Legislação da Educação Inclusiva


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Leia as afirmativas abaixo sobre legislação da educação inclusiva e classifique-as em verdadeiras ou falsas.


O atendimento às pessoas com deficiência começou na época do Império.
Os Estados Unidos e em alguns países da Europa existem tentativas e buscas pela construção de um sistema escolar inclusivo desde os anos 2000.
O público-alvo da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva são alunos com deficiência intelectual, física, auditiva, visual e múltipla , transtorno global do desenvolvimento TGD e altas habilidades/superdotação.
Em 1973 é criado o Centro Nacional de Educação Especial no MEC Ministério da Educação e Cultura , e foi responsável por gerir a educação especial no Brasil, impulsionando ações educacionais para esse público.


Sobre Educação Inclusiva é correto afirmar que:


A educação inclusiva procura atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos, em salas de aula comuns, no sistema regular de ensino.
É um processo que procura ampliar a participação de todos os estudantes no ensino regular.
Ensino especial é ministrado em salas e/ou escolas especiais que são exclusivas para pessoas com deficiências, acreditando que suas necessidades não podem ser supridas em escolas de ensino regular.
O ensino especial tem como foco a diversidade humana e procura atender as necessidades educativas especiais de todos os alunos.



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ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (10) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
A LEGISLAÇÃO INCLUSIVA GARANTE O ACESSO E MATRICULA DOS ALUNOS DEFICIENTES NO ENSINO REGULAR COM PUNIÇÃO PARA QUEM NÃO CUMPRIR A LEI.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (10) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - resume:
A Educação Inclusiva é um resultado de movimentos mundiais em defesa de todos estarem juntos, independente de suas limitações ou diferenças de raça/etnia, classe social, crenças religiosas, sexo, padrões linguísticos e culturais entre outros. Esses movimentos desencadearam uma reestrutura no modo de pensar e agir na sociedade e por meio de leis educacionais, as escolas passaram a adaptar seus currículos para receber a todos sem nem um tipo de discriminação.

JOSÉ LUÍS DO NASCIMENTO - nota (6.5) Nota que JOSÉ LUÍS DO NASCIMENTO obteve na avaliação do estudo. - resume:
A legislação brasileira garante o acesso e matricula dos alunos deficientes no ensino regular com punição para quem não cumprir a lei. Ela garante que não se pode negar ou suspender, sem justa causa, a matrícula escolar de nenhum aluno, especialmente quando o motivo é a deficiência.



Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A legislação da educação inclusiva só vem a proporcionar um esclarecimento sobre como deve ocorrer a inclusão.

Silvia Queiroz Alexandre - nota (10) Nota que Silvia Queiroz Alexandre obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A escola inclusiva deve ser um espaço de aceitação das diferenças, com isso o professor deve ser articulador para saber incluir a todos respeitando a especificidade de cada um.

ELIZABETH DOS ANJOS PINTO - nota (10) Nota que ELIZABETH DOS ANJOS PINTO obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A integração social que tem constituído num esforço de inserir na sociedade as pessoas com deficiência que alcançaram um nível de competência compatível com os padrões sociais vigentes.



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A educação inclusiva é um processo que procura ampliar a participação de todos os estudantes no ensino regular, e se configura na diversidade das pessoas. Neste módulo conheça um pouco sobre a legislação e regulamentação da educação inclusiva no Brasil.