilação, simplesmente fantástico.

VITÓRIA PORTO ARAÚJO - nota (6.7) Nota que VITÓRIA PORTO ARAÚJO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
assunto muito importante pois visa nos instruir sobre as fases do desenvolvimento de Piaget. Piaget se debruçou a estudar como ocorre o pensamento lógico abstrato, e a partir daí descobriu que existem estágios de desenvolvimento cognitivo, e que em cada um deles o indivíduo opera de forma distinta de maneira gradativa. as fases são elas : 1º período: Sensório-motor 0 a 2 anos 2º período: Pré-operatório 2 a 7 anos 3º período: Operações concretas 7 a 11 ou 12 anos 4º período: Operações formais 11 ou 12 anos em diante

taina ferreira velozo - nota (10) Nota que taina ferreira velozo obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Piaget deixou um rico estudo sobre a psicologia infantil servindo como base psicopedagógica para pais e educadores.

aline oliveira da silva - nota (6.7) Nota que aline oliveira da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
segundo Piaget a criança passa por vários estágios, sendo estes bem complexos. A criança se desenvolve, e a cada fase do seu desenvolvimento da-se um nome. Ensina-nos a conhecer os estágios que cada uma passa.

Taína Pereira Barreto - nota (6.7) Nota que Taína Pereira Barreto obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Já havia estudo, mais nunca tive interesse, a partir desses cursos, minha compensação foi muito maior, do que os meus estudos.

Denis Fernandes da Silva - nota (6.7) Nota que Denis Fernandes da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As teorias descobertas Jean Piaget revelaram muitas descobertas sobre a forma com que a criança aprende e são utilizadas atualmente como fonte de pesquisa para aprofundamento do tema

Francine Mesquita Ferraz Meneses - nota (6.7) Nota que Francine Mesquita Ferraz Meneses obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito legal poder além de tudo comprovar como mãe aquilo que vemos na teoria

edilson lopes - nota (10) Nota que edilson lopes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
com essas teorias e de grande importância para nos entender cada fase da crianças e saber explorar para ajudar elas adquirir conhecimento ter uma ótima alfabetização.

Gessyca Leticia de Lima - nota (6.7) Nota que Gessyca Leticia de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
E através do meio em que a criança vive e interage que ela consegue aprender.

KELI CUSTODIO EVANGELISTA BRITO - nota (10) Nota que KELI CUSTODIO EVANGELISTA BRITO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
APRENDI A IMPORTÂNCIA DE CADA FASE, E O QUE PODEMOS ESPERAR DAS CRIANÇAS EM CADA IDADE

Processing your request, Please wait....