O Que é Musicoterapia


  • Material de Estudo
  • Responda as Questões
  • Registro de Alunos [13]






Sobre os elementos da musicoterapia é correto afirmar que:


Som é uma vibração e se origina de um movimento que produz ondas sonoras que se propagam nos meios sólidos, líquido ou gasoso.
A intensidade que determina se o som é fraco ou forte.
A altura é a força empregada na emissão do som.
O timbre é a identidade sonora de um som.


As sentenças que correspondem com significado de Musicoterapia são:


Práticas de lazer com instrumentos musicais.
Utilização da música e dos seus elementos constituintes como o ritmo, melodia e harmonia, por um músico terapeuta qualificado.
Uso das propriedades da música e do som como apoio para restaurar, manter ou melhorar a situação social, mental e física de uma pessoa.
Terapia com uso de Música.


Após estudar o módulo, leia as afirmativas abaixo e classifique-as em verdadeiras ou falsas.


O processo da musicoterapia pode se desenvolver de acordo com método receptivo ou ativo.
O início da era cristã até o final da Idade Média foi o período em que a musicoterapia mais progrediu como método científico.
O paciente não precisa ter nenhum treinamento musical para participar do tratamento.
As técnicas mais usadas em musicoterapia são: improvisação, recriação, composição e audição musical.



Declaro que EU estudei o conteúdo: O Que é Musicoterapia e respondi as questões solicitadas.
  • Data Inicial : 12/9/2016 13:35:37 UTC 2016
  • Ip do Computador : 23.23.50.247




  • Logs de acesso, com hora precisa de início e fim.
  • Movimentações no site
  • Todas tentativas de envio das questões para pontuar e receber o certificado.
  • IP, Tempo ativo etc...



Pedro Enrik Linguanotti dos Anjos - nota (10) Nota que Pedro Enrik Linguanotti dos Anjos obteve na avaliação do estudo. - resume:
É uma forma de expressão pela musica na qual tem o poder de curar certos aspectos do seres humanos, causados pelo cérebro, e ajudar na qualidade de vida.

Raquel de Mesquita Sousa - nota (8.5) Nota que Raquel de Mesquita Sousa obteve na avaliação do estudo. - resume:
A musicoterapia é um ótimo método, aplicado desde ha muito tempo, para o tratamento de pacientes em diferentes estados. Ajuda nas diferentes áreas da vida social de crianças e adultos.

Daniele saraiva teixeira silveira - nota (8.5) Nota que Daniele saraiva teixeira silveira obteve na avaliação do estudo. - resume:
O Musicoterapeuta usa a música e seus elementos – som, ritmo, melodia e harmonia – para a reabilitação física, mental e social de indivíduos ou grupos.A música ativa nossas emoções, ela é utilizada como terapia para atender as pessoas com dificuldades motoras e emocionais.

Alisson Martins Silva - nota (10) Nota que Alisson Martins Silva obteve na avaliação do estudo. - resume:
A musicoterapia é um técnica terapêutica inovadora que consiste em empregar o uso da música e sons, com suas diversas variabilidades como melodia, amplitude e timbre para complementar ao tratamento de doenças. Apesar de ser tratada como "alternativa", seu nível de profissionalização tem crescido no mundo.

Pablo Garcia - nota (8.5) Nota que Pablo Garcia obteve na avaliação do estudo. - resume:
A musicoterapia e a manipulação da musica em suas diversas formas por um musicoterapeuta profissional qualificado , trabalhando em função de otimizar ou melhorar o diversas capacidades de uma ou mais pessoas, como raciocínio, memória, reflexo, atenção, entre outras características.

FABIANO DA SILVA BARBOSA - nota (6.7) Nota que FABIANO DA SILVA BARBOSA obteve na avaliação do estudo. - resume:
Musicoterapia o que foi muito interessante para mim, que o simples fato de estar realizando uma atividade musical seja: canto ou instrumental sendo feito por um profissional da música não é avaliado como musicoterapia, porque é necessário ter os conceitos básicos da estrutura da musicoterapia, muitas vezes nós os profissionais da música pensamos que estamos realizando uma sessão de musicoterapia quando alcançamos um resultado positivo musicalmente falando.



Cátia Valéria da Silva de Carvalho e Souza - nota (10) Nota que Cátia Valéria da Silva de Carvalho e Souza obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Curso maravilhoso.Bastante completo e instrutivo. Me ajudou bastante. amei aprender mais sobre musicoterapia.Obrigada.

Raquel de Mesquita Sousa - nota (8.5) Nota que Raquel de Mesquita Sousa obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A Musicoterapia é um método que resulta em resultados surpreendentes desde o tratamento com bebes recém nascidos como no tratamento de idosos.

Daniele saraiva teixeira silveira - nota (8.5) Nota que Daniele saraiva teixeira silveira obteve na avaliação do estudo. - comenta:
estudar um pouco sobre musicoterapia, me fez perceber em quanto acadêmica de psicologia e pedagogia, que existem diversas maneiras e técnicas terapêuticas que podem ser utilizadas para minimizar e auxiliar no tratamento de pessoas as quais estão necessitando de suporte .

Alisson Martins Silva - nota (10) Nota que Alisson Martins Silva obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Foi uma ótima experiência. Aprender sobre um método terapêutico que usa algo como a música foi incrível. Vocês que também dividem amor pela música precisam conferir também.

Pablo Garcia - nota (8.5) Nota que Pablo Garcia obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A musicoterapia é a utilização planejada dos sons e sentidos para melhorar ou otimizar , sentimentos e emoções de pessoas e suas necessidades sociais, intelectuais, físicas ou emocionais de natureza especial.

Sabrina Lemos viana - nota (11) Nota que Sabrina Lemos viana obteve na avaliação do estudo. - comenta:
Extremamente importante esse curso,pois abre a visão para um campo de trabalho que envolve o bem estar dos pacientes a serrem tratados e de possíveis profissionais que queiram um ramo de trabalho na área da música,que gostam de pessoas e gostam de ouvir e ajudar a se especializar em um trabalho tão bonito.

FABIANO DA SILVA BARBOSA - nota (6.7) Nota que FABIANO DA SILVA BARBOSA obteve na avaliação do estudo. - comenta:
A MUSICOTERAPIA realiza um trabalho terapêutico utilizando dos meios músicais, seus elementos fundamentais com melodia,harmonia e ritmo combinados com altura,intensidade,duração e timbre.

Processing your request, Please wait....

Este módulo traz algumas definições acerca de musicoterapia. Aprenda o que é, seus benefícios, seus elementos e a história da musicoterapia. Além disso, veja a relação entre a música, a voz e a musicoterapia.