O Futuro do Jornalismo


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [0]
Especialistas em Comunicação Social debatem os modelos de comunicação contemporâneos e tentam delinear como será o Jornalismo em um futuro próximo.






Conforme lista de 10 princípios organizada por jornalistas norte-americanos no final da década de 1990 e início da década de 2000, citada por Adelino Gomes, quais os dois primeiros princípios do Jornalismo?


1. A primeira ligação do Jornalismo é para com a verdade. 2. O Jornalismo deve manter-se leal acima de tudo aos cidadãos.
1. A primeira ligação do Jornalismo é para com a verdade. 2. O Jornalismo deve manter-se leal acima de tudo aos governantes.
1. A primeira ligação do Jornalismo é para com a verdade. 2. O Jornalismo deve manter-se leal acima de tudo aos anunciantes.
1. Informação em quantidade é melhor do que informação de qualidade. 2. O Jornalismo deve manter-se leal acima de tudo aos cidadãos.


Conforme José Alberto Carvalho, quais fatores estão a mudar a sociedade quando o assunto é a Comunicação?


Revolução tecnológica, pulverização do consumo, desvalorização da informação, saciados "de borla", fragmentação da oferta, desorganização do "negócio".
Revolução tecnológica, pulverização do consumo, desvalorização do ser humano e valorização da máquina, saciados "de borla", fragmentação da oferta, desorganização do "negócio".
Consumo exacerbado, desvalorização da informação, saciados "de borla", fragmentação da oferta, desorganização do "negócio".
Consumo exacerbado, desvalorização da informação, saciados "de borla", valorização da máquina, desorganização dos grandes negócios e organização dos pequenos negócios.


De acordo com a doutora Clara Almeida Santos, como está o panorama da Comunicação na sociedade contemporânea?


Os média deixaram de ser intermediários e se tornaram um pouco mais do que isso. O mundo está sendo formatado por plataformas de comunicação como o YouTube e o Facebook. As notícias são sempre formatadas com foco no "você", isto é, no outro e não no "eu". O cidadão comum está tão próximo das fontes quanto os jornalistas. A cultura do "faça você mesmo" têm presença cada vez mais forte.
Os média deixaram de ser intermediários e se tornaram um pouco mais do que isso. O mundo está sendo formatado por plataformas de comunicação como o YouTube e o Facebook. O "eu" está no centro de muitas destas plataformas. O cidadão comum está tão próximo das fontes quanto os jornalistas. A cultura do "faça você mesmo" têm presença cada vez mais forte.
Nunca os jornais e revistas impressos venderam tanto quanto no atual momento da história. O surgimento e a evolução da internet só têm feito aumentar exponencialmente a comercialização de produtos editoriais impressos. As novas tecnologias têm funcionado como um banco de informação extra às mídias antigas como o rádio, a TV e os impressos. Todos os cidadãos têm agora um grande poder de comunicação, mas quando as pessoas querem saber a verdade, elas procuram um jornal com credibilidade, isto é, elas vão de encontro ao jornalista profissional.
Os média continuam sendo intermediários entre os fatos e o povo. O mundo está sendo formatado por plataformas de comunicação como o YouTube e o Facebook. O "eu" está no centro de muitas destas plataformas. O cidadão comum está tão próximo das fontes quanto os jornalistas. A cultura do "salve-se quem puder" têm presença cada vez mais forte.


De acordo com o participante do fórum, Rui Avelar, o Jornalismo precisa de um ingrediente fundamental chamado "fonte". De acordo com ele, pouco se fala em "fontes" hoje em dia. Por qual motivo?


Não se fala em fontes porque o Jornalismo de Dados oferece muito mais informações consistentes do que aquelas que são simplesmente relatadas pelas fontes.
Não se fala das fontes porque os jornalistas estão desligados das pessoas e, portanto, as pessoas não os reconhecem neste papel.
Não se fala em fontes porque as imagens de um infográfico são mais interessantes do que o discurso de uma fonte.
Não se fala em fontes porque há uma grande oferta de fontes na sociedade, ao passo que elas se transformaram em comodites.



Declaro que EU assisti ao vídeo: O Futuro do Jornalismo e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/7/2016 8:38:24 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.166.89.187




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...

Até o momento não há Resumo ou Recado de um aluno sobre este assunto.

Torne-se o primeiro a registrar!!!
Além de contribuir com o aprendizado de futuros alunos você também ganha um troféu em seu certificado!

Somente é possível registrar resumo ou recado após enviar as questões para avaliação.

Processing your request, Please wait....