O Lúdico na Educação Infantil


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [48]






Qual deve ser a postura e atitude do professor da Educação Infantil diante do Lúdico?


O professor deve ter atitude de buscar inovar suas práticas a fim de promover o desenvolvimento do educando através das atividades lúdicas.
Não se deve levar em consideração o lúdico, pois em nada contribui para o processo ensino-aprendizagem do educando.
O professor deve se capacitar para um ensino lúdico.
A brincadeira é perda de tempo nas escolas.


Qual a importância do lúdico na educação infantil?


Proporcionar experiências e vivências associando o ato, a percepção, o pensamento e o sentimento.
Com a ludicidade o professor conseguirá tornar suas aulas mais produtivas e estimuladoras.
Além de tornar as aulas divertidas, menos cansativas, alegres e prazerosas para as crianças, é possível desenvolver o cognitivo da criança, permitindo que ela se desenvolva adequadamente.
Evidenciar a brincadeira como perda de tempo para as crianças.


Qual a diferença entre Jogos e Brincadeiras?


Brincadeiras são atividades livres não necessitando de regras, mas acontece espontaneamente.
Durante os jogos as crianças podem usar o brinquedo que é um suporte para a ação de jogar.
Jogos são atividades que requerem o uso de regras e materiais para se desenvolver.
Ao brincar a criança desenvolve diversos aspectos como: cognição, coordenação, concentração, expressão das emoções entre outras. O lúdico se torna um simulador da vida real.


Após estudar o módulo, leia as alternativas abaixo e escolha as questões corretas.


O educador deve proporcionar a exploração da curiosidade infantil, incentivar a criatividade, as diferentes formas de linguagem e o senso crítico.
O papel do educador é ser o incentivador da atividade, e sua intervenção nunca é necessária no processo de ensino-aprendizagem.
Desenhar, brincadeiras, danças, jogos, leituras, passeios, softwares educativos, dramatizações, fantoches, etc., são exemplos de atividades lúdicas.
As atividades lúdicas são ótimos meios para desenvolver a linguagem, memória, atenção, percepção, criatividade e a aprendizagem.


Qual a importância da Atividade Lúdica para a criança?


Para poder brincar e depois continuar brincando em casa.
Brincar sem ter que se preocupar com a escola.
Por meio das atividades lúdicas, a criança comunica-se consigo mesma e com o mundo, aceita a existência dos outros, estabelece relações sociais, constrói conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente.
Para bater nos amigos.



Declaro que EU estudei o conteúdo: O Lúdico na Educação Infantil e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/4/2016 1:50:38 UTC 2016
  • Ip do Computador : 54.211.82.105




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas são formas divertidas que possibilitam desenvolver a linguagem, senso crítico, memória, atenção, criatividade da criança e auxiliam na fixação de conteúdos. As atividades lúdicas são fundamentais para o desenvolvimento da criança, pois são mais rápidas e eficazes no processo de aprendizagem. O lúdico permite ao educando brincar, se divertir, aprender os conteúdos dados em sala e estimula o trabalho em grupo que é muito importante na socialização da criança. O lúdico também permite o educando conhecer melhor os colegas e a si mesmo, ensina a respeitar as diferenças e não visam a competição como objetivo principal. São alguns exemplos de atividades lúdicas: desenhos, brincadeiras, danças, jogos educativos, dramatização e fantoches. A brincadeira e diversão fazem parte da infância e consiste em direito previsto no artigo 16,IV do ECA, que se estende a qualquer educando independente de raça, cor, religião ou classe social.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Os conteúdos que envolvem a ludicidade são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, demonstrando que as questões relacionadas ao "aprender" podem se tornar divertidas e prazerosas. Lembrando que contribui para o desenvolvimento das crianças.

isabella silva almeida - nota (6.8) Nota que isabella silva almeida obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que com o Lúdico a criança obtêm melhor desempenho na aprendizagem, aprende com prazer e alegria proporcionando um ambiente agradável e interessante para as crianças, sendo assim a atividade proporciona muitos benefícios para as crianças.

erica de moraes silva - nota (9.2) Nota que erica de moraes silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico é uma palavra de origem latina, que por sua vez tem o significado de ''Jogo''; A brincadeira é muito importante na fase de desenvolvimento que as crianças estão passando, se elas não viverem o ''mundo da imaginação'', não conseguem seguir para a fase adulta. Como diria, o escritor e educador Rubem Alves:“Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata.Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajustadas. Tem que acontecer de dentro pra fora.” Nestas frases de Rubem Alves, resume tudo o que acontece nas escolas que não utilizam métodos lúdicos de ensino, barrando por sua vez, o senso crítico desses futuros adultos.

