O Mundo do Autismo


  • Palestra
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [16]
Série sobre autismo que foi veiculada no programa Fantástico, da Rede Globo.






Existem vários tipos de autismos. Quais são as características desse transtorno?


Pessoas com autismo tem atração por movimentos circulares.
A tendência à repetição é outra característica comum dos autistas.
O autista é avesso às regras e eles não gostam de rotina.
Os autistas, de maneira geral, apresentam comportamentos repetitivos, que eles repetem sem uma finalidade muito clara.


Como é considerado o mundo dos Altistas?


Universo Sensacional.
Mundo Particular.
Universo Particular.
Universo Individual.


A partir do que conhecemos por autismo podemos dizer que:


O autismo é fundamentalmente uma forma particular de se situar no mundo e, portanto, de se construir uma realidade para si mesmo.
O autismo é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.
O autismo é uma forma de comunicação.
O mundo dos autismo também é conhecido como universo particular.


Sobre o autismo é correto afirmar que:


O autismo é considerado um distúrbio de desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais.
Existe apenas um tipo de autismo.
Especialistas dizem que há 1 caso de autismo para cada 100 pessoas.
Prejuízos na comunicação e na interação social são algumas das características fundamentais dos tipos de autismo existentes.



Declaro que EU assisti ao vídeo: O Mundo do Autismo e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 11/18/2017 15:56:54 UTC 2017
  • Ip do Computador : 54.161.108.158




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



iasmim mayara de almeida - nota (8) Nota que iasmim mayara de almeida obteve na avaliação do estudo. - resume:
O espectro autista, é um transtorno que caracteriza-se por dificuldades na comunicação, interação social, e também apresenta alterações de comportamento.

Marlene silva cruz coutinho - nota (9) Nota que Marlene silva cruz coutinho obteve na avaliação do estudo. - resume:
realmente o mundo do altismo é um universo particular da pessoa e que exige muito trabalho e estrágia paciência para conviver com eles e ensinar.

Jéssica Rodriguês da Silva - nota (6.7) Nota que Jéssica Rodriguês da Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
O autismo é um distúrbio no desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais. As suas características fundamentais são o prejuízo na comunicação, na interação social, comportamentos repetitivos sem sentido e etc. Ele se instala nos primeiros 3 anos de vida quando os neurônios que tratam da comunicação e da socialização deixam de formar as relações necessárias. No Brasil o autismo só é diagnostico a partir dos 5 a 7 anos de idade, esse atraso só agrava as deficiências do autismo e traz mais sofrimento para as famílias. As pessoas que possuem esse transtorno possuem uma atração por movimentos circulares e o mundo ideal deles é aquele mundo que não se modifica porque qualquer mudança gera desconforto. Eles são intolerantes a determinados sons como gritos, levam tudo ao pé da letra, não compreende a sensibilidade e nem a expressão facial, não gostam do toque físico, do contato visual, pois gera desconforto. O mundo da criança com autismo é um mundo sistemático e organizado peculiarmente.

Maria Edjane de Lima Ferreira - nota (10) Nota que Maria Edjane de Lima Ferreira obteve na avaliação do estudo. - resume:
Aprendi que o autista tem dificuldades em se relacionar e se comunicar, que suas principais características fundamental são: o prejuízo na comunicação, na interação social e comportamentos repetitivos, alguns sem muitos significados,ou seja, sem finalidades claras. Diagnosticar esse transtorno no seu primeiro ano de vida é muito importante, . Para compreender e educar uma criança precisa de dedicação, esforço, sabedoria, pois sua atenção pode variar de 10 a 15 minutos, precisa de algo simples e de fácil aprendizagem.

Andresia da Silva Santos - nota (12.5) Nota que Andresia da Silva Santos obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Mundo do Autismo é uma desordem, eles não tem prazer em nada e tranca o mundo para si mesmo, adoram rotina e não gosta de se relacionar com ninguém, o individuo tem dificuldade na linguagem fala e na interação.



vanessa pereira nicolau - nota (10) Nota que vanessa pereira nicolau obteve na avaliação do estudo. - comenta:
bom eu entendi que o autismo entende as coisas no mundo dele pois tudo que gira em torno deles eles exploram não são todos pois tem vários sintomas de autismo.

Elenita Santos dos Anjos' - nota (10) Nota que Elenita Santos dos Anjos' obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Gostei bastante deste vídeo, pois, o tema retratado nos traz uma realidade a qual estamos sujeitos a lhe dar e que devemos aprender como lhe dar. Em meio as turbulências em que uma família tem que passar, quando lhe dar cm uma criança com este problema são inúmeras, e pode causar um desequilíbrio enorme pra família, quando não se tem um conhecimento maior deste assunto. Apesar de ser dificil é necessário e fundamental para família aprender a lhe dar, aprender técnicas que possibilitem uma aproximação maior, uma comunicação. Porque? Porque a família será um dos principais suportes para que está criança, este ser, tenha um bom desempenho na sociedade e comece a se interagir com o meio em que vive. E claro, desta forma poderá ter um desempenho em alguma coisa que lhe chame a atenção, alguma habilidade. Por fim deixo uma fala que achei importante no vídeo, e que gostei muito, foi quando a mãe do Jacob Kristine Barnett disse: "O autismo não precisa ser uma coisa tão negativa, a gente precisa descobrir o que há de bonito dentro de cada criança e o que eles podem fazer"dorei!

CRISTIANE DA SILVA BARCELOS DOS SANTOS - nota (7) Nota que CRISTIANE DA SILVA BARCELOS DOS SANTOS obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Um estudo brilhante que serviu para esclarecer as dúvidas e entender um pouco sobre os sintomas do autismo!

Maria Marcelina Machado - nota (6.7) Nota que Maria Marcelina Machado obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O MUNDO DOS AUTISTAS É UM UNIVERSO PARTICULAR QUE REQUER MUITA OBSERVAÇÃO PARA QUE O DIAGNÓSTICO CORRETO SEJA FEITO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL POR UM ESPECIALISTA CAPACITADO,PARA QUE A FAMÍLIA TENHA UMA BOA ADAPTAÇÃO COM ESSA CRIANÇA.

Lindalva dos Santos Gomes - nota (6.7) Nota que Lindalva dos Santos Gomes obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A ação, reflexão e transformação devem ser desenvolvidas nas atividades lúdicas que ajudam na alfabetização, ocorrendo à interação das crianças, respeitando suas diferenças. Entra o papel do educador de orientador das atividades formulando perguntas, provocando desafios e incentivando a verbalização da escrita da criança.

Rafaela Rocha Braga - nota (10) Nota que Rafaela Rocha Braga obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Video excelente! Com o video assistido pude conhecer melhor esse "universo particular" dos autistas, bem como a importancia de uma familia, de pais comprometidos com seus filhos autistas. Video realmente emociante. Vale a pena conferir.

iasmim mayara de almeida - nota (8) Nota que iasmim mayara de almeida obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O tema O mundo do autismo é um dos temas que se está mais em evidência, tanto por ser um transtorno "recente", e por está sendo banalizado pelo desconhecimento e necessidade de encontrar respostas e diagnósticos precisos para síndromes e distúrbios. O Espectro autista atualmente, está sendo visto como um dos transtorno globais de desenvolvimento, uma que o mesmo afeta áreas importantes no cérebro que prejudica não só o intelecto dos portadores como a área comportamental.

Vanessa Severina de Oliveira Rocha - nota (10) Nota que Vanessa Severina de Oliveira Rocha obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Como eu esperava,esse vídeo e muito esclarecedor para mim,que sou professora de educação especial e recebo alunos com diversas deficiências principalmente o autismo.Conhecer melhor esse universo nos ajudam a cada vez mais,oferecer melhor atendimento para esse alunos.Muito obrigado a todos os organizadores,um forte abraço.

Simoneide Bandeira da Silva - nota (10) Nota que Simoneide Bandeira da Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
O mundo do autista é um universo muito particular, eles não conseguem expressar o seus desejos como as demais pessoas, o autismo hoje é considerado um distúrbio no desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais e que, na verdade, não é uma condição só. Hoje, se fala em um conjunto de autismos pela enorme variabilidade que ele tem. A característica fundamental do autismo é o prejuízo na comunicação, na interação social,em alguns casos eles utilizam modos diferentes de se expressarem, de dizerem o que querem, como se bater, bater a cabeça contra a parede. Atualmente, o autismo é considerado um distúrbio com um amplo espectro de manifestações.

Odair Geraldo Elger - nota (10) Nota que Odair Geraldo Elger obteve na avaliação do estudo. - comenta:
o mundo dos é algo que eles podem designar como seus perante isso deve se saber que o autista pode ser incorporado a sociedade de maneira fácil se for cuidado alguns aspectos.

raquelene ferreira da silva - nota (10) Nota que raquelene ferreira da silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Muitas famílias e educadores ainda não sabem como tratar,conviver com esse tipo de deficiência.E uma pena pois eles são jogadas em sala de aula e a maioria nem sabe como ensina-los.Precisamos ter mais informação sobre essa deficiência ,pelo que deu para entender nesse vídeo nem os médicos sabe muito a respeito também.

Processing your request, Please wait....