Linguagem Jurídica


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [11]






Qual a linguagem jurídica?


Gramatical.
Literária.
Acentuada.
Unívocos, análogos e equívocos.


Onde o "Por que" separado e sem acento é usado?


Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
É usado nas frases interrogatórias, com ou sem ponto de interrogação. Por que os jurados a condenam? Interrogativa direta. Gostaria de saber por que os jurados a condenaram interrogativa indireta
Quando for conjunção, introduzindo uma oração. Os jurados devem ter absolvido a ré porque as provas eram-lhe favoráveis. Ex. Corram porque a chuva está chegando.
Quando for substantivo, com sentido de motivo, razão, causa. Exemplo: Todos se perguntavam sobre os porquês de sua conduta.


O juridiquês é reconhecido como atualmente?


É definido como empecilho para a sociedade moderna, em razão de ser usado de forma errada, colocando menos informações e mais expressões latinas para tornar a petição inteligente.
Diminui o esforço e a praticidade do juiz e de toda a equipe judiciária, pois com pequenas expressões como essas, a sentença tende a ser mais formalizada.
Tendo em vista o uso excessivo do mesmo, é considerado uma ferramenta que vem causando dificuldades no entendimento das petições.
As vezes essas expressões ajudam, em tornar o advogado uma pessoa mais conhecida e inteligente por suas colocações.



Declaro que EU estudei o conteúdo: Linguagem Jurídica e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 7:43:29 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.205.176.107




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Thaiane Vieira Fernandes de Abreu - nota (8.3) Nota que Thaiane Vieira Fernandes de Abreu obteve na avaliação do estudo. - resume:
O curso versa sobre a importância da linguagem no Direito. Um dos conhecimentos passados é sobre os requisitos da comunicação, que são três figuras: o emissor, o receptor e a condição do objeto.

Mauro Mauricio Ferreira Machado - nota (6.7) Nota que Mauro Mauricio Ferreira Machado obteve na avaliação do estudo. - resume:
A linguagem jurídica clara e objetiva é muito importante nas relações jurídicas,uma vez que facilita o entendimento entre as partes envolvidas em determinado processo.Concluo então que é muito mais importante a clareza nas palavras do que a utilização de termos jurídicos excessivos.

Marcio nazareth dos santos - nota (6.7) Nota que Marcio nazareth dos santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
A argumentação objetiva não se confunde com a logica formal, pois ela se aplica ao raciocínio logico, por ser um pilares do discurso retorico,a argumentação objetiva se aplica a logica material uma vez que trabalha com a verdade dos fatos, beneficiando o raciocínio trabalhado.

Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (6.7) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - resume:
A linguagem e essencial na vida jurídica é em muitos outros ramos científicos, porém para os juristas e de suma importância a otimização é correta organização das palavras, seja na forma escrita como na oral. Exercitar diariamente a coesão é o correto emprego das das palavras e termos técnicos jurídicos evita conflitos e acelera procedimentos, tornando-o mais eficiente, assertivo e eficaz.

Gisele Nayara da Silva - nota (8.3) Nota que Gisele Nayara da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O uso da linguagem jurídica em excesso pode causar dificuldade no entendimento da petição inicial, tendo em vista que a principal fonte de trabalho do operador do direito é a linguagem, ela deve ser usada de forma correta com o máximo de cuidado possível.



Samara Menezes Amaral - nota (7.5) Nota que Samara Menezes Amaral obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Este curso, é excelente, para as pessoas que são leigos em termos da linguagem jurídica. E o curso mostra detalhadamente toda a linguagem, facilitando cada vez mais o aprendizado. Fácil explicação, fácil entendimento. Material me diferenciado e direto. E usando uma linguagem de fácil entendimento, qualquer pessoa, não precisa apenas ser estudante de Direito, passará compreender o conteúdo.

Thaiane Vieira Fernandes de Abreu - nota (8.3) Nota que Thaiane Vieira Fernandes de Abreu obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O presente curso versa sobre a importância da linguagem no Direito. Sendo assim, aborda-se sobre os requisitos da comunicação, sobre alguns erros gramaticais comuns, sobre o famoso "juridiquês" e suas consequências. É um curso para quem pretende entender um pouco mais sobre a importância da linguagem como ferramenta para os advogados e juristas.

Mauro Mauricio Ferreira Machado - nota (6.7) Nota que Mauro Mauricio Ferreira Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom este módulo,pois trás um estudo direto e objetivo que visa melhorar a clareza da linguagem do profissional do Direito.

Rafael Lopes da Silva - nota (6.7) Nota que Rafael Lopes da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bom o curso, de grande importância para a interpretação e entendimento do mundo jurídico

Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior - nota (6.7) Nota que Antonio Evandro de Oliveira Brito Junior obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A linguagem jurídica é muito cobrada em funções que exigem alto conhecimento jurídico, magistrados, juízes, membros do ministério publico, desembargadores dentre outros. A leitura constante e o exercício de escrever colaboram para esse aperfeiçoamento, além de treinar falar em público ou ler em voz alta para calibrar a tonalidade de voz, colaborando para uma fala mais assertiva é eficaz para cada situação especifica.

Gisele Nayara da Silva - nota (8.3) Nota que Gisele Nayara da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A linguagem é muito importante não só para o operador do direito mas para todos, para que se tenha melhor entendimento é necessário que utilize a linguagem de forma correta e sem exageros.

Processing your request, Please wait....

Vamos abordar neste módulo o uso da linguagem jurídica, ferramenta essencial na vida dos operadores do direito.