Ariel Silva - nota (8.8) Nota que Ariel Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O mais importante disso tudo é o que o educando aprende brincando de maneira diferente, além de despertar a imaginação, e ajudar na socialização.

Natália de Lourdes e Silva Vieira - nota (7.2) Nota que Natália de Lourdes e Silva Vieira obteve na avaliação do estudo. - resume:
As atividades lúdicas são atividades que auxiliam no aprendizado da criança,também pode ser usado em alunos com idade maior,ajuda a desenvolver a concentração, psicomotricidade, a fala, audição,desenvolvimento corporal, além de ensinar a criança a ter um pensamento crítico e a buscar respostas.

Brenda mafort coutinho - nota (9.2) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico envolve muito mais que a brincadeira, o lúdico está em toda brincadeira e imaginação da criança, tudo que ela faz e lhe dá prazer

Andressa Bento Quintiliano - nota (7.4) Nota que Andressa Bento Quintiliano obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico é a porta de acesso que a criança abre para compreender o mundo que a rodeia, pois,o brincar contribui para que ela elabore formas para agir em diferentes situações através de experiências e fantasias. Nessa fantasia é que ela vai desenvolver sua imaginação e perceber tudo a sua volta, pois o brincar está presente na fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano. Um trabalho voltado para o lúdico em sala de aula deixa os alunos mais relaxados, com a mente mais aberta para o aprendizado e oferece mais facilidade de fixação.

MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA - nota (6.6) Nota que MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - resume:
A brincadeira contribui para a formação e desenvolvimento cognitivo, emocional, social e cultural do educando, além de promover uma interação da criança com o ambiente, com outras pessoas, descobrindo suas capacidades. Todavia é imprescindível ressaltar que cabe ao professor despertar na criança o gosto pela brincadeira associando sempre ao prazer e aprender. Vendo o brincar como uma atividade essencial à aprendizagem. Partindo desse princípio Froebel 1782-1852 dá uma acentuada importância à criança, a seus interesses e atividades e valorizam sua liberdade de expressão que pode acontecer por meios de brincadeiras livres e espontâneas, que segundo ele, devem ser realizadas em cooperação com os outros, em trabalhos de que todos participem. Entende que é por meio do brinquedo que a criança adquire a primeira representação do mundo. Sendo assim, o educador comprometido com seu papel social ajudará a criança a superar as dificuldades do dia-a-dia, trabalhando pelo seu bem estar, levando a criança de forma prazerosa ser autora da sua própria aprendizagem. Em algumas Instituições de Ensino ainda há muito que se fazer em relação ao currículo, pois muitos ainda não estão centrados nas habilidades, nos interesses e curiosidades dos alunos, bem como ajudá-las a aprender e como aprender. Embora cabe ressaltar que há Instituições de Ensino que percebe a criança individualmente, prevê e aceita diferentes níveis de habilidades permitindo que a criança se desenvolva no seu próprio ritmo. Assim, nota-se que para que o currículo respeite a forma como a criança se sente este deve ser flexível nas modalidades levando as Instituições de Ensino compreender as diversidades dos alunos atendidos. O aspecto lúdico voltado para as crianças facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo. Enfim, desenvolve o indivíduo como um todo, sendo assim, a educação infantil deve considerar o lúdico como parceiro e utilizá-lo amplamente para atuar no desenvolvimento e na aprendizagem da criança. Segundo Oliveira 2000 o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida. Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (7.2) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico ajuda na educação pois com a utilização deste é possível que a criança utilize de três funções importantes como: a função socializadora, pois através do lúdico ela pode adquirir hábitos de convivência, a função psicológica, pois através do lúdico a criança aprende a controlar seus impulsos, e pedagógica pois trabalha a interdisciplinaridade e o erro de forma positiva, tornando assim agente ativo de seu processo de desenvolvimento.

Luma Larrayne da Silva - nota (8.6) Nota que Luma Larrayne da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
Com o curso : O lúdico na educação infantil, pude aprender a importância do brincar e de jogos e também seus benefícios ao aprendizado e desenvolvimento das crianças .

Andreia Cristina Torres de oliveira - nota (12) Nota que Andreia Cristina Torres de oliveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Pude perceber ao estudar sobre o lúdico na educação infantil que as brincadeiras estimulam a criança buscar conhecimentos, a dividir, a trabalhar em grupo, ao censo de responsabilidade entre outros, percebi ainda que o professor é o grande incentivador dessa prática e cabe ao mesmo aperfeiçoar-se e buscar novas práticas desse método tão eficaz de aprendizagem.

Débora Isabel Antonio de Souza - nota (12) Nota que Débora Isabel Antonio de Souza obteve na avaliação do estudo. - resume:
O brincar é fundamental na infância, através da brincadeira e jogos a criança descobre o mundo, interage com os colegas, se socializa.O importante é o professor interagir, estigar a criança, participando como mediador nesse processo.

Cidiana Rodrigues Sales - nota (9.4) Nota que Cidiana Rodrigues Sales obteve na avaliação do estudo. - resume:
O lúdico na educação infantil tem como principal objetivo direcionar as crianças ao aprendizado, tornando-as criativas e autônomas.

LUCIANA POTON - nota (9.4) Nota que LUCIANA POTON obteve na avaliação do estudo. - resume:
o estudo apresentado, o lúdico na educação infantil, foi de grande importância para meus estudos, pude aprender o tao grande valor de se aplicar em sala as atividades lúdicas para o desenvolvimento de crianças. Através das atividades ou brincadeiras teremos maior desenvolvimento de aprendizado.



dhieyslaine marques da silva - nota (10) Nota que dhieyslaine marques da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o que tenho a dizer e que nos adultos devemos dedicar mas tempo aos nossos baixinhos porem pais ou responsáveis devido a correria do dia-a-dia de vocês não se dão conta do mal senso que causa devido atitudes nossas... porem este curso e um ensino de como devemos incentiva-los mesmo não tendo muito tempo boom estudo e adorei tem feito.....

Hildeane De Fátima Linhares - nota (10) Nota que Hildeane De Fátima Linhares obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O conteúdo foi de grande importância pois aumentou os conhecimentos na área de educação em se tratando da ludicidade na educação infantil que não é tão difundida.

Josiane Santos Da Silva - nota (10) Nota que Josiane Santos Da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Eu aprendi que como futura educadora,eu devo aplicar aos meus alunos,atividades lúdicas que os permitem aprender com prazer e alegria. Ex:Desenhos,brincadeiras,danças,jogos,leituras,passeios,softwares educativos, dramatizações, fantoches, etc...

flavia souza santos - nota (10) Nota que flavia souza santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o lúdico, no forma de brincadeiras e jogos é muito prazeroso!

Bruna Cristina de Oliveira - nota (10) Nota que Bruna Cristina de Oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico na educação infantil é de extrema importância para o desenvolvimento físico, mental, cultural e cognitivo da criança, contribuindo bastante no processo de ensino-aprendizagem.

Sandra Maria DallAgnol Echer - nota (10) Nota que Sandra Maria DallAgnol Echer obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico na educação infantil acredito ser a base de todo educador. A criança participa, compartilha, expressa seus sentimentos sobre situações que venham a surgir no seu dia a dia, favorecendo seu aprendizado. Adquirindo senso critico e despertando interesse nas atividades o qual são disponibilizadas pelo educador diante de sua intervenção. Além de que a criança que brinca é feliz e aprende com mais facilidade.

BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA - nota (10) Nota que BRUNA DOMINGUES TEIXEIRA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico na educação infantil é muito importante para o aprendizado e desenvolvimento da criança, além de divertir os educandos auxilia na fixação de conteúdos. É um método que vem sendo usado desde a época dos filósofos gregos e sua eficácia é comprovada por vários estudiosos e pesquisadores. São exemplos de atividades lúdicas: passeios, jogos educativos, fantoches, dramatização e brincadeiras. As atividades lúdicas estimulam conhecer melhor os colegas e a si mesmo, é um meio eficiente para ensina-los a trabalhar em equipe e a respeitar as diferenças.

LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA - nota (6.7) Nota que LUANA DOS SANTOS NOGUEIRA GARCIA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Trabalhar com o lúdico na educação infantil é fundamental, pois estimula a criança no seu desenvolvimento, podendo ser ele: cognitivo, afetivo e sensório-motor.

Graziela Cristina Arruda Oliveira Rodrigues - nota (10) Nota que Graziela Cristina Arruda Oliveira Rodrigues obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico não deve ser considerado como atividade secundária dentro de uma instituição de ensino. Ao inserir brincadeiras e jogos na rotina, o professor descobrirá uma forma inovadora de atrair a atenção dos pequenos, além de dar á eles uma atividade prazerosa que facilitará a relação ensino aprendizagem.

Joisiane scardua de oliveira - nota (6.6) Nota que Joisiane scardua de oliveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Excelente curso, ajuda também quem está se formando em Pedagogia e utiliza esse tema para o seu Trabalho de Conclusão de Curo.

Rosilane Aparecida Figueiredo Souza - nota (3.8) Nota que Rosilane Aparecida Figueiredo Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Através do lúdico a criança desenvolve a criatividade, o raciocínio e o gosto pelas atividades escolares, podemos entender que o lúdico é um facilitador do ensino. As atividades lúdicas prende a atenção da criança, despertando a criatividade e proporcionando um meio de aprendizagem prazeroso para a criança, através do lúdico a criança aprende brincando e essas experiências fica registradas em sua memória para o resto da vida.

Jaimes Martins Tempesta - nota (10) Nota que Jaimes Martins Tempesta obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A educação infantil, se baseia principalmente no lúdico, pois é dessa forma que as crianças conseguem uma melhor interação e participação, adquirindo assim mais conhecimento.

SANDRA MÁRCIA DE OLIVEIRA DA SILVA - nota (8.6) Nota que SANDRA MÁRCIA DE OLIVEIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico é uma ferramenta muito importante no aprendizado da criança.

pamela carolina sepp vaudan - nota (8) Nota que pamela carolina sepp vaudan obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o lúdico é peça fundamental para o ensino na educação infantil, tem ganhado grande notoriedade e proporciona um aprendizado mais prazeroso.

Sheiller Adriana Carneiro de França - nota (8.6) Nota que Sheiller Adriana Carneiro de França obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A brincadeira ou o jogo deve sugerir alguma coisa interessante e desafiadora para as crianças. O valor dos conteúdos e a adequação devem ser considerados em relação aos níveis de desenvolvimento delas.

Joyce Mara Frazão Silveira - nota (8.6) Nota que Joyce Mara Frazão Silveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei muito deste curso,me fez ver que quanto mais o professor/educador busca no lúdico uma forma de ensinar mais chances seus alunos absorverão os assuntos abordados.

Carolina Fernanda dos Santos Silva - nota (7.2) Nota que Carolina Fernanda dos Santos Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
É importantíssimo o lúdico nas salas de educação infantil, ajuda no desenvolvimento das crianças.

erica de moraes silva - nota (9.2) Nota que erica de moraes silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A brincadeira é a forma mais pura da base do conhecimento, pois não ha ninguém naquele momento para dizer o que devemos fazer e como devemos agir.

Natália de Lourdes e Silva Vieira - nota (7.2) Nota que Natália de Lourdes e Silva Vieira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
As atividades lúdicas são ótimas no auxilio aos educadores, principalmente aqueles que estão iniciando agora,além de aprender maneiras corretas de utilização ainda mostram vários exemplos de atividades.

Brenda mafort coutinho - nota (9.2) Nota que Brenda mafort coutinho obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Esse estudo foi muito proveitoso pois aprendi sobre a importância do lúdico para a aprendizagem infantil.

Andressa Bento Quintiliano - nota (7.4) Nota que Andressa Bento Quintiliano obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico é a porta de acesso que a criança abre para compreender o mundo que a rodeia,o brincar contribui para que ela elabore formas para agir em diferentes situações através de experiências e fantasias. Nessa fantasia é que ela vai desenvolver sua imaginação e perceber tudo a sua volta, pois o brincar está presente na fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano

Andressa Bento Quintiliano - nota (7.4) Nota que Andressa Bento Quintiliano obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico é a porta de acesso que a criança abre para compreender o mundo que a rodeia,o brincar contribui para que ela elabore formas para agir em diferentes situações através de experiências e fantasias. Nessa fantasia é que ela vai desenvolver sua imaginação e perceber tudo a sua volta, pois o brincar está presente na fase mais importante da infância e do desenvolvimento humano

Giselle Cristina Teixeira Zonta - nota (8.6) Nota que Giselle Cristina Teixeira Zonta obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Considerei esta matéria muito interessante e importante, visto que o lúdico ajuda muito no aprendizado das crianças. Seria muito bom, se mais escolas implantassem o lúdico na rotina escolar, para o melhor desenvolvimento dos alunos.

MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA - nota (6.6) Nota que MARIA ESTHER PEREIRA DA SILVA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Ao estudar o tema: O Lúdico na Educação Infantil, foi possível entender que as brincadeiras, jogos e brinquedos são essenciais para o desenvolvimento das crianças. Uma vez que brincando, a criança desenvolve a criatividade, a capacidade de socialização, e o desenvolvimento de habilidades intelectivas.

Fernando da Silva Pereira - nota (7.2) Nota que Fernando da Silva Pereira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Atividades lúdicas são de extrema importância, pois ajudam a criança a se desenvolver brincando, ajuda a criança a se socializar ao mundo de uma forma divertida e diversificada.

Natália Cristina Augustini de Lima - nota (7.2) Nota que Natália Cristina Augustini de Lima obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Trabalhar o lúdico na educação infantil gera aprendizado mais facilitado além de outros aspectos! O lúdico ajuda na socialização, na parte psicológica e também no aprendizado.

jamile santos silva - nota (8.6) Nota que jamile santos silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Nos dias atuais não pode se trabalhar apenas com material didático, temos que explorar tudo que possa trazer mais conhecimento as nossas crianças o ensino lúdico e um excelente aliado .

JEFERSON HAACK - nota (11.4) Nota que JEFERSON HAACK obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Cada vez mais aprendemos que brincar e aprender caminham juntos e com isso a educação só tende a crescer e melhorar cada dia mais.

Débora Isabel Antonio de Souza - nota (12) Nota que Débora Isabel Antonio de Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muito bem elaborado o conteúdo, bem fácil de entender a importância dos jogos e brincadeiras para as crianças, pois é através da brincadeira que a criança vai se desenvolvendo, interagindo com o mundo que a cerca.

Cidiana Rodrigues Sales - nota (9.4) Nota que Cidiana Rodrigues Sales obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Essa ideia de associar o lúdico na educação infantil deve ser seguida por todos os professores e pedagogos pois é de total importância estimular nossas crianças ao aprendizado completo.

LUCIANA POTON - nota (9.4) Nota que LUCIANA POTON obteve na avaliação do estudo. - comenta:
parabéns, pude aprender muito sobre o assunto apresentado. O lúdico na educação infantil é tudo que precisávamos para ter maior desenvolvimento e aprendizado.

Diego souza silva - nota (8) Nota que Diego souza silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O uso do Lúdico na Educação Infantil é de grande importância nas escolas, pois faz o aluno desenvolver sua capacidade motora,cognitiva e os educandos interage uns com os outros brincando e aprendendo.

Patrícia de Oliveira Santos - nota (7.4) Nota que Patrícia de Oliveira Santos obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O lúdico na Educação Infantil é muito importante, pois o professor trabalha com o aluno de uma maneira que ele aprende brincando.

Processing your request, Please wait....

Neste módulo é abordado a importância do lúdico na Educação Infantil. Entre as vantagens do uso do lúdico na aprendizagem é que o jogo é um impulso natural da criança que funciona como um motivador. Veja também qual deve ser o papel do educador e como aproveitar jogos e brincadeiras para o ensino-aprendizagem das crianças